Delegada da Lava Jato vai à Câmara e defende o fim de foro privilegiado

delegada-erika-fim-foro

 

A delegada da Polícia Federal Erika Mialik Marena defendeu nesta quarta-feira (19), em debate na Câmara dos Deputados, o fim do foro privilegiado de autoridades e o fortalecimento da estrutura das polícias judiciárias (civil e federal). Ela integra a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba (PR).

“O foro é um fator que contribui, sem dúvida, para perpetuar a sensação de impunidade e que faz o custo-benefício do crime valer a pena”, disse a delegada, que foi ouvida pela comissão especial que analisa o pacote de medidas de combate à corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal (MPF).

Erika afirmou que os tribunais que julgam as autoridades com foro especial, como deputados federais, senadores e ministros do governo, não têm estrutura para atuar como cortes criminais. A demora na análise do processo é levada em conta “pelo agente corrupto”. Para ela, o fim do foro especial por prerrogativa de função (que é o termo usado pela lei) é uma demanda da sociedade.

Aperfeiçoamento
Erika Marena propôs também o aperfeiçoamento das estruturas de combate à corrupção das polícias civis e federal, inclusive com a criação de delegacias especializadas neste tipo de crime.

A delegada afirmou que o quadro de desvio de recursos públicos no País é muito mais grave do que já foi apontado pela Operação Lava Jato, e afirmou que as medidas propostas pelo MPF surtirão mais efeito se forem acompanhadas do aperfeiçoamento da polícia investigativa.

“Sem os órgãos de investigação devidamente estruturados para o combate à corrupção, toda a engrenagem de prevenção e repressão acaba comprometida, trazendo reflexos inclusive ao próprio Ministério Público e à Justiça”, disse.

Conselho nacional
Erika Marena propôs ainda a criação de um conselho nacional das polícias judiciárias, que atuaria como um órgão de uniformização da atuação dessas polícias, de controle das atividades e de centralização das estatísticas criminais.

A proposta foi elogiada pelo relator das medidas de combate à corrupção (PL 4850/16), deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que sugeriu aos policiais o envio de uma proposta de criação do conselho à comissão especial. “É muito interessante e não havia sido falado aqui. Pode ser um caminho para padronização de procedimentos”, disse.

21 de outubro de 2016

Anúncios

13 comentários

    1. Parabens a esse trabalho de limpeza, a PF, na minha opiniao, deveria ser desvinculada de qualquer orgao, devendo apenas se retratar ao ptesidente da republica, deveria ser lubre para investigar e punir criminosos de toda esfeta social e política.

      Curtir

  1. PARABÉNS a essa DELEGADA ! ! ! ! !

    Foro PRIVILEGIADO é um Forte INDUTOR para BANDIDO virar “POLÍTICO”, pois é certo que terá PROTEÇÃO NÃO-ÉTICA! ! ! ! !

    É um dos Melhores MOTIVO para a Intervenção Militar Constitucional – A Grande MAIORIA dos POLÍTICOS deste BRASIL podem ser ENQUADRADOS como BANDIDOS / MAFIOSOS ? ! ? ! ? ! ? !

    Se CONCORDA com o EXPOSTO faça a Sua Parte – DIVULGUE e/ou COMPARTILHE o quanto puder, certo que os Nossos FILHOS e as Futuras Gerações vão nos agradecer ! ! ! ! !

    TUDO por Um BRASIL MELHOR ! ! ! ! !

    Curtir

  2. QUERO PERGUNTAR, O QUE ESSE PRESIDENTE DO SENADO, CANCER DA POLÍTICA E DO POVO BRASILEIRO, TEM, QUE ATÉ AGORA COM NOVE INQUÉRITOS, ESSE BANDIDO NÃO FOI PRESO AINDA E CONTINUA DANDO AS CARTAS PARA TDS???

    Curtir

  3. O FORO PREVILEGIADO causa nauseas de carater nas pessoas,como isso foi passar na política ? Algo infame e de baixo calão. Desculpe-me os termos,mas é algo deplorável. Um abraço !

    Curtir

  4. Parabéns a lava jato mas é preciso de uma lei mas severa para este tipo de crimes de corrupção,Pois isto são desvio de verbas da população brasileira que deveria ser usada a favor da população.. quero ver o Lula preso.

    Curtir

  5. Parabens pelo posicionamento em favor do correto e fortalecimento da opinião pública.Precisamos de lideranças que criem correntes populares para exterminar essa camada nefasta que oprime e fecha o caminho daqueles que realmente são trabalhadores e querem uma nação respeitada e progressista.

    Curtir

  6. Isto mesmo o Brasil exige o fim do foro privilegiado e a aprovação das dez medidas corta corrupção. Alei é para todos,nos vivemos na miséria só pagamos imposto em cima de imposto elegemos estes corruptos para governar, nak paea nos saquear e ganhar salários astronômicos e todo tipo de regalias. Inclusive rodar e não ser punido.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s