Formação profissional de jovens é destaque na reforma de Temer para o ensino médio

Posted by

temer-educacao

 

O governo Michel Temer apresentou nesta quinta-feira (22) as diretrizes que irão pautar a reforma do ensino médio a partir de 2017 — o conjunto de medidas que virão por meio de uma Medida Provisória já é encarado como a maior mudança da educação brasileira das últimas duas décadas.

“Esse novo ensino médio baseia-se em modelos já testado e aprovados em países avançados. Há mais de 1,5 milhão de jovens excluídos da escola e do mercado de trabalho”, afirmou o presidente Michel Temer durante solenidade de assinatura da MP.

A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que os primeiros alunos a serem afetados pelo novo formato sejam os que iniciarem o ensino médio em 2018.

A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

O objetivo do governo federal é incentivar que as redes de ensino ofereçam ao aluno a chance de dar ênfase em alguma dessas cinco áreas. Já entre os conteúdos que deixam de ser obrigatórios nesta fase de ensino estão artes, educação física, filosofia e sociologia.

O segundo ponto importante na mudança será o aumento da carga horária. Ela deve ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800. Com a medida, a intenção do Ministério da Educação (MEC) é incentivar o ensino em tempo integral, e para isso prevê programa específico de incentivo às escolas em tempo integral.

ANTES x DEPOIS

ensino-medio

22.09.2016

Fonte: Com informações do G1. Recomendamos a visita na página: http://g1.globo.com/educacao/noticia/temer-apresenta-medida-provisoria-da-reforma-do-ensino-medio-veja-destaques.ghtml

Advertisements
Anúncios

Deixe uma resposta