7 perguntas sobre o áudio com Temer

Posted by

Joesley

As gravações de Joesley são legais?
O STF tem decidido pela legalidade de gravações feitas pelo próprio participante de uma conversa. A dúvida sobre a legalidade surge quando uma pessoa grava, sem ordem judicial, conversas de terceiros, o que não foi o caso de Joesley.

O STF sabia que as gravações haviam sido feitas por Joesley sem acompanhamento judicial?
Sim. Quando o ministro Edson Fachin ordenou a abertura dos inquéritos, verificou a origem das gravações, relatada pela PGR (Procuradoria Geral da República) logo nos primeiros parágrafos do pedido de abertura da investigação. Caso houvesse ilegalidade, o ministro poderia ter ordenado a retirada dos arquivos dos autos

Havia “ação controlada”, monitorada pelo Judiciário, para acompanhar as gravações de Joesley?
Não. A “ação controlada” começou depois da entrega dos áudios

As gravações passaram por edição?
Antes de enviar as gravações ao ministro Edson Fachin, a PGR submeteu os áudios a exame prévio, por um setor técnico da Procuradoria, que não encontrou qualquer sinais de fraude ou adulteração das gravações

Na conversa com Michel Temer, há interrupções bruscas na gravação, o que levou advogados de defesa alegarem edição ou fraude. O que houve?
Poderá ser feita perícia nas gravações a pedido da defesa. Segundo a PGR, houve atritos entre o equipamento e a roupa de Joesley, o que pode ter causado interrupção das gravações, mas não edição ou fraude

Qual o equipamento usado nas gravações?
Os investigadores não sabem, pois Joesley Batista entregou os arquivos em pendrive. Ele colocou o equipamento no bolso do paletó. Isso explica a baixa qualidade em diversos momentos do áudio

Joesley disse que se reuniu com Temer em 7 de março, mas o nome do arquivo indica 14 de março. Por que isso ocorreu?
Não há dúvida sobre a data, já confirmada pelo próprio Planalto. Provavelmente o arquivo foi renomeado quando foi baixado do equipamento de gravação para um computador.

Deltan Dallagnol

Advertisements
Anúncios

10 comments

  1. O gravador usado tem sensor de voz. Quando os sons são muito baixos ou inexistentes ele não grava, quando existe som a certo nível em dB (decibel) ele começa a gravar. São observadas várias interrupções por esse motivo, tornando difícil a compreensão das conversas com a quebra das sequências. Até mesmo edições são difíceis de observar por esse motivo.

  2. Quem autorizou o acordo de delação deles ? E havendo a confirmação de que há 50 edições no audio, a delação será desconsiderada por inteiro, inclusive no caso das provas contra o Lula por exemplo? E por fim se ficar comprovadas as edições o Fachin e o Janot e outros poderão processados por golpe contra o presidente?

  3. É muita sujeira! Nada mais me surpreende. Temos q por um basta. Confiscar tudo que possuíram através desses anos roubando e matando o nosso povo. O meu maior temor é esse Fantasma chamado Lula ainda se pronunciar p eleições.

  4. O que estão tentando fazer é um absurdo! Nesse momento histórico, é necessário fazer valer a Constituição Brasileira, para que o verdadeiro caos não se instale.
    Está mais que evidente, a manipulação encontrada em toda a trama da gravação dos audios, como também é intrigante que a PGR ter permitido que esse vídeo muito mal elaborado, inclusive gravando um Presidente da República, saísse na mídia sem passar por uma análise mais aprimorada referente à Fonética Forense para que o País não entrasse, novamente, num estado de calamidade total.
    Estou entendendo que há um grande complô político entre alguns grandes partidos, para forçar uma nova eleição direta, coisa que não poderá acontecer por se tratar de um ato INCONSTITUCIONAL. Mormente se esse complô alcançar grandes proporções da maneira como está sendo levado pela grande mídia televisiva manipuladora por excelência, entraremos no “Caos do Caos”, a começar pelo desemprego de proporções incalculáveis.
    Temos que exigir que a CONSTITUIÇÃO seja respeitada até o final desse terrivel momento que nos impuseram.
    Sinto-me indignada, em saber que os resposáveis, jogam o País no ESGOTO, acabam com a estabilidade financeira que engatinhava para melhora e saem como os “Bem Feitores da Nação”!!! A meu ver, deveriam estar presos e incomunicáveis, tamanha a corrupção que “eles” colocaram no País, aceitando fazer pagamento de somas inimagináveis a maioria da população, instituindo o Caos nos órgãos públicos, deixando o País desacreditado e, não vão pagar absolutamente nada pelos seus CRIMES!!!
    Por favor, abram todas as CADEIAS, nossos bandidos são nada comparados ao que esses VERMES fizeram para com o País e seus cidadãos.
    Agora é imperativo que se cumpra o que está escrito na CONSTITUIÇÃO, não podemos deixar que a inflamação de alguns partidos políticos interessados nessa instabilidade nos leve a engano.

    1. Plenamente de acordo com você Lolita Glória, lamentável não ser esse o raciocínio geral, ao contrário, há mais defensores dessa desordem do que se possa imaginar, os aproveitadores de plantão, os que defendem quanto pior melhor vão tentar tirar proveito da balbúrdia já instalada no país. O que virá depois é mera especulação, não se pode ter a menor idéia do que irá acontecer.

  5. O necessário agora é que as FFAA tomem o controle e nada de eleições até que se ponha ordem nesse país e que todos tomem seus devidos lugares, isto é, na cadeia.
    Como dizem, não temos bandidos de estimação.
    Vamos por ordem nesse país, precisamos de vergonha na cara e parar de defender mais feitores. Vamos respeitar a constituição e não ficar mudando as regras conforme as merdas que fazem a cada dia.

  6. Me indgno com a preocupação das pessoas com a legalidade das provas e ninguém se preocupa com os atos praticados por esses bandidos que ocupam o poder e tentam sorrateiramente derrubar a lava jato , incrível como aceitam facilmente a possibilidade de fraude nas gravações, mas não levam em consideração a gravidade de seu conteúdo, quando a autoridade máxima do Brasil se cala diante de comentários tão sórdidos , me lembro de um ditado popular, quem cala consente. O BRASIL está sendo passado a limpo, a corrupção assola a classe política brasileira em geral , não tem como limpar sem causar estrago, é momento de mudanças geral, mudança de consciência, refletirmos e compreendermos que como está não pode continuar, ano que vem tem eleição, devemos dar a nossa resposta nas urnas . Voto consciente e apoio incondicional ao Ministério público e a lava jato.

  7. Estou estranhando os comentários de Deltan. Foi constatado claramentte que houve edições na gravação. Esta investigação não passou pela lavajato. Por que Deltan está dando pitaco nela? Ele está abonando todas as atitudes do PGR, sem ter nada a ver com o caso. Está muito suspeito. Teria razão o Reinaldo Azevedo em fazer muitas criticas principalmente a atuação do Deltan? Será que a fama subiu à cabeça do Deltan e está se achando uma estrela? Por que ele está dando opiniões sobre a situação do Aecio? Está fora da alçada dele. Vamos acompanhar de perto as atitudes do Deltan, mas parece que ele está passando da lavajato para a assessoria do PGR.

Deixe uma resposta