STF pode impedir prisão de Lula por causa de “comoção popular”

Posted by

stf 4

 

A decisão sobre o destino do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não saiu, mas são muitas as especulações sobre o futuro do petista. Réu em cinco processos, Lula corre o risco de ser condenado pelo juiz Sergio Moro e, se recorrer a 2ª instância, também pode ser condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). No entanto, o STF (Supremo Tribunal Federal) pode evitar que o ex-presidente seja preso de imediato.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, embora a maioria da corte geralmente siga a regra que permite a reclusão depois que a sentença de um magistrado é confirmada por um tribunal de 2ª instância, os ministros não são obrigados a adotar esta tese.

Alguns membros do STF avaliam que a prisão de Lula poderia causar uma grande comoção, às vésperas ou mesmo em ano eleitoral, isso poderá influenciar o Supremo a garantir que Lula aguarde em liberdade até que eventual sentença condenatória seja confirmada pelos tribunais superiores de Brasília, em última instância.

Ainda de acordo com a coluna, pelo menos cinco ministros tenderiam a adotar essa conduta: Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Estes magistrados do STF já têm decidido no sentido de permitir que réus respondam em liberdade até o julgamento de seus processos em terceira instância

No entanto, se condenado em 2ª instância, Lula não deve escapar da Lei da Ficha Limpa e ficará inelegível para 2018.

Advertisements
Anúncios

10 comments

  1. COMOÇÃO?????!!!!!!!!!!! Movimento de baderneiros pago pela CUT, MST,PT,PSOL,PCdoB E OUTROS partidos vermelhos. Desculpa esfarrapada deste trio de Bandidos do STF. Nenhum tem a HOMBRIDADE de falar que seus atos são baseados em suas opiniões próprias ,pois são paus mandados de LULALADRÃOMOLUSCODENOVEDEDOS.

  2. Se esses bandidos do STF detém um só passo nesse sentido, aí não nos restará mais nenhuma dúvida de que, contrário ao que crer o Comando do EB, ‘AS INSTITUIÇÕES estão a serviço do crime, funcionando, mas a propósitos do comando do crime organizado. Teremos então de nos levantar de novo e, aos milhões, como em 2015, irmão às ruas exigir o fim dos três poderes e a intervenção militar.

  3. COMOÇÃO???? COMO ASSIM ???
    DE QUEM???
    Pelo amor de Deus…eu não acredito que todos os envolvidos foram presos, e este Sr não pode???
    Não acredito que novamente irão dar um tapa, na cara dos brasileiros.
    Este Sr acabou com o Brasil..
    Roubou, temos milhões de desempregados, com família ..perdendo suas casas, por falta de trabalho…etc
    E vem me dizer que não vão prender um bandido. .
    Eu só posso lamentar, que estas pessoas, que fazem parte do STJ, e dizer que eles deveriam ter vergonha, pois se fossem da minha família, eu teria e muita

    1. Um bandido deste da pior espécie, acusado de ser o mandante do maior roubo da historia da humanidade não ser preso por comoção?comoção de bandidos vagabundos criados e sustentados pela facção pt e diga-se sustentados com dinheiro do povo brasileiro qctrabalga e paga os impostos.
      Sinceramente estes canalhas do stf, paus mandados deste verme luladrão tinham q ser todos enforcados junto com lula e todos destacorja.
      Isto é uma vergonha!!!!!

  4. Infelizmente esses cidadãos da Suprema Corte não tem ética nem moral para exercer a função de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Porém nada fugira a justiça de Deus e que a luz do universo traga a Paz e harmonia para o nosso querido BRASIL.

  5. É o que dá para esperar daquela cloaca. Alguns daqueles “nomeados” ali não passam em concurso nem para Gari.
    Só lavando aquilo tudo com soda cáustica e começando de novo com concursados auditados pela Justiça .

  6. O que causa “comoção popular” não é a prisão de Lula, mas imorais dessa laia estarem no STF, em vez de estarem na cadeia!

  7. Se o STF fizer a canalice de não mandar o Lula pra cadeia aí temos que reza pra que uma força maior que é Deus, mandar um dilúvio pra afogar o Brasil pois os justos não aguenta mais tanta vergonha.

Deixe uma resposta