O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre uma ação de autoria de um grupo de juristas que defende o impeachment do também ministro do STF Gilmar Mendes.
O pedido foi apresentado ao Supremo pelo ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles e mais quatro juristas, em dezembro, após o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), arquivar dois pedidos de impeachment contra Gilmar. O mandado de segurança do grupo de juristas tem como objetivo forçar o Senado a dar andamento ao pedido de impeachment. Eles alegam que Renan deveria ter levado o pedido de impeachment à Mesa Diretora do Senado, e não arquivá-lo por conta própria.
Para justificar o pedido, os juristas afirmam na ação encaminhada a Fachin que Gilmar tem “envolvimento em atividades político-partidárias” e participa de julgamentos “de causas ou processos em que seus amigos íntimos são advogados” e “de causas em que é inimigo de uma das partes”. Os juristas dizem que Gilmar atua em julgamentos nos quais deveria se considerar suspeito.
O despacho de Fachin para que a PGR se manifeste foi assinado na segunda-feira da semana passada, 24, antes da sessão da Segunda Turma em que foram concedidos habeas corpus tanto ao pecuarista José Carlos Bumlai e quanto ao ex-assessor do PP João Cláudio Genu, que ocorreu na terça-feira, 25.
Todos os fascistas devem ser exonerados de todas as formas de seus cargos, só assim o Brasil terá chance de se tornar um País melhor… Confio cada vez mais que meus filhos e netos viveram uma democracia de verdade,chega!!
É agora a hora de acabar com esses abutres de toga!
Enquanto tivermos uma quadrilha no STF à corrupção se perpetuará e a lava jata rola ladeira abaixo. Só há um jeito, fechar o congresso e os militares tomarem conta ou em 10 anos isto vai virar uma índia.
Eu que faço parte do povo brasileiro, quero pedir ao juiz Sérgio Moro, ao Ministério Público, aos Procuradores, a OAB e a Polícia Federal que não arredem de suas investigações e punições quanto a Lava Jato, doam quem doer, porque todos os senhores foram concursados para isso, creio que não devem nada a nenhum desses políticos corruptos, e que o povo está com vcs. Infelizmente, alguns da nossa Suprema Corte, nos envergonha, parecem até que não passaram pela OAB, será que são somente biónicos?
O Brasil precisa mudar. Fora Gilmar Mendes. Chega de impunidade dos bandidos de toga!