“TSE está cassando mais do que a ditadura”, diz Gilmar Mendes

Posted by

Screenshot_2017-06-07-07-46-15.jpg

Os ministros Herman Benjamin e Gilmar Mendes travaram um embate nesta terça-feira durante o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode levar à cassação da chapa Dilma Rousseff e Michel Temer. A sessão foi suspensa pouco depois das 22h e será retomada às 9h desta quarta.

Presidente da corte, Gilmar fez um aparte durante as considerações iniciais do relator da ação, Herman Benjamin, e destacou a importância de um processo que pode derrubar o governante do país. “Temos uma situação singular, que não é comezinha, que é a impugnação de uma chapa presidencial”, afirmou. Para comparar, Gilmar citou “parlamentares, vereadores e prefeitos” que perdem o mandato e, em tom de crítica, afirmou que o TSE estaria “cassando mais do que a ditadura”. Por fim, o presidente da corte disse que o processo é um aprendizado e que “mais importante que o resultado do julgamento” é conhecer como funcionam as campanhas presidenciais.

Ao retomar a palavra, Herman respondeu para o colega: “As ditaduras cassavam e cassam quem defende a democracia. O TSE cassa aqueles que vão contra a democracia. É uma enorme diferença”. Gilmar, então, retrucou. “De qualquer forma, nós temos que ser moderados”, disse. “Essa é uma intervenção indevida no processo democrático eleitoral e nós temos que ser muito cuidadosos com isso.” Herman concordou e acrescentou que a “soberania do voto popular” deve ser protegida também de infrações.

Advertisements
Anúncios

4 comments

  1. Ambos tem opinião ERRADA… difícil pensar em cassar ou não a tal DEMOCRACIA em um país sob REGIME COMUNISTA CAMUFLADO…. infelizmente o Governo Militar deixou escapar a oportunidade de limpar de vez o país quando concordou com a abertura e anistiou todos esses pseudo-socialistas e terroristas de plantão (FHC , ZÉ DIRCEU e sua trupe) permitindo que se infiltrassem e aplicassem as táticas ministradas por Gramsci ao pé da letra… o resultado está escancarado agora com todo o estado aparelhado e o povo completamente desorientado diante da CORRUPÇÃO ENDÊMICA QUE TOMOU CONTA DO BRASIL – O PAÍS DO FUTURO QUE JAMAIS VIRÁ!!!!

    1. Comunismo camuflado ? De que planeta você veio ? Onde você encontra o fim da propriedade privada no Brasil, exatamente quando fica tão claro que as empresas de capital privado, é que mais estão influindo nas eleições, financiando as campanhas e políticos…
      O Brasil está longe de ser um comunismo e pelo contrário, aqui se pratica o capitalismo selvagem que abocanha não só o dinheiro do Estado, mas também, as próprias instituições do Estado !
      Me poupe…

  2. achei muito boa as respostas do ministro herman, afinal, segundo o ministro gilmar, mesmo que o prefeito, governador, vereador, presidente, senador, esteja roubando, em nome de uma moderação, não se deve caçar o corrupto? há sim uma grande diferença entre um regime ditatorial, caçar e fazer o que quiser à troco de nada e uma democracia caçar seus membros do governo comprovadamente corruptos, ou não??

Deixe uma resposta