Fachin tira Lula e Cunha das mãos de Moro

fach

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou recursos apresentados pelas defesas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e tirou quatro investigações relacionadas às delações premiadas dos executivos da construtora Odebrecht da alçada do juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba.

A pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Fachin havia remetido os trechos das delações que mencionam Lula e Cunha para Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância. Os advogados do ex-presidente da República e do deputado cassado recorreram ao relator da Lava Jato no Supremo argumentando que os três episódios citados pelos delatores da empreiteira não têm relação com as irregularidades cometidas na Petrobras.

Em relação a Lula, eram menções sobre favorecimento da Odebrecht em Angola, pagamento de mesada ao irmão do petista e irregularidades nas hidrelétricas do Rio Madeira. Já os fatos relatados pelos dirigentes da Odebrecht sobre Eduardo Cunha tratavam de suspeitas sobre a contratação da empresa Kroll para tentar barrar as investigações da Lava Jato.

Fachin reavaliou os casos a pedido dos advogados e decidiu mandar as suspeitas sobre pagamento de mesada ao irmão de Lula para a Justiça Federal de São Paulo. Além disso, o magistrado do STF despachou os relatos sobre o Rio Madeira e Angola para a Justiça Federal do Distrito Federal.

As menções a Cunha também ficarão na Justiça Federal de Brasília. Segundo o relator da Lava Jato no STF, os crimes devem ser apurados onde foram cometidos ou onde ocorreram as tentativas de praticá-los.

Advertisements
Anúncios

9 comentários

  1. Nas mãos de moro tinhamos a certeza que esses crimes não ficaria sem punição com essa mudança pode acontecer de ficar sem punição

    1. Nas mãos de moro/psdb só ficariam impunes os crimes do seu partido. Partido aliás que é filiado, sua mulher é advogada, seu pai foi um dos fundadores no Paraná. Ninguém viu por aqui uma equipe tão parcial e desprovida de ética. Ora os rapazes de moro e o próprio moro queriam surfar na onda das celebridades. Aí chega policiais e juízes da equipe da lava jato de brasilia que não vivem na mídia e mostram trabalho. Desbaratanto a quadrilha CRIMINOSA de temer e Aécio. E o sr juiz de partido a três anos perseguindo o LULA.

    2. crimes Lula só tem o roubo das aguas do riu san francisco , para matar a cede o povo do nordes , um progeto que já vem desde a epoca de pedro alvaro cabral , e a fome que ele mata desde 2003 ,que morriam 300 pessoas de fome por dia ,, e tem todos urgumentos para julgal o Lula um dos homns de bem mais honesto que o brasil já teve , façam o vosso dever que Deus não falha com o dele

  2. infelizmente nosso brasil esta entrando em um poço sem fim. mais os brasileiro não querem ir para as ruas…. preferem ficarem casa vendo desenho…… tudo isso só vai mudar nas ruas.

  3. Cada vez mais o magistrado brasileiro enoja a população digna de respeito. Não somos idiotas e esses sujeitos utilizam de subterfúgios técnicos da profissão para dizer esse ladrão não roubou tanto assim… mas é meu amigo!!!
    A indecência magistral está fazendo com que o popular atinja seu limite de tolerância e suportar essas ações desrespeitadoras da ordem, da legalidade e da ostentação desses políticos espúrios que estamos à mercê nos nossos governos!
    É no mínimo lamentável e inojador! Chega de palhaçadas…

  4. ESTAMOS CONFIANTES NA SENTENÇA…O DR. MORO VAI DAR PENA DE 39 ANOS PARA ESSE TRAIÇOEIRO CHAMADO LULA….VOTEI DUAS VEZES PARA ESSE CAFAJESTE PARA PRESIDENTE E ESSA DESGRAÇA ACABOU CONOSCO, CLASSE MÉDIA….NÓS QUE VOTAMOS NELE TEMOS O DIREITO DE EXIGIR JUSTIÇA.

Deixe uma resposta