Renan: Lava Jato deve parar com “exibicionismo”. Traduzindo: “pare de expor nossas falcatruas” – Editorial

Posted by

foto-elisa-x

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a fazer críticas ao que entende como “excessos” da operação Lava Jato e acusou a força-tarefa de “exibicionismo”. Ele  citou como exemplo a coletiva do procurador Deltan Dellagnol – que apontou o ex-presidente Lula como o “comandante máximo do esquema de corrupção”.

“A Lava Jato precisa acabar com esse exibicionismo, como vimos agora no episódio do ex-presidente Lula e em outros. Isso, ao invés de dar prestígio, retira prestígio do Ministério Público”, sentenciou  o presidente do Senado.

No dia 15 de junho, Renan já havia dado uma decaração vergonha dessas para a imprensa Ele afirmou que os procuradores da Operação Lava Jato perderam o “limite do bom senso e do ridículo” ao pedir a prisão de senadores e de busca e apreensão em locais frequentados pelos parlamentares.

“[Estão] abusando de poder, fazendo condução coercitiva sem fato que a justifique, busca e apreensão na casa de senador, prisão em flagrante claramente orientada, gravações de senadores de forma ilegal, com pessoas colocadas na convivência de senadores”, enervou-se Renan.

Nesse momento, há oito inquéritos  que investigam seu envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Eram nove, mas o ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF),  determinou o arquivamento de um.

Ao que tudo indica, Renan espera que se peça licença para investigá-lo, uma vez que “de tão honesto”, pode se melindrar. (Não se preocupe, Renan, haverá uma denúncia espetacular contra você também.)

Agora, de certa forma ele tem razão. A Lava Jato é exibicionista, mas somente para exibir à sociedade os crimes dos corruptos da política, como certas autoridades e Lula. Enquanto isso, os ladrões dos cofres públicos são extremamente tímidos, escondem seus patrimônios e fazem negócios longe dos olhos dos eleitores.

Mais um viva para a Lava Jato!

Elisa Robson é jornalista e administradora da República de Curitiba

20.09.2016

 

Advertisements
Anúncios

One comment

Deixe uma resposta