Moro: “Governo e Legislativo têm atuação tímida no combate à corrupção”

Posted by

 

screenshot_2016-10-20-13-21-03

Sérgio Moro, juizresponsável pela Operação Lava Jato, afirmou que o Governo e o Legislativo têm atuação tímida quando se fala em combate à corrupção. Ele disse que as iniciativas mais amplas têm partido do Judiciário, citando as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto às prisões após a condenação na segunda instância e o entendimento de que doações de empresas para campanha eleitoral são inconstitucionais.

O juiz afirmou que a expectativa é de que Executivo e Legislativo caminhem no mesmo sentido, porém, segundo ele, o que se vê são posicionamentos contrários. Ele mencionou três projetos de lei que estão no Congresso Nacional que, conforme dito por Moro, visam restringir a colaboração premiada, reformar a execução de penas e dar nova redação à lei de crime de abuso de autoridade.

Para ele, o país necessita também de uma agenda de reformas. Neste prisma, Moro lembrou o projeto de lei elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF), com 10 medidas de combate à corrupção, que está sendo discutido por uma comissão especial na Câmara.

Moro considera que a proposta deve ser discutida – uma vez que o debate é a premissa do Legislativo – e que a aprovação é de extrema importância. “Aprovação seria importante, principalmente, para demonstrar que o Congresso se encontra sensível a esta problemática. Demostrar que o cidadão pode ter esperança e fé nas instituições democráticas”.

 

Anúncios

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s