Conheça Ives Gandra Filho, uma das melhores opções para ministro do STF

Posted by

ives

Na próxima semana, depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir quem será o novo relator da Lava Jato, o presidente Michel Temer deverá fazer a indicação sobre quem vai ocupar a cadeira de ministro na Corte.

Entre as alternativas, o nome de Ives Gandra Martins Filho deverá ser uma boa opção.

Ele é presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST)  e já foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Possui diversas obras publicadas sobre direito do trabalho. Ele também é integrante do setor mais conservador da Igreja Católica e conta com a simpatia de evangélicos por suas posições, como ser contrário à legalização do aborto e das drogas. Paulistano, nascido em 9 de maio de 1959, é formado em Direito pela USP, e está no TST desde 1999.

Em perfil publicado no site do TST, o ministro é apresentado como autor de várias obras jurídicas e também de O Mundo do Senhor do Anéis, “um guia completo do fantástico universo do escritor inglês J. R. R. Tolkien”. Ele participou da tradução de O Senhor dos Anéis. É filho do advogado Ives Gandra.

Veja como foi o seu pensamento sobre alguns pontos importantes da sua área de atuação até aqui.

Reforma trabalhista

“Estava-se tentando fazer uma reforma há muito tempo. Um ministro do Trabalho (como Ronaldo Nogueira) que consegue conversar com todas as centrais sindicais, confederações patronais, e apresentar um texto em que estão, em princípio, de acordo, é um milagre.

Todas as partes foram ouvidas. Tanto que estavam todos na cerimônia de divulgação das medidas. Eu fiz um pronunciamento, assim como todos os representantes das centrais. Reforcei que fomos testemunhas de um momento histórico. No final, o presidente Michel Temer só concordou em editar aquilo que havia consenso.”

Terceirização

“A tercerização ficou de fora da reforma porque precisamos de um marco regulatório mais claro nas negociações coletivas. Há uma série de pontos [11] em que será possível fazer flexibilizações, por meio de negociação coletiva, mas deixando claro que cada nova “flexibilizada” terá de ter uma vantagem compensatória ao trabalhador. Para nós, da Justiça, é bom, pois o projeto prevê a vantagem compensatória, e, se a Justiça vier anular o acordo, cai junto a vantagem compensatória, com a cláusula que flexibiliza o direito.”

Flexibilização da Jornada de Trabalho

“Hoje em dia, até na Justiça, no Supremo e no TST, permite-se o regime de 12 por 36. É algo que já acontece. Mas tem sido mais em acordo de convenção coletiva de determinadas categorias. A coisa mais comum do mundo é na área da saúde, em hospitais. Quem fica de plantão e sai à noite não tem segurança etc. Então muitos preferem trabalhar de madrugada. É algo que é pedido pelo próprio trabalhador, não só o empregador.”

Retomada da economia

“Há várias medidas que podem acelerar a retomada da economia no pacote da reforma trabalhista. Como prestigiar o trabalho em tempo parcial, então o imposto de emprego pode virar dois. Ampliar o período de trabalho temporário, com a pessoa empregada por mais tempo. Não há por que o trabalhador temer. Volto a dizer, quando há um texto discutido amplamente com centrais sindicais e confederações, saiu o mínimo que os dois lados concordavam. Gostei muito do pronunciamento do presidente, que disse que, se há consenso na seara trabalhista, será que não podemos conseguir consenso muito mais amplo em outras matérias, como a Previdência? Algo tem de ser feito, pois não há como seguir da forma atual. “

Advertisements
Anúncios

11 comments

  1. UMA EXCELENTE OPÇÃO ESTÁ SENDO A INDICAÇÃO DO NOME DO ATUAL PRESIDENTE DO TST, EXMO. SR. DR. YVES GANDRA FILHO PARA SUPRIR ESSA VAGA, INESPERADA E TRAGICAMENTE, ABERTA NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, NESTE LASTIMÁVEL, DELICADO E GRAVE MOMENTO DESTA NAÇÃO.
    CABE AQUI DESTACAR, PARA AS PESSOAS MAIS ALHEIAS AOS MEIOS JUDICIAIS, QUE TRATA-SE O INDICADO DE UMA PESSOA DE DIFERENCIADA E EXCELENTE FORMAÇÃO MORAL, PESSOA DE NOTÁVEL SABER JURÍDICO, DIGNIDADE A TODA PROVA SOBRE UM PASSADO DE VIDA HONROSO E CONSTRUTIVO.
    COM TODA PROBABILIDADE O ATUAL INDICADO IRÁ SOMAR CONTRA TODA ESTA CORRUPÇÃO E TUDO QUE ESTÁ FORA DOS PADRÕES CORRETOS JUSTIÇA E VERDADE ABSOLUTA.
    EMBORA NÃO SEJA UMA TAREFA FÁCIL, DIANTE DA ALARMANTE PROPORÇÃO GALGADA POR UMA CORRUPÇÃO DESENFREADA NOS TRES PODERES E OUTROS SEGMENTOS PÚBLICOS. PRECISAMOS DE PESSOAS DE PORTE , DIGNIDADE E CORAGEM PARA AJUDAR O POVO BRASILEIRO VOLTAR ACREDITAR NA JUSTIÇA E QUE VALE A PENA CONTINUAR A SER HONESTO E INCORRUPTÍVEL, AINDA QUE SOB TODAS AS HIPÓTESES ADVERSAS.
    O BRASIL PRECISA DE PESSOAS DESTEMIDAS E EMPENHADAS, CADA UM NO SEU CARGO, DANDO O MELHOR DE SI PARA AJUDAR A VIRAR ESTA PÁGINA ATERRORIZADORA DE NOSSA NAÇÃO, ABRINDO UM CAMINHO LUZ E ESPERANÇA PARA ESSE POVO E SUAS FUTURAS GERAÇÕES.
    O ATUAL INDICADO QUE PRIMA, EM SEU CARGO, PELO BEM DA JUSTIÇA TRABALHISTA PARA O POVO, COM TODA CERTEZA, É UMA DAS PESSOAS QUE REÚNE MUITAS CONDIÇÕES PESSOAIS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA INTEGRAR O ROL DAS PESSOAS QUE FARÃO A DIFERENÇA, PARA O MELHOR, O MAIS CORRETO, MAIS JUSTO E MENOS ARRISCADO NESTA NAÇÃO.
    QUE DEUS ILUMINE E CONSAGRE A POSSIBILIDADE DESSA ESCOLHA, PARA QUE COM ELA E JUNTAMENTE COM AS DEMAIS, QUE LÁ NO STF, DE BEM HAJAM, CONSIGAMOS EQUILIBRAR A JUSTIÇA E A PAZ, JÁ TÃO AVILTADAS, PARA NOSSA NAÇÃO CUJO POVO NÃO VAI DESISTIR DESTA LUTA.

  2. De modo algum. É um péssimo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. Não gosta dos juízes e de seus jurisdicionados e luta contra ambos e contra a própria justiça do Trabalho. Não é juiz de carreira e nunca sentou na cadeira de um juiz de verdade. Para mim é um bolha, um babaca que se acha o ideal.

  3. Gostaria de saber se foi editada a minha impressão sobre o pior presidente do TST, o filho do Ives Gandra. O horroroso presidente, o pior que se poderia ter num Tribunal onde o trabalhador tem o maior apresso e respeito.

  4. Estou vendo que a moderação não liberou meu comentário. Espero que não sejam igual ao Reinaldo Azevedo que só posta o que interessar o que significa a mordaça existente nos melhores países para isto como Cuba Venezuela e Coreia do Norte.

  5. Apesar de só conhece-lo quando criança, por ser amigo do pai dele, o Tributarista Ives Gandra da Silva Martins, e como conhecedor das qualidades e da ética e competência com que vem desempenhando suas atividades jurídicas e pessoais, faço votos que seja guindado ao posto de Ministro, no STF, Órgão Público que ultimamente viu arranhada sua reputação ilibada. Com mão firme, a Excelentíssima Presidente Carmen Lúcia haverá ter obter o reforço necessário, para a recuperação da confiança do POVO neste importante Órgão Público.
    Dr. Hans Kress
    Advogado Jubilado
    OAB/SC 1962.

  6. Sr. Ives Gandra Filho o Sr. é um herói, é um bom homem e mais um perfeito cristão, parabéns o Sr. é um exemplo de homem digno e oposto dessa quadrilha que se instaurou na Câmara dos deputados, fico preocupado se o Sr. sair do TST pois muitos podem ser parecidos mas seus atos de Justiça são inigualáveis e desejo que Deus e Nossa Senhora estejam sempre ao seu lado também nessa caminhada, que Deus te abençoe, Amém…

Deixe uma resposta