República de Curitiba

Início » Uncategorized » Brasil livre do PT e o “golpe de sorte” depois de 13 anos

Brasil livre do PT e o “golpe de sorte” depois de 13 anos

Estatísticas do blog

  • 1,654,269 cliques
outubro 2016
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Facebook da Republica de Curitiba

lula-olha-as-maos-sujas

 

Há alguns anos, o físico Richard A. J. Matthews estudou as chamadas leis de Murphy, a irônica suma resumida em “se alguma coisa pode dar errado, dará”. Ele queria saber, em particular, por que uma fatia de pão com manteiga cai geralmente com o lado da manteiga para baixo.  A explicação, na verdade, é simples: a altura da mesa é decisiva, já que a fatia de pão, lubrificada ou não, “não tem tempo de dar uma volta completa e voltar a cair virada para cima ao chegar ao chão”. Ou seja, o aparente azar deve-se simplesmente à relação física entre as dimensões da fatia e a altura em que estava colocada.

Nessa linha, muitos outros estudos já foram feitos para explicar os infortúnios da vida.  E a conclusão é quase sempre a mesma em relação à sorte: é uma questão de levarmos em conta os dados coletados. Com isso, ter sorte significa saber escolher ou criar as oportunidades e as ocasiões mais vantajosas.

Nesse sentido, podemos analisar também o que aconteceu nas urnas de 2016.  Quais fatores foram decisivos para que, por um “golpe de sorte”, o Brasil tenha, finalmente, conseguido se livrar do PT?

Pra começar, uma combinação de dados e informações preciosos vieram à tona e chegaram até à população. Por exemplo, da posse de Lula, em janeiro de 2003 ao afastamento de Dilma, em maio de 2016, os escândalos políticos sempre estiveram presentes no primeiro escalão do governo, nas pessoas mais importantes na condução do país. Ao todo, apenas as denúncias de corrupção comprovadas nos últimos 13 anos somaram mais de R$ 47 bilhões em desvios de recursos públicos.

Outra constatação está relacionada ao desemprego. O governo do PT deixou  um saldo  de 12 milhões de trabalhadores desempregados. O número é equivalente à população de São Paulo, a maior cidade do país. Ou seja, é como se São Paulo inteira estivesse fora do mercado de trabalho.

E, claro, um bilionário escândalo de corrupção, com repercussão mundial, diretamente ligado às empresas estatais, sobretudo, à Petrobras. Um roubo sem precedentes do dinheiro do contribuinte e de investidores. Uma prática que se tornou sistêmica desde que o lulopetismo subiu a rampa do Planalto. A conclusão dos brasileiros não poderia ser outra: o PT não inventou a corrupção, mas lhe propiciou enormes ganhos de escala.

Mas, sem dúvida, o trabalho de um grupo de funcionários públicos éticos e comprometidos foi a cereja do bolo.  A  Operação Lava Jato, maior operação sobre corrupção conduzida até hoje na história do Brasil, completou, em 2016, dois anos de trabalho com um balanço extremamente positivo. Por exemplo, até agora já são R$ 745  milhões objetos de repatriação e 118 condenações, envolvendo as figuras mais poderosas do meio político e empresarial do país. Resultado: a população brasileira aprendeu a respeitar e a confiar nos procedimentos jurídicos dos 21 procuradores responsáveis pela condução das investigações. Além de se orgulhar e acompanhar o trabalho eficiente da Polícia Federal e do juiz Sérgio Moro, com suas decisões rápidas e eficazes.

Assim, fica fácil entender o “golpe de sorte” que atingiu o Brasil nessas eleições.

31 de outubro de 2016

Elisa Robson é jornalista, especialista em Marketing e Negócios, mestre em Comunicação e Linguagens e administradora da página República de Curitiba.

foto-elisa-x

 


2 Comentários

  1. Jose disse:

    E linda ainda por cima.

    Curtir

  2. Pedro Aurélio Pacheco disse:

    A foto da matéria onde lula está com as mãos sujas de petróleo de alguma forma me fez supor o que ele pensava momento da foto…o resultado estamos vendo hoje…que ele(s) se lambuzaram com as riquezas do nosso país, num plano maquiavélico de se manter no poder, a qualquer preço, desde que fosse pagar com o trabalho desse povo que está cansado de pagar as contas.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

República de Curitiba

%d blogueiros gostam disto: