Aqui jaz um partido: PT perdeu em todas as grandes cidades em que concorria

Posted by

lula-derrotado

No final das contas, Rio Branco (Acre) ficou sendo mesmo a única capital que o PT conquistou nessas eleições e foi no primeiro turno. No segundo turno, o partido perdeu nas sete grandes cidades em que concorreu: Anápolis, Recife, Santa Maria, Santo André, Juiz de Fora, Mauá e Vitória da Conquista.

Desde 1985, o PT não tinha resultado tão devastador. A legenda perdeu o controle do chamado “cinturão vermelho” — as cidades no entorno de São Paulo onde o partido era forte desde os anos 1980.

Para o presidente do diretório estadual em São Paulo, Emídio de Souza, o fenômeno no ABC é simbólico, mas representa o que aconteceu com o partido em nível nacional. “O PT teve uma derrota política importante, sabemos reconhecer isso, mas não é uma situação específica do ABC. É um processo nacional”, disse.

Acossado por denúncias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou de agendas de campanhas de candidatos petistas, como fez no primeiro turno. O papel ficou a cargo do vereador eleito Eduardo Suplicy, que caminhou pelas ruas de Santo André.

 

 

 

Advertisements
Anúncios

Deixe uma resposta