“Justiça eleitoral não deve se submeter à vontade povo”, finaliza Gilmar Mendes em absolvição da chapa Dilma-Temer

Posted by

GM

 

A chapa composta pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o atual presidente, Michel Temer (PMDB), foi absolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das acusações de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2014, quando foi reeleita. Em um julgamento que se arrastou desde a terça-feira, os ministros Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira de Carvalho e Gilmar Mendes, que deu o voto de Minerva, se posicionaram contra a cassação da chapa; os ministros Herman Benjamin, relator da ação, Luiz Fux e Rosa Weber decidiram pela condenação e foram vencidos.

Na finalização do discurso, Gilmar Mendes declarou: “A justiça eleitoral não deve ser submeter à vontade povo”, e acrescentou que o Tribunal deve ter pulso firme manter a independência.  “Essa corte aplica a lei e dela não se afastou”.

O ponto-chave para a absolvição da chapa Dilma-Temer foi a desconsideração por Mendes, Maia Filho, Gonzaga e Carvalho dos depoimentos de delatores premiados da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura. O placar final havia se desenhado na manhã de ontem, quinta-feira, quando o quarteto deu indicativos de que excluiria os testemunhos de delatores entre as provas. Benjamin, Fux e Rosa Weber consideraram as delações em suas decisões.

Advertisements
Anúncios

16 comments

  1. Parabéns ao Ministro Hermann Benjamin, ao Ministro Luiz Fux e a Ministra Rosa Weber. Ainda resta a estes moral e esperamos que ética. Aos demais desconsidero, ao Gilmar Mendes o inferno, prorrogou o nosso sofrimento, terá seu retorno. Dinheiro não compra passagem na morte, e muitas vezes nem na vida. Tem doenças que trazem o inferno para a vida.

  2. Deveria o PGR analisar melhor a vida desse cidadão que é pago pela população para fazer justiça. Alguma coisa tem de errado nisso tudo…é muita prepotência para uma pessoa só nesse país.

  3. Assim é fácil, dizer que não se afastou da lei, se afastando das provas!
    Fora que o cinismo e o autoritarismo entranharam nos Três Poderes, esse farsante do Gilmar Mendes tem sido um dos exemplos máximos disso.
    As provas e áudios dele em conluio com políticos indiciados são provas incontestes que para o bem do país e sanidade da Justiça ele precisa sofrer impedimento.
    Essas Cortes funcionam em espaços de altíssimo luxo, pagos com o dinheiro do contribuinte, para tomarem decisões abjetas que prejudicam diretamente a vida destes mesmos cidadãos contribuintes e ameaçam segurança do País!

  4. Como que não devem ouvir a voz , os anseios do povo, se é esse povo que paga seus salários e seus luxos, se é este mesmo povo que elege seus” representantes” e, portanto devem tirá-los de onde os colocaram?

  5. E o STE não deve se submeter a vontade do povo que paga imposto, mas sim aos marginais corruptos que são pagos pelo povo, não é Gilmar Mendes? Esta peça nem deve ser chamada de Senhor e muito menos de juiz, isto não é juiz nem de rimha de galo, este cara e uma piada de mau gosto!

  6. Este Gilmar Mendes nitidamente atua contra o povo favorecendo criminosos. Quando vão investigar este bandido.

  7. 2 meses de férias,altos salários,carros mordomias,ajuda universitária para filhos .A arrogância do GILMAR MENDES é um nojo.
    Como ele diz “somos supremo”
    Justiça desacreditada. Como já disse o capitão Nascimento,VAI DAR MÉRDA !O POVO JÁ ESTÁ CANSADO.

  8. Você, Gilmar Mendes e um funcionário público, seu salário e pago por mim que sou cidadã deste pais, eu te demito por não confiar mais no seu trabalho…

  9. Mas isto tudo que vem acontecendo deve ter um enorme suporte, uma super proteção, pois as provas apresentadas tem um verdadeiro e expressivo teor de comprovação.
    Um relatório robusto de declarações.e provas que por si só é bastante para cassar a chapa das eleições de 2014. Houve uma enorme armação que a história irá mostrar. Quem viver verá.

  10. Só acho que o Exmo. senhor Gilmar Mendes deveria pedir pra sair.
    Porque ele está ridicularizando o povo nos não valemos de nada mais.
    Provas na nossa cara de que os corruptos nos roubaram. Vergonha esse tribunal. (FORAGILMARMENDES)

Deixe uma resposta