República de Curitiba

Início » Uncategorized » A sociedade desafia Temer. Quem lhe preocupa mais: o PT ou a opinião pública?

A sociedade desafia Temer. Quem lhe preocupa mais: o PT ou a opinião pública?

Estatísticas do blog

  • 1,654,269 cliques
novembro 2016
S T Q Q S S D
« out    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Facebook da Republica de Curitiba

temer-press

Apesar de, até agora, ninguém ter conseguido conter a atuação do Ministério Público Federal e do juiz Sérgio Moro contra a corrupção, sabemos que o jogo de forças nesse combate é intenso. Uma prova disso é a tentativa constante de pulverizar a Operação Lava Jato que, cada vez mais, contraria os interesses da classe política como um todo.

Exatamente o que aconteceu com uma das maiores operações anticorrupção da história europeia, a Mãos Limpas, ou Mani Pulite.   Realizada nos anos 90, o trabalho da justiça italiana ajudou a desmantelar gigantescos esquemas de propina  envolvendo empresas privadas, órgãos públicos e partidos políticos. Lá, o trabalho teve como um dos seus protagonistas o promotor Antonio Di Pietro. Ele descreve como aconteceu o processo de sabotagem da Operação:

“Os magistrados foram deslegitimados seja em âmbito profissional seja em âmbito pessoal, com a cumplicidade de alguns meios de comunicação. Eu, em particular, fui alvo de várias acusações infundadas (entre elas a de ter realizado prisões ilegais, de ser um agente secreto sob ordens da CIA, de ter provocado suicídio de pessoas presas, de ter feito a operação para destruir o sistema dos partidos, de estar envolvido eu mesmo em atividades ilegais e assim por diante). Acusações que, ao fim, obrigaram-me a pedir demissão como magistrado para poder defender-me com homem livre.” No final, todas as acusações contra ele se provaram infundadas.

A megaoperação investigou seis ex-premiês, mais de 500 parlamentares e milhares de outros agentes. Os principais partidos da época acabaram ou foram profundamente modificados por ela.

No Brasil, o PT fez o que pode até o momento para desmoralizar o trabalho da justiça federal do Paraná.  Até mesmo em documentos oficiais apontou a atuação da força-tarefa como instrumento “seletivo” a serviço do “golpe”, embora petistas festejem quando os acusados são gente de outros partidos, como PMDB ou PSDB.

Mas não só o PT se posicionou contra a Lava Jato. Agora, diante do impacto que a Operação está tendo sobre o atual governo, principalmente sobre figuras como Renan Calheiros e Romero Jucá, parece que estão ficando mais refinadas as tentativas de atacar a Lava Jato.

Ontem, em uma entrevista concedida pelo presidente Michel Temer ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, ele disse que uma eventual prisão do ex-presidente Lula poderá causar um clima de instabilidade no país, e pediu “naturalidade” na condução do processo contra o petista.

O juiz  Sérgio Moro tem desempenhado um trabalho de altíssima competência. Um dos exemplos disso foi a decisão de tornar público os atos processuais que demonstram que as investigações penais realizadas por ele, sobre importantes personalidades políticas de primeiro escalão no país, não são infundadas. Mas têm fortes indícios que tornam necessária a adoção de todas as medidas judiciárias que de fato ele tem tomado. Assim sendo, a “naturalidade” a qual se referiu o presidente Temer dificilmente poderá ser enquadrada em um caso tão chocante e anormal de corrupção sistêmica como esse que o juiz Moro está trabalhando.

Além disso, é de interesse primário dos cidadãos que as pessoas que ocupam cargos públicos deem explicações sobre as acusações que lhe são dirigidas e não tentem subtrair-se à Justiça usando diferentes estratégias. É preciso que Michel Temer reconheça que a luta contra a corrupção virou uma bandeira popular. As tentativas de abafar a Lava Jato vêm tendo imediata reação e já não há político que ouse publicamente alinhar-se contra ela. Por enquanto, as tentativas destinadas a limitar sua força esbarram na forte indignação da opinião pública, como observou o colunista Celso Ming.

Por isso, convidamos o presidente a uma reflexão. Quem lhe faz mais pressão: o PT, Renan Calheiros, Romero Jucá ou a opinião pública?

15 de outubro de 2016.

Elisa Robson é jornalista, especialista em Marketing e Negócios, mestre em Comunicação e Linguagens e administradora da página República de Curitiba.

foto-elisa-x


12 Comentários

  1. MARIA EUGENIA MARTINS disse:

    SR PRESIDENTE. .o Lula e o PT não nos interessa mais. PRISÃO JÁ PARA CORRRUPTOS E CORRUPTORES .MST TAMBÉM POR ISSO PEDIMOS INTERVENÇÃO MILITAR PARA BANDIDOS . SENÃO ELES VAO DOMINAR O PAÍS EM NOME DA BADERNAGEM..TERRORISMO .DEMOCRACIA VERMELHA…
    TAL ATITUDE PÕE O POVO EM RISCO..
    SÃO VIOLENTOS…..
    …GUERRILHEIROS ..

    Curtir

    • Adenilton Moutinho Sampaio disse:

      Elisa, vc continua equivocada, o PT não quer acabar com a Lava Jato, ele quer um tratamento justo, cadê os acusados do PSDB? Cadê o Jucá que disse para ” estancar essa sangria” teria que tirar a Dilma do poder?

      Curtir

  2. Vagner Xavier disse:

    É o cúmulo, vivemos em um país onde vc ver um presidente da república defender corruptos e ninguém faz nada, se existisse mesmo um tribunal de justiça de verdade como é o caso do STF existe mas não existe, já chamaria a atenção nas declarações do nosso amigo presidente e o forçaria a voltar em rede nacional para retirar o que falou.Isso jamais acontecerá porque a maioria daqueles ministros juízes foi o Lula e a Dilma que nomeou né ?

    Curtir

  3. Gian Peider Davoli disse:

    A intervenção do Militar sera o mais rapido caminho para limpar o Pais, o que precisamos urgente, dos Crruptos em todas Organisaçoes, Politicas, Orgãos publicos e privados. Mais esta intervenção vai ser muito duro para todos nos.
    O caminho democratico, como esta indo hoje, demora para ter o mesmo resultado e com um grande perigo do que o povo cansa e o apoio para as decisoes da força tarefa Lava Jato e protestos vão fraqueçer.

    Curtir

  4. Irani da Silva disse:

    ObTemer sabe que ele só está lá pq houve manipulação nas urnas Sabe também que eles (Temer e Dilma) jamais seriam eleitos pela vontade do povo brasileiro. Mas já que teve essa tamanha sorte então que nos mostre que estávamos erados. Tome uma atitude digna é honesta e nós convensa que estávamos errado. O PT, não conseguiu. Com eles se tínhamos alguma dúvida agora temos certeza que eles não prestam.

    Curtir

  5. NÃO PODEMOS DEIXAR A MÁFIA AL CAPONISTA CONTINUAR MANDANDO EM NOSSO PAIS

    Curtir

  6. Ele respondeu, e de maneira óbvia, à pergunta que lhe foi feita! Não entrou no mérito do assunto, que é do Judiciário (nem poderia, como Chefe do Executivo). E ainda instou que o processo seja encarado com naturalidade! Não intercedeu pelo Lula. Onde está o erro? Ou alguém acredita que não haverá nenhuma reação?

    Curtir

  7. Tônia maria disse:

    Essa atitude covarde do presidente TEMER é absolutamente inadmissível!! Nós não o elegemos, mas estamos do seu lado desde de que assumiu o cargo!! Agora não me venha com mais isso ou aquilo, se não tem força para dar voz ao povo, deve ser afastado. Uma INTERVENÇÃO MILITAR então se fará necessária!

    Curtir

  8. Ana Suzy disse:

    Acho que ninguém mais acredita em Lula, nem seus próprios “cumpanheros”. E contudo consideram a prisão dele um bom pretexto para desestabilizar o país, para iniciar sua sangrenta bagunça.

    Curtir

  9. Luiz Fernando F Miranda disse:

    Gostaria de saber os meandros dos processos que fazem com que os políticos do PSDB ainda não sejam oficialmente denunciados na Operação Lava-Jato. Será que as escutas entre Sergio Machado (ex-presidente da Transpetro) e o Renan Calheiros não são suficientes? Ou será que não existe político corrupto no PSDB (Rá Rá Rá).
    Só dou nota 10 a esta operação e rechaço qualquer opinião de interferência política nela quando eu ver um tucano denunciado e preso.

    Curtir

  10. Adenilton Moutinho Sampaio disse:

    Altissima competencia em perseguir o PT, Lula, e rasgar a constituição do país.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

República de Curitiba

%d blogueiros gostam disto: