Fachin pede análise de Janot sobre impeachment de Gilmar Mendes

Posted by

fja 2

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre uma ação de autoria de um grupo de juristas que defende o impeachment do também ministro do STF Gilmar Mendes.

O pedido foi apresentado ao Supremo pelo ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles e mais quatro juristas, em dezembro, após o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), arquivar dois pedidos de impeachment contra Gilmar. O mandado de segurança do grupo de juristas tem como objetivo forçar o Senado a dar andamento ao pedido de impeachment. Eles alegam que Renan deveria ter levado o pedido de impeachment à Mesa Diretora do Senado, e não arquivá-lo por conta própria.

Para justificar o pedido, os juristas afirmam na ação encaminhada a Fachin que Gilmar tem “envolvimento em atividades político-partidárias” e participa de julgamentos “de causas ou processos em que seus amigos íntimos são advogados” e “de causas em que é inimigo de uma das partes”. Os juristas dizem que Gilmar atua em julgamentos nos quais deveria se considerar suspeito.

O despacho de Fachin para que a PGR se manifeste foi assinado na segunda-feira da semana passada, 24, antes da sessão da Segunda Turma em que foram concedidos habeas corpus tanto ao pecuarista José Carlos Bumlai e quanto ao ex-assessor do PP João Cláudio Genu, que ocorreu na terça-feira, 25.

 

Advertisements
Anúncios

5 comments

  1. Todos os fascistas devem ser exonerados de todas as formas de seus cargos, só assim o Brasil terá chance de se tornar um País melhor… Confio cada vez mais que meus filhos e netos viveram uma democracia de verdade,chega!!

  2. Enquanto tivermos uma quadrilha no STF à corrupção se perpetuará e a lava jata rola ladeira abaixo. Só há um jeito, fechar o congresso e os militares tomarem conta ou em 10 anos isto vai virar uma índia.

  3. Eu que faço parte do povo brasileiro, quero pedir ao juiz Sérgio Moro, ao Ministério Público, aos Procuradores, a OAB e a Polícia Federal que não arredem de suas investigações e punições quanto a Lava Jato, doam quem doer, porque todos os senhores foram concursados para isso, creio que não devem nada a nenhum desses políticos corruptos, e que o povo está com vcs. Infelizmente, alguns da nossa Suprema Corte, nos envergonha, parecem até que não passaram pela OAB, será que são somente biónicos?

Deixe uma resposta