República de Curitiba

Início » Uncategorized » Veja os superpoderes de Rodrigo Maia como presidente da Câmara

Veja os superpoderes de Rodrigo Maia como presidente da Câmara

rodrigomai

 

Você sabe quais são os poderes especiais que tem o presidente da Câmara dos Deputados? Por que, a partir de agora, Rodrigo Maia é uma pessoa tão importante no cenário político?

Bem, pra começar, ele tem o poder de, sozinho,  receber ou rejeitar uma denúncia para cassar o presidente da República e determinar o início dos trabalhos  de uma comissão de análise de impeachment.

Ele é o chefe de um orçamento bilionário, maior que muitas cidades. São R$ 5 bilhões para administrar. Nesse momento, a Casa constrói um edifício de almoxarifado em uma região de Brasília e um novo bloco para o Anexo IV, além da reforma de 423 apartamentos funcionais.

Ele também assina a nomeação de servidores comissionados em cargos de natureza especial (CNE) Hoje, são 1.683 vagas, a maioria para pessoas sem concurso, algumas com salários superiores a R$ 12 mil.

Outro poder chave do presidente da Câmara é a definição da lista de projetos a serem votados em plenário, conhecida como “ordem do dia”, uma prerrogativa unilateral da parte dele. Assim, ele tem condições de trazer para debate os assuntos que entender que são mais pertinentes para o país. Por outro lado, com esse poder ele também pode impedir que outros assuntos entrem em pauta, se assim preferir. Muitas vezes, projetos de lei ficam anos a fio esperando para serem votados na Câmara, porque um ou mais presidentes dessa casa não quiseram colocá-los na pauta.

O poder de “acelerar” ou “frear” projetos de interesse do Planalto faz com que o presidente da Câmara seja constantemente consultado por integrantes do governo. Essa influência pode ser usada pelo presidente para acomodar pessoas próximas em cargos da administração federal.

É a terceira mais alta autoridade do país. Quando o presidente República e o vice deixam o país, é ele quem assume. Com o afastamento da Dilma, Rodrigo Maia é o segundo mais poderoso. 

E, claro, tem direito a carro oficial e pode morar na Residência Oficial, uma das mansões da Península do Ministros, no Lago Sul, em Brasília.

A eleição para a presidência da Câmara é feita a cada dois anos e é decidida por meio do voto direto dos membros das duas casas.

Equipe República de Curitiba

Anúncios

2 Comentários

  1. Everardo disse:

    Referente aos poderes deveria os projetos ser votado por ordem de entrada, só poderia passar na frente o projeto do orçamento e das medidas provisórias,

    Curtir

  2. Esperamos que ele haja com honestidade e caráter, apesar de eu ter minhas dúvidas. Vamos ver.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: