República de Curitiba

Início » Uncategorized » Editorial – Deltan Dallagnol: o soldado na linha de frente de batalha

Editorial – Deltan Dallagnol: o soldado na linha de frente de batalha

foto-elisa-x

 

15.09.206

Em uma guerra, não há posição segura, mas a pior de todas é a linha de frente. Nessa posição, o soldado precisa estar preparado para lutar até o último suspiro, sem vacilar perante o inimigo. Ele recebe instruções militares claras sobre isto. Não deve, de forma nenhuma, deixar-se capturar e compreender bem que a munição que carrega é, para o adversário, um tesouro de caça precioso. Se o soldado cair nas mãos  do  inimigo, ele  será desumanamente tratado.

O procurador Deltan Dallagnol, ao apresentar a denúncia do Ministério Público contra o ex-presidente Lula, em uma coletiva de imprensa ontem, agiu como um verdadeiro soldado na linha de frente de batalha. A batalha que ele deixou claro, ao longo de todo o seu trabalho, era contra o inimigo chamado “corrupção”. Nas suas palavras:

“O crime de corrupção não é exclusividade de um determinado partido ou governo. A impunidade é um dos principais fatores de estímulo a este tipo de prática. Corrupção no Brasil é histórica, endêmica, sistemática e se arrasta ao longo das últimas décadas.”

Suas declarações revelam também a sua diferença e explica o seu destaque: ele encara esse mal de forma destemida. Como um soldado corajoso, ele se expõe.  Mas também carrega consigo o armamento necessário.

Analisando detalhadamente a sua apresenção, com os 84 slides, Dallagnol deixou claro para as forças opostas: ele e sua equipe têm uma estratégia refinada, muito bem articulada e pensada para vencer esta guerra.

Mais do que um recado, sua atuação  foi contundente diante de um país atento a cada palavra proferida.  Ele mostrou passo a passo o caminho percorrido pelo comandante do maior esquema de corrupção do Brasil: Luís Inácio Lula da Silva.  E denominou de “propinocracia” o governo petista por ter financiado nada menos que R$ 6,2 bilhões pagos para induzir pessoas a praticar atos ilícitos contra os cofres públicos.

***

Uma das cenas mais comoventes do cinema aparece no filme O Resgate do Soldado Ryan, de Steven Spielberg. O capitão Miller, interpretado por Tom Hanks,  está morrendo numa ponte. A sua mão direita treme e os seus olhos estão sem expressão quando o soldado Ryan (Matt Damon) se curva para ouvir as sua últimas palavras: ” Faça por merecer isso”. A câmera mostra Ryan tentando entender o que Miller quis dizer.

Depois, vemos um corte que mostra o rosto de Ryan com mais de 70 anos e ele está com a família diante do túmulo do capitão Miller. Os seus olhos se enchem de lágrimas à medida que ele se lembra das palavras profundas do capitão. Ao levantar  os olhos do túmulo, Ryan se vira para sua esposa e pergunta: “Eu consegui? Levei uma boa vida? Fui um bom homem?” Sua esposa responde: “Sim, você foi.”

Na ordem sussurrada pelo capitão, “Faça por merecer isso”,  reside uma das verdades primordiais da natureza masculina: o impulso para provar o seu valor contra todas as feridas, dificuldades e desafios. O jovem Dallagnol, como o soldado Ryan, não tem somente esse impulso, como está se deixando mover por ele, para a sorte de toda uma nação.  Não se acovardou em um dos momentos mais críticos dessa guerra. E certamente ouvirá da sua esposa, quando já tiver muita idade: “Você conseguiu. Foi um bom homem”

 

Elisa Robson é jornalista e administradora da página República de Curitiba

Anúncios

1 Comentário

  1. ANTONIO CARLOS CEZAR disse:

    Foi mesmo de lavar a alma!! Um golaço em jogo decisivo!! De se emocionar! Creio que milhões de lares estavam de olhos grudados no JN da Rede Globo!! Mas não devemos nos iludir. Hoje o ex-presidente já deu o seu recado. Vão tentar desmoralizar e desacreditar o trabalho feito. Ele tem habilidades para iludir as massas. Pelo menos as massas compostas de petistas e bolsistas. Logo após sua fala (gravado pela TVT -TV do PT), foi entrevistado um ex presidente da OAB, para endossar a fala do Nove Fingers. Eles virão com força!!! Estejamos preparados para fazer valer a pena! Parabéns

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: