Fiscal do Paraná fez a denúncia que gerou a Operação Carne Fraca

 

A denúncia de um fiscal agropecuário federal do Paraná, que sofreu uma série de punições de seus superiores por não participar de esquema de corrupção, foi a origem da investigação que resultou na prisão de executivos das maiores empresas processadoras de carne animal no país e as revelações sobre a venda de carne imprópria para consumo humano, deflagradas nesta sexta-feira pela Operação Carne Fraca.

Daniel Gouvêa Teixeira era lotado na Superintendência Federal da Agricultura no estado do Paraná, como chefe substituto do Serviço de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sipoa) e constatou que funcionários do órgão eram transferidos para outras unidades de atuação para atender ao interesse de fiscalizados, sempre “empresas de grande capital”, segundo ele.

Mesmo afastado do local original de trabalho por ter denunciado uma chefe, durante as atividades de fiscalização verificou que havia um esquema de corrupção envolvendo frigoríficos de carne suína. As irregularidades incluíam o aproveitamento de animais mortos (e não abatidos) para produção de linguiça (o que é ilegal), comercialização de certificados sanitários e pagamento de propina a fiscais e agentes de inspeção.

Há pouco mais de dois anos Teixeira entregou às autoridades gravações de reuniões da diretoria da empresa Peccin Agroindustrial, frigorífico de Curitiba especializado na fabricação de linguiças, salames e outras carnes preparadas. E também provas de que os chefes do serviço de inspeção faziam “acerto” para que a empresa continuasse atuando “às margens da ilegalidade”.

Foi Teixeira, também, quem entregou provas sobre irregularidades envolvendo a empresa Souza Ramos, fornecedora de merenda escolar para unidades educacionais do Paraná. E ainda suspeitas de enriquecimento ilícito do então superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, que ocupou cargo entre 2007 e 2016. Gonçalves Filho era sócio de empresas e dono de imóveis e carros de luxo, incompatíveis com a sua renda, segundo as investigações.

Os relatos de Teixeira levaram a PF a iniciar uma série de depoimentos com ex-funcionários das empresas suspeitas, que corroboraram o que havia sido denunciado. O fiscal voltou a ser ouvido em depoimento durante as investigações, ocasião em que revelou o nome de outras empresas suspeitas de irregularidades, como Novilho Nobre, Mastercarnes, Madero e BRF S.A.

Chamados a prestar esclarecimentos, executivos de empresas alegaram terem sido “vítimas de exigências de fiscais federais”, como pagamento de propina regular entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, para continuarem funcionando. A empresa Madero colaborou com a investigação e apresentou gravação em vídeo de um agente de inspeção levando alimentos produzidos pela fábrica que acabara de fiscalizar.

A PF obteve na Justiça autorização para realizar interceptações telefônicas e quebrar os sigilos bancário e fiscal de dezenas de investigados. Descobriram que agentes corruptos se valiam de familiares para ocultar a propina recebida de corruptores e que muitos deles falavam com políticos, embora as conversas não tenham sido consideradas, por si só, “indícios de ilicitude”, segundo relatório da PF.

“O mesmo não pode se dizer em relação a alguns assessores parlamentares, pois pelas conversas interceptadas, há forte suspeita de atuarem em conjunto com servidores do Mapa em benefício próprio ou visando a proteção de empresas”, escreveu o delegado Maurício Moascardi Grillo, no relatório da PF que motivou a ação.

Fonte: O Globo

Advertisements
Anúncios

66 comentários

  1. Chegamos ao fim do acúmulo dos maiores absurdos já vistos pela humanidade!
    É inaceitável a que ponto chegou a corrupção no país:
    Carne contaminada…
    Água oriunda do esgoto…
    Frutas e verduras repletas de veneno…
    Leite com água oxigenada..
    Gasolina adulterada..
    Medicamentos adulterados..
    E poderíamos enumerar uma série de irregularidades.
    O país perdeu-se na imoralidade e enquanto não haver uma mudança rígida na sua condução estaremos à mercê dos políticos e políticas despreparadas!
    Um absurdo que estamos nas mãos de quadrilhas de assassinos!
    Precisamos de uma reforma Ética e Moral o mais rápido possível!
    #10medidas
    #lavajato
    #pfederal
    #sergiomoro

      1. Precisamos sim de uma reforma política e ética!
        Fabricio Pereira,o problema é quem passa a caneta e decide por nossas vidas são as centenas de eleitos por uma maioria que não sabe o que é Política muito menos ética!
        Obrigada!
        Vamos torcer por uma luz…

      2. Enquanto não se fizer uma limpeza no judiciário, a começar pelo STF, não teremos moralidade suficiente, para passar o Brasil à limpo…

      3. Exatamente por essa razão que durante o Governo Militar o Povo não votava para Presidente; simplesmente porque não tinha e continua não tendo a menor capacidade de escolher um presidente.

      1. E o pior é que nós pensamos assim, mas penso que 75% dos que por acaso lerem seu comentário não saberão interpreta-lo (entende-lo) continuarão letárgicos e muitas vezes dirão que é inveja das castas superiores ou daqueles que se locupletam do sistema.

      2. Então Zenaide,
        É duro de aceitar, como podem fazer isto?..
        Se todos os brasileiros tivessem a oportunidade de morar fora do país ou mesmo fizessem uma reflexão..A exemplo da Alemanha..
        Eles iriam perceber a dura realidade de quem precisa conviver com as baixas temperaturas,um céu cinza,um ar gélido e deprimente!
        Quando após meses na neve e o sol ameaça aparecer,os moradores correm para as suas janelas expor seus pequenos vasos de ervas e aos fortuítos com um pouco mais de espaço em seu quintal,não perdem tempo e o plantio de legumes e verduras é providenciado! As margens das rodovias é possível perceber o plantio de melancias….que ao final do verão são colhidas pelo 1/3 do tamanho porque a neve vai chegar!
        Os animais para abate são confinados com esturura adaptada e imagine qual valor final dos produtos!
        Se desejam ter a mesa farta de legumes,frutas e verduras,sim podem ter mas tudo importado!
        A preocupação com a coletividade é tão grande lá em termos de sustentabilidade que água da chuva e esgotos é tratada e ¨re-usada¨.
        Para os rios é proibido jogar esgoto…e do esgoto tratado até a borra final transformada em gás é aproveitado..e isto já fazem a mais de 20 anos.
        E eu poderia enumerar diversas situações para compararmos…
        O quanto temos um país que poderia ser o celeiro do mundo e simplesmente estão destruindo todas as nossas maiores riquesas!
        Temos diferentes climas quente,frio,ameno,chuvoso…vc pode escolher qual região vc se adapta melhor.
        E ainda :
        Temos terra fértil,por enquanto!
        Temos água potável,por enquanto!
        Só nos resta saber até quando!
        Ah! se todos soubessem…que país como Brasil não há!

      3. Urgente vamos salvar o Brasil vamos anular nosso voto acabaremos com estes trastes que querem acabar com nosso país vamos trocar bom todo mundo temos que dar jeito de salvar nossa pátria.

    1. Concordó com vc Rosana Ribeiro.
      Temos que ficar de olho é exigir muito em todas.
      Boicotear …pra mim,tranquilo.
      Mas vejo muitos país de familia sem empregos.
      Será isso certo?
      Por um lado sim, maravilha.
      Mas será que vamos ter mais de sempre gorete?
      Estou tremenda me te horrorizada!

      1. Estou tbm Doracy Rodrigues,horrorizada e perplexa com este ocorrido.Lamento muito pelas famílias dos que possivelmente estarão sem emprego se é que haverá algum fechamento de alguma dessas empresas.
        Os funcionários se dispensados terão indenizações!
        Vamos aguardar o desfecho se é que vai haver algum…
        Ou vamos passar a comer mais pizzas!

    2. Parabéns pelo pensamento, uma reforma Ética e Moral.
      O brasileiro tem que ter vergonha e acabar com a roubalheira, sem ficar nessa de partidos políticos! Roubou, ajiu contra o país, de que modo for, tem que pagar.

      1. Verdade Angélica!
        Roubou ou foi de encontro a qualquer ato que prejudique precisa pagar!
        Mas como a ética e a moral é uma terra onde principalmente as organizações políticas e afins desconhecem,dificilmente terão noção de que precisa uma reforma!

    3. o problema do Brasil é o Brasileiro, todos reclamam da carne estragada, exceto os que participavam e ganhavam com isso, todos reclamam da corrupção exceto os que ganham com o mesmo, brasileiro reclama de corrupção mas saqueia o caminhão que bateu, reclama dos políticos e saqueiam lojas como exemplo temos espirito santo… então nada de alarde, nada de ficar com raiva ou mesmo perplexo uma vez que mais de 70% está em choque pois não recebeu propina também.

  2. Estou indignada com tantas merdas feitas pelas pessoas que representa nós brasileiros. Isso não pode terminar sem um final feliz . Não somos animais humanos não, precisamos de uma limpeza nesse país. Aonde vamos parar? Vamos morrer mais rápido se depender do que estamos passando nesse mundo.Os nossos filhos? Meu Deus que covardia, fazemos de tudo para deixá los doentes ai vêm uns ratos humanos que nos representa e nos aplica veneno nas nossas alimentações?
    Eu tenho nojo desses povo corrupto, sem moral, sem escrúpulos.
    Ratos humanos, , político safados, sem vergonha.
    Não tem o meu foto, não tenho dó dos problemas da sua família.

  3. A corrupção está no DNA.
    É sistêmica.
    Nosso povo precisa acordar e dia 26/03/17 ir para as ruas gritando por um novo governo, novas eleições, novos líderes.
    É o fim dos tempos
    Estou em choque

    1. O problema é que o povo brasileiro até pra manifestar-se tem que ser em horário reduzido, vão pra rua por 2 ou 3 horas , dá um passeio e volta pra casa, pensando que já mudou o país. N Argentina, o povo derrubou 2 presidentes em pouco tempo. Eles vão pra rua e e só sai depois de ver o presidente derrubado, ficam dia e noite, revesando e protestando de verdade, quebrando tudo.

    1. Os brasileiros precisam apoiar, com atitudes concretas , os juízes que estão lutando pela extinção dá corrupção no Brasi. Vamos apoiar os juízes, procuradores, e políticos honestos, para banir essa vergonha nacional.Cadeia para essa corja que está quebrando o Brasil
      Cadeia para os corruptos e corruptores. Salve as autoridades honestas.

  4. Precisamos urgentemente mudar nossas leis de impunidade, pois aja visto que quem tem dinheiro faz o que quer, estamos sem moral ,nosso país está no fundo do poço, vivemos a mercê destes corruptos , estão acabando com os BRASILEIROS, sem emprego, comida contaminada , sem hospitais , sem escola etc..

  5. Que horror.Acorda Brasil. Presta atencao Parana, alimento e tudo esse estado morre gente de mais de cancer, investiguem as causas o veneno usado na lavoura Malta as arvore said fruit fears dos pomares das casas , porque sera? Acorda Brasillllll. Parabens pro rapaz digno que she recusou a fazer o errado

  6. Este homem é um herói. Pessoas assim é que deviam ser homenageadas e receber títulos honoríficos e não alguns corruptos e imorais como costuma acontecer. Este é o símbolo do servidor publico digno e íntegro como é a grande maioria dessa nobre categoria de trabalhadores.

  7. Um absurdo a a falta de respeito e ética no nosso país.
    Vergonha nacional um país ser comandado por quadrilhas, bandidos políticos.
    Isso só irá mudar quando o pensamento de cada cidadão brasileiro mudar também. Precisamos tomar uma atitude.

  8. Rosana
    Concordo com suas palavras e acrescento ainda:
    CRIME ! ! ! ESTÃO TENTANDO MATAR NOSSAS CRIANÇAS COM MERENDA PODRE ! !
    Então te pergunto, a quem você pede socorro, se os orgãos que deveriam zelar pela saúde das crianças, é o principal suspeito ? A meu ver, só nos resta rezar, e pedir pelo amor de Deus, que as Forças Armadas acordem, e venham em defesa da Pátria. Ou estariam eles também envolvidos nessa sujeira toda ?

  9. Repúdio, nojo, decepção, entre outras palavras…
    A que ponto chegamos…
    Por mais que ensinemos em casa e nas escolas, é quase impossível concorrer com tamanha deslealdade daqueles que acreditamos sererem bons para condução da nação. Votos depositados no lixo.
    Acredito no breve final da humanidade. Seres que se dizem “humanos” destruindo a tudo e a todos em especial a si mesmos.
    Que Deus tenha misericórdia.

    1. Ney,
      Através das operações da Polícia federal,da lava Jato e do Ministério Público de todas as esferas,temos observados que quem passa a caneta final são políticos,eles definem,eles decidem quem,como e o que será….resumindo : eles decidem o que vamos comer,como,quando e a qualidade.
      As forças armadas? sinceramente estão caladas..por omissão ou apenas observando não tenho a resposta e como também a OAB e a maçonaria..Três importantes instituições que juntas poderiam resolver este filme de terror!Eles juntos poderiam propor a Reforma Politica!
      Solução?
      #10 medidasjá — urgente
      #pfederalavante
      #lavajatojá – conclusão dos processos/repatriamento/cadeia
      #fimdoforoprevilegiadojá
      #REFORMAPOLITICAURGENTE

  10. S3nhores, que s3 lembra do regime militar pode falar da seguranca que tinhamos neste pais. Podiamos sair de casa com a certeza que retornariamos ilesos. Hoje nao podemos sair porque nao temos a certeza que retornaremos vivos. O congresso e a camara dos deputados deveriam esta lacradis e todos na prisao. Nao podemos mais suportar tanta impunidade. Precisamos urgente que as Forcas Armadas tomem uma providencia o mais rapido possivel, se nao, nosso pais vai virar uma segunda Venezuela.
    Abaixo todo cargo politico do menor ao maior posto, ja vimos que todos sao corruptos ou conivente com a situacao. Basta chega de roubalheira. Nosso pais maravilhoso nao merece esta passando por essa situacao.A nacao nao aguenta mais.

  11. Tenho um filho de 10 anos e, encontro em minha casa, as mesmas dificuldades que vivencio como educadora em minha profissão. Como educar a nova geração em um país em que tudo que é errado é pratica de forma vergonhosa, começando por aqueles que deveriam nos defender?
    A cada novo escândalo vou perdendo os argumentos para convencê=lo do contrário, cada vez que ele diz que este país é uma 💩💀👽🙉

  12. Prezada Rosana. A cada dia que passa, a cada novo escandalo eu tambem afirmava que CHEGAMOS AO FUNDO DO POÇO. Mas, os politicos e o povo brasileiro a cada dia nos proporcionam outros crimes e ilicitos. Concluo que a corrupçao faz parte do DNA do brasileiro. Isso e uma VERGONHA.

  13. Tenho vergonha do Brasil. Políticos corruptos e que não zelam pelo povo, para o povo. Devíamos fazer uma limpeza em Brasília, fazer novaeleição. Está uma vergonha!!

  14. É muito triste ler uma reportagem dessa e saber que nossas crianças e nós adultos comemos carne contaminada e pior ainda de animais mortos.
    Como será que um empresário mafioso desse consegue viver e dormir em paz e por isso que surgem cada vez mais nos seres humanos doenças de diversas formas diferentes e do nada elas surgem (do nada o modo de dizer) agora fica mais claro esse surgimento.
    Deus nos abençoe e proteja dessa raça podre de ser”humano”.
    Parabéns mais uma vez a Polícia Federal e aos ficais honestos.

  15. Uma laranja boa, parabéns a este FUNCIONARIO federal, homens assim que precisamos neste pais, sem medo, corajoso, honra as calcas que veste!

  16. NÃO É NOVIDADE NENHUMA PORQUE EM TUDO NO BRASIL É ASSIM TODOS OS QUE TEM QUE FISCALIZAR NÃO FISCALIZAM SÓ USAM O PODER PARA GANHAR DINHEIRO E NÃO ESQUECEM QUE OS POLÍTICOS ESTÃO POR TRÁS DE TUDO ISSO O BRASIL PRECISA DE UMA REVOLUÇÃO E SÓ OS MILITARES PODEM FAZER ISSO.

  17. E eu me pergunto em quem ou em que confiar. Estamos nas mãos de loucos e miseráveis. Lunáticos sem amor ao próximo. Sem saber a definição de ética. O que vamos dizer e deixar para nossos filhos e netos. Que aceitamos tudo isso, e ñ fizemos nada para mudar essa história???

  18. Vergonhoso nosso país! Sinto medo! Tenho nojo dos governantes e nada acontece, só horror, não temos a quem recorrer, pois não existe ninguém para confiar. Desesperador .

  19. Este já é o resultado do trabalho gigantesco da Polícia Federal – PF/Lava Jato e do nosso juiz Sérgio Moro. O Brasil volta a ter esperança. Acredito que jamais teríamos chegado até aqui, sem a Lava Jato. O políticos envolvidos, praticamente todos farão de tudo para freá-la. A nossa responsabilidade é grande. A LAVA JATO jamais previsou tanto de nós e nós nunca precisamos tanto dela como neste momento. Dia 26/03 eu vou às ruas em defesa da LAVA JATO. Em defesa do Brasil. 200.000.000 de vezes obrigada!

  20. Enquanto não haver punições severas para quem cometem absurdos como estes estaremos sempre à mercê de bandidos…

  21. Infelizmente enquanto tivermos esses Des-governantes que contribuiram para deixar e arrazar nosso País, nada vai mudar. Precisamos de Leis que nos favoreçam, as que estão aí só favorece aos bandidos inclusive os de colarinho branco. É inaceitável pensar que no Brasil, quem está ocupando a Cadeira do Presidente, se dispôs a deixar que vendam alimentos contaminados para receber dinheiro por isso!!! Como pode permitir que empresas descumpram Leis, só para ganhar dinheiro com essa permissão? Se esse País fosse sério, imediatamente todos esses Políticos estariam PRESOS sem a opção do Habeas Corpus, por se tratar de CRIME CONTRA A NAÇÃO. No entanto, eles estão soltos e querendo fazer mais leis para que possam continuar suas práticas expúrias. Isso é impossível de engolir. Tem que existir uma forma de acabar com essa farra dessa GENTALHA Maldita. Que Absurdo!!!

  22. É uma desgraça tudo isso. Mal digerimos um escândalo envolvendo corruptos
    e recebemos essa paulada que nos atordoa nos deixando
    sem rumo. Carne podre??? Contaminada com ácidos cancerígenos??? Estamos alimentando nossos filhos com isso??? É um crime contra a humanidade. Esses bandidos merecem pena de morte. Guilhotina. Que tipo de gente é o brasileiro ?? Tá difícil entender… tá difícil confiar no ser humano. Não há limites para a maldade.

  23. Eu já não como carne nenhuma, nem de frango, há três anos, e não tem me feito falta, como frutas, legumes, peixe. Se todos não comprassem estes corruptos iam à falência pra aprender.

  24. Melhor vocês editar esta foto, pois não é de um frigorífico Brasileiro. E sim uma foto do frigorífico Oakey Beff Export Pty Ltd, localizado em Oakey, Australia.

  25. Tudo é fraudulento, remédios, hospitais médicos assinam livro de ponto sem comparecem ao trabalho, diretores querem receber do SUS cesariana realizada em homens. Infelizmente minha teoria cada dia se comprova ” Tido Brasileiro em um Gen Ladrao, podendo se desenvolver ou não”. Será q isso ficara provado?
    Nós não suportamos mais, tanta roubalheira. A última é a pseudônimo reforma da previdência, q não está nem nunca foi deficitária, pra q? Entregar nossa aposentadoria aos bancos q estão cansados de lucros exorbitantes? Será q um dia seremos obrigados a pegar empréstimos consignados? O governo não vê o povo sendo roubada? O povo pobre cada dia mais pobre. Agora além de sem emprego, sem teto, sem escola, sem médico, sem Peixe , sem carne, e q teremos q ser mais sem? Que Deus tenha misericórdia do nosso povo tão sofrido.

  26. A Sadia falava mal do presunto Luis Augusto e isso era prioridade. Esqueciam de fiscalizar seus próprios fornecedores e a qualidade de seus produtos! Absurdo, neste país onde tudo pode, deixam de lado o certo por uns trocados! Quem morre pode ser um de seus familiares.

  27. Sem muito lero – lero pergunto ingenuamente , o que vai acontecer com esses VERMES – respondo sem muito esforço , levando em consideração esta conjuntura social , politica , econômica e de nossa justiça falida , principalmente , onde vemos a cada dia que passa interesses pessoais serem aplicados , doa a quem doer, ou morra quem morrer , pois em primeiro lugar esta o meu interesse o resto que vá as favas , para não dizer FOD………SE.

  28. Se os ministro tivesse vergonha na cara e um pouco de inteligencia, convocaria o senhor :Daniel Gouveia Teixeira para uma reunião e depois de ouvi-lo direitinho lhe agradeceria e daria oportunidade para ele chefiar todo este sistema.
    Dando-lhe carta branca para promoções e punições.
    Mas acho que aí é pedir demais para os mafiosos.

  29. Na semana em que vários políticos foram citados na operação lava-jato, vamos com calma para não ser apenas para desviar o foco dos políticos ladrões.

  30. LAMENTÁVEL E MUITO TRISTE O QUE ACONTECEU OU ESTÁ ACONTECENDO NO PAÍS.
    AOS POUCOS ENTENDE-SE AS INÚMERAS DOENÇAS QUE SURGEM. PESSOAS PASSANDO MAL…NOSSOS HOSPITAIS COM SUPER LOTAÇÃO ETC. ACREDITAR EM QUEM AGORA?
    TUDO É A GANÂNCIA E A CORRUPÇÃO. NOSSA LEGISLAÇÃO PRECISA COM URGENCIA SER MAIS RÍGÍDA E OBJETIVA.
    CADEIA DE VERDADE E TRABALHO PARA PAGAR O QUE CONSOME ETC. POBRE POVO BRASILEIRO.
    CONTINUAMOS ACREDITANDO E FAZENDO A NOSSA PARTE. TEMOS QUE SER MAIS EXIGENTES NA HORA DE CONSUMIRMOS É NOSSA SAÚDE, É NOSSA VIDA. PARABÉNS A POLÍCIA FEDERAL E SERVIDORES COMPROMETIDOS COM O BEM…

  31. Boa Noite!
    Muito bom participar com todos vocês..
    Expondo nossos mais profundos questionamentos acerca de todas as barbaridades que assolam nosso país..
    A mudança…pode sim acontecer..
    Como?
    Educação Moral e Cívica – OSPB Organização Social e Política Brasileiria.
    De volta ao ensino básico tradicional,sem partido!
    Ouvi uma pessoa dizer que os menos esclarecidos elegem os corruptos mas pensei,como assim?
    Retiraram da escola o que de mais importante tínhamos para a construção do ser cidadão honesto,honrado,patriota negando o direito á Moral e ao civismo elementos fundamentais pautados na ética.

  32. Concordo plenamente com a Rosana, necessário é uma mudança de pensamento, Educação Social, Politica , Moral…. Enquanto não mudar a consciência popular, não haverá politicos ou autoridades honestas……….Não é só conhecimento que mudará a situação, mas a prática do conhecimento. O que muda o mundo é a ação. Como estamos agindo?

  33. Gostaria de parabeniza-lo o verdadeiro profissional pela sua competência que é este fiscal agropecuário da Receita Federal do Estado do Paraná. Está facção criminosa já atua bastante anos neste setor, já trabalhei em um frigorífico que exportava carnes congeladas para a Rússia, Chile e países Asiáticos, eram abatidos 2000 bois diários, setor de desossa que por 7 meses trabalhei, éramos obrigados a fazer horas extras sobre pressão de advertência ou até a perda trabalho, mesmo sobre um imenso cansaço físico e mental tínhamos que fazer o chamado reprocesso. Os canais de comunicação deste país não divulga a matéria completa deste procedimento normal dentro dos frigoríficos, somente quem trabalha ou trabalhou conhece este procedimento, acredito eu que se as pessoas que consome carnes tanto bovina, suína e frango iriam repensar melhor seus hábitos alimentares. A carne é um produto altamente contaminavel, precisa ser resfriada e depois congeladas para ser estocadas dentro de câmeras frias. A carne fraca referida nesta operação recai sobre o reprocesso que se faz dentro dos frigoríficos; contêines que voltam dá exportação por motivos de fitossanidade de seus paises de origem retornam ao Brasil para serem descartados, causando grandes prejuízos aos frigoríficos que não podem perder tudo, assim começa o procedimento: descarga do contêiner contaminado no mesmo setor de desossa em operação normal; estocado em paletes de madeira com lotes númerados conforme as peças como classificam as carnes e levadas as câmeras frias sem nenhum cuidado quanto a contaminacao; procedimento obrigatório do frigorífico diminui a matança de bois para sobrar tempo das equipes do setor de desossa fazer o procedimento urgente chamado de reprocesso onde 2 dias antes todo material do contêiner contaminado é retirado para fora das câmeras frias para irem descongelando ao ar livre nos corredores até o momento do procedimento; com a sala de desossa​ vazia e descontaminada são separadas as caixas que ainda estão boas, posso afirmar com maior clareza etapa mais difícil, carnes apodrecendo e mal cheiro, mesmo assim sobre comando dos chefes classificam ainda lotes que são encaminhados para ser reprocessado; uma outra equipe prepara uma solução com ácido ascórbico onde as caixas separadas são esvaziadas dentro da solução por 3 minutos, aspecto das carnes antes de entrar na solução pretas e cheirando mal, após o tratamento apresenta com vermelha brilhante e partes pretas ou marrons; última fase do procedimento, são colocadas nas esteiras para os faqueiros descascar as peças​, retirando os pretos e marrons, onde finaliza embalando a vácuo e adulterando as datas de validade do produto. Destino da carne reprocessado, mercado nacional pois os países que importa as carnes aumentam suas vigilâncias, sendo assim os frigoríficos não querem correr o risco de perderem seus contratos altamente lucrativos.

Deixe uma resposta