Delegada da Lava Jato vai à Câmara e defende o fim de foro privilegiado

delegada-erika-fim-foro

 

A delegada da Polícia Federal Erika Mialik Marena defendeu nesta quarta-feira (19), em debate na Câmara dos Deputados, o fim do foro privilegiado de autoridades e o fortalecimento da estrutura das polícias judiciárias (civil e federal). Ela integra a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba (PR).

“O foro é um fator que contribui, sem dúvida, para perpetuar a sensação de impunidade e que faz o custo-benefício do crime valer a pena”, disse a delegada, que foi ouvida pela comissão especial que analisa o pacote de medidas de combate à corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal (MPF).

Erika afirmou que os tribunais que julgam as autoridades com foro especial, como deputados federais, senadores e ministros do governo, não têm estrutura para atuar como cortes criminais. A demora na análise do processo é levada em conta “pelo agente corrupto”. Para ela, o fim do foro especial por prerrogativa de função (que é o termo usado pela lei) é uma demanda da sociedade.

Aperfeiçoamento
Erika Marena propôs também o aperfeiçoamento das estruturas de combate à corrupção das polícias civis e federal, inclusive com a criação de delegacias especializadas neste tipo de crime.

A delegada afirmou que o quadro de desvio de recursos públicos no País é muito mais grave do que já foi apontado pela Operação Lava Jato, e afirmou que as medidas propostas pelo MPF surtirão mais efeito se forem acompanhadas do aperfeiçoamento da polícia investigativa.

“Sem os órgãos de investigação devidamente estruturados para o combate à corrupção, toda a engrenagem de prevenção e repressão acaba comprometida, trazendo reflexos inclusive ao próprio Ministério Público e à Justiça”, disse.

Conselho nacional
Erika Marena propôs ainda a criação de um conselho nacional das polícias judiciárias, que atuaria como um órgão de uniformização da atuação dessas polícias, de controle das atividades e de centralização das estatísticas criminais.

A proposta foi elogiada pelo relator das medidas de combate à corrupção (PL 4850/16), deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que sugeriu aos policiais o envio de uma proposta de criação do conselho à comissão especial. “É muito interessante e não havia sido falado aqui. Pode ser um caminho para padronização de procedimentos”, disse.

21 de outubro de 2016

Participe da discussão

16 comentários

  1. Parabéns equipe tarefa da Lava Jato!! São todos nota DEZ. Defenda o povo Brasileiro das mãos do corruptos.

    1. Parabens a esse trabalho de limpeza, a PF, na minha opiniao, deveria ser desvinculada de qualquer orgao, devendo apenas se retratar ao ptesidente da republica, deveria ser lubre para investigar e punir criminosos de toda esfeta social e política.

  2. PARABÉNS a essa DELEGADA ! ! ! ! !

    Foro PRIVILEGIADO é um Forte INDUTOR para BANDIDO virar “POLÍTICO”, pois é certo que terá PROTEÇÃO NÃO-ÉTICA! ! ! ! !

    É um dos Melhores MOTIVO para a Intervenção Militar Constitucional – A Grande MAIORIA dos POLÍTICOS deste BRASIL podem ser ENQUADRADOS como BANDIDOS / MAFIOSOS ? ! ? ! ? ! ? !

    Se CONCORDA com o EXPOSTO faça a Sua Parte – DIVULGUE e/ou COMPARTILHE o quanto puder, certo que os Nossos FILHOS e as Futuras Gerações vão nos agradecer ! ! ! ! !

    TUDO por Um BRASIL MELHOR ! ! ! ! !

  3. QUERO PERGUNTAR, O QUE ESSE PRESIDENTE DO SENADO, CANCER DA POLÍTICA E DO POVO BRASILEIRO, TEM, QUE ATÉ AGORA COM NOVE INQUÉRITOS, ESSE BANDIDO NÃO FOI PRESO AINDA E CONTINUA DANDO AS CARTAS PARA TDS???

  4. O FORO PREVILEGIADO causa nauseas de carater nas pessoas,como isso foi passar na política ? Algo infame e de baixo calão. Desculpe-me os termos,mas é algo deplorável. Um abraço !

  5. Parabéns a lava jato mas é preciso de uma lei mas severa para este tipo de crimes de corrupção,Pois isto são desvio de verbas da população brasileira que deveria ser usada a favor da população.. quero ver o Lula preso.

  6. Parabéns a lava jato mas é preciso de uma lei mas severa para este tipo de crimes de corrupção,Pois isto são desvio de verbas da população brasileira que deveria ser usada a favor da população.. quero ver o Lula preso.

  7. Parabens pelo posicionamento em favor do correto e fortalecimento da opinião pública.Precisamos de lideranças que criem correntes populares para exterminar essa camada nefasta que oprime e fecha o caminho daqueles que realmente são trabalhadores e querem uma nação respeitada e progressista.

  8. O que adianta? PSDB, partido com maior índice de criminosos no Brasil, continuará blindado. Quando Serra, Aécio, FHC e Alckmin forem investigados e presos, acreditarei que a justiça brasileira funciona. Alguns nem precisa investigar, já tem provas documentais, o que é suficiente, mas a justiça não funciona quando se trata de punir filiados ao PSDB.

  9. Isto mesmo o Brasil exige o fim do foro privilegiado e a aprovação das dez medidas corta corrupção. Alei é para todos,nos vivemos na miséria só pagamos imposto em cima de imposto elegemos estes corruptos para governar, nak paea nos saquear e ganhar salários astronômicos e todo tipo de regalias. Inclusive rodar e não ser punido.

  10. Ela por acaso sabe porquê existe o foro privilegiado? Conhece nossa história? Isso é mais um golpe contra a Democracia! Vai fazer o seu trabalho.

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: