República de Curitiba

Início » Uncategorized » Entenda a política – Quem é Sérgio Machado, autor das gravações de Renan, Sarney e Jucá

Entenda a política – Quem é Sérgio Machado, autor das gravações de Renan, Sarney e Jucá

Sergio Machado27/05/2016

O site República de Curitiba estreia como um canal que vai ajudar seus leitores a entender as tramas da política brasileira e internacional. Acompanhando os nossos posts, os internautas vão receber informações organizadas, que explicam ao cenário político. Selecionamos o conteúdo exato para que o leitor não fique perdido em meio à avalanche de informações diárias. Começamos com a apresentação do perfil de Sérgio Machado, o protagonista desta semana. 

Sérgio Machado, autor das gravações de conversas em que integrantes da cúpula do PMDB discutem os impactos da Lava Jato, comandou por 12 anos a Transpetro, subsidiária que une áreas de produção, refino e distribuição da Petrobras, epicentro da operação.

 Aliado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Machado assumiu o posto no início do governo Lula, por indicação política do PMDB. Foi mantido no cargo por Dilma até  novembro de 2014, quando pediu afastamento após ser citado em uma das delações premiadas da operação. Em fevereiro de 2015, pediu demissão.

Eleito pelo PSDB do Ceará para o Senado em 1994, Machado chegou a ser líder do partido na Casa. Posteriormente, aproximou-se do PMDB, ao qual se filiou em 2001 numa cerimônia que teve a presença de Michel Temer, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eliseu Padilha, atual ministro da Casa Civil.

Lava Jato
Machado foi citado por três delatores da Lava Jato como envolvido no esquema de propina na Petrobras. Segundo o ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos principais delatores da Lava Jato, Machado era mantido no cargo por Renan e foi responsável pelo pagamento de R$ 500 mil em propina oriunda de contratos da estatal supostamente superfaturados, entre 2009 e 2010. O executivo nega.

O senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), disse que Machado e Renan despachavam na residência oficial do presidente do Senado. Além disso, Ricardo Pessoa, dono da UTC, disse que deu um R$ 1 milhão para Machado para que ele não criasse dificuldade em contratos.

Machado ainda não é investigado formalmente no STF, mas o procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu a inclusão de seu nome no principal inquérito da operação, que apura se existiu uma organização criminosa formada por empresários, políticos e dirigentes da Petrobras com intenção de fraudar contratos da estatal.

No dia 25 de maio, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), homologou o acordo de delação premiada firmado por Machado com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Em sua delação, Machado gravou conversas com políticos com foro privilegiado, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que deixou o comando do Ministério do Planejamento após ter o teor dos diálogos revelados nesta semana.

 

Fonte: http://www.g1.globo.com

Anúncios

1 Comentário

  1. Siumara Mascarello disse:

    Hoje estamos vivendo um momento difícil , mas com certeza estamos diante da verdade da real situação no Brasil , devemos isso ao trabalho competente da equipe Lava jato , que hoje é mais forte que qualquer partido Nesse país .Somos brasileiros sofridos ,enganados .Nunca se existir punição para quem tem o poder nesse país.Vivemos na iluzao ,mentiras isso é Crime ,pagamos impostos , salário bem pagos para trabalhar em favor do povo .A Nação Brasileira só confia e é acredita que vamos com a Lava Jato mudar esse sistema perverso criminoso acabe, pode demorar é lento,mais estamos diante da verdade então a luta é verdadeira. Não permitiremos retrocessos ,querem tirar a delação, eles querem tirar nossas leis, as 10 medidas iria nos dar confiança.Vcs tem a nação do lado de vcs , eles têm o desespero de crimes , cadeia perder o poder. Desistir do meu BRASIL nunca . Estamos com a lava jato e Sérgio Moro. Estamos em oração e vamos sim derrubar todos aqueles que esqueceram do compromisso que demos a eles e viraram as costas para o Povo .Vcs são a Nossa segurança e nós somos a de vcs , eles não serão capazes de tentar melar um trabalho honesto a favor do BRASIL . Hoje somos muitos é nos estamos com a VERDADE é eles não se sustentam ninguém acredita nesses corruptos desumanos . ACABOU o BRASIL ACORDOU . Vamos para a Rua e mostraremos a nosso desejo de mudar o brasil é quem estiver disposto de fazer diferente está excluído . A HORA É AGORA , NÃO temos medo deles , somos muitos e quando uma nação se levanto não tem poder capaz de CALAR nossa VOZ . OBRIGADO pelo belíssimo competente trabalho de vocês . Voltando a acreditar no BRASIL .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: