Diretor da PF do Paraná encerra força-tarefa da Lava Jato

Posted by

 

Drpf

Criada em 2014 para atuar exclusivamente nas investigações da Operação Lava Jato, a força-tarefa da Polícia Federal (PF) do Paraná foi encerrada.  Atribui-se a decisão ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello.

Apesar da deliberação, em teoria, não significa o fim das investigações. Mas, a partir de agora, os delegados e agentes deixam de atuar exclusivamente na Lava Jato e passam a trabalhar também em outros casos conduzidos pela Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros.

Oficialmente, a Polícia Federal informou que o desmanche do grupo de trabalho se deu por uma “diminuição na demanda de trabalho da Lava Jato em Curitiba”. Nos bastidores, no entanto, acredita-se em outros motivos. Segundo informações apuradas pela Gazeta do Povo, a quantidade de inquéritos em andamento ainda é grande. Além disso, bastante material relacionado às delações da Odebrecht e da JBS deve ser enviado a Curitiba, levando à abertura de novos inquéritos.

No auge da operação Lava Jato, entre 2015 e 2016, a força-tarefa tinha nove o delegados. No final de maio, a equipe foi reduzida para seis, e atualmente, o número é de apenas quatro. Houve redução no número de agentes e peritos, além de cortes no orçamento destinado à operação. Em nota, a Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná informou que o efetivo atual está adequado à demanda e será reforçado em caso de necessidade.

“Os grupos de trabalho dedicados às operações Lava Jato e Carne Fraca passam a integrar a Delegacia de Combate à Corrupção e Desvio de Verbas Públicas. A medida visa priorizar ainda mais as investigações de maior potencial de dano ao erário, uma vez que permite o aumento do efetivo especializado no combate à corrupção e lavagem de dinheiro e facilita o intercâmbio de informações”, diz a nota.
Procurador “antecipou”

Na noite de quarta-feira (5), o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Carlos Fernando dos Santos Lima havia “antecipado” o “fim” da força-tarefa na PF. “A força-tarefa da Polícia Federal na operação Lava Jato deixou de existir. Não há verbas para trazer delegados”, publicou Lima em sua página no Facebook.

Lima, que integra a força-tarefa pelo MPF, ainda criticou o presidente Michel Temer, postando junto com sua publicação uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo que mostrava a liberação de emendas parlamentares após a delação da JBS. “Mas para salvar o seu mandato, Temer libera verbas à vontade”, disse o procurador.

A íntegra da nota da PF
Confira a íntegra da nota divulgada pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná:

1. Os grupos de trabalho dedicados às operações Lava Jato e Carne Fraca passam a integrar a Delegacia de Combate à Corrupção e Desvio de Verbas Públicas (DELECOR);

2. A medida visa priorizar ainda mais as investigações de maior potencial de dano ao erário, uma vez que permite o aumento do efetivo especializado no combate à corrupção e lavagem de dinheiro e facilita o intercâmbio de informações;

3. Também foi firmado o apoio de policiais da Superintendência do Espírito Santo, incluindo dois ex-integrantes da Operação Lava Jato;

4. O modelo é o mesmo adotado nas demais superintendências da PF com resultados altamente satisfatórios, como são exemplos as operações oriundas da Lava Jato deflagradas pelas unidades do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, entre outros;

5. O atual efetivo na Superintendência Regional no Paraná está adequado à demanda e será reforçado em caso de necessidade;

6. A Polícia Federal reafirma o compromisso público de combate à corrupção, disponibilizando toda a estrutura e logística possível para o bom desenvolvimento dos trabalhos e esclarecimento dos crimes investigados.

Advertisements
Anúncios

8 comments

  1. Sr. LIMA… isso é uma grande mentira. ““A força-tarefa da Polícia Federal na operação Lava Jato deixou de existir. Não há verbas para trazer delegados””, com tanto dinheiro sendo repatriado um percentual tem que ser destinado à força. DIGO: ou você virou um fantoche ou é muito incompetente!!!!

  2. Cada desculpa IDIOTA, para esconder o verdadeiro objetivo que é MINAR A LAVA JATO e proteger os corruptos!!!

  3. Isto foi a maneira pela qual o poder central (presidência da república) encontrou para frear as investigações de corrupção que enlamea todos os poderes da república, inclusive e, (para vergonha nossa), o poder judiciário maior da Nação – o S T F.

  4. A TODOS BRASILEIROS QUE REALMENTE QUEREM ACABAR COM A CORRUPCAO.

    ENQUANTO NAO FOR DENUNCIADO A MIDIA DOS CONTINENTES:

    1-AMERICA DO NORTE (ESTADOS UNIDOS E CANADA, PORQUE O MEXICO QUE FAZ PARTE DA AMERICA DO NORTE, E TAO CORRUPTO QUANTO O BRASIL)

    2-EUROPA (EXCLUINDO PORTUGAL, ITALIA E ESPANHA QUE SAO SUPER-CORRUPTOS).

    3-ASIA.

    4-OCEANIA-

    ALEM DA O.N.U., O.E.A. DIREITOS HUMANOS, ETC…A VERGONHA QUE ESTA SE PASSANDO NO BRASIL, NADA IRA MUDAR.

    SOU BRASILEIRO NATURALIZADO AMERICANO DESDE 1980 RADICADO EM BEVERLY HILLS, CALIFORNIA E JA ESTOU FAZENDO MINHA PARTE LEVANDO AO CONHECIMENTO DOS POLITICOS DE MEU ESTADO O CAOS QUE SE ENCONTRA O BRASIL! ESPERAMOS QUE TODOS AI FACAM O MESMO. NAO EXISTE CORRUPCAO, EXISTEM POPULACOES QUE PERMITEM A CORRUPCAO! A CULPA E NOSSA PASSIVIDADE E ZONA DE CONFORTO…NAO HA GLORIA SEM SACRIFICIO, TEMOS QUE SAIR AS RUAS (SEM BADERNA), FAZER ABAIXO ASSINADOS, ETC…

  5. Chama-se cachorrada e proteger corrupto! Falta de compromisso com o País. Só pensam em salvar os seus mandatos. A Polícia Federal deveria ser uma “Instituição Independente” para que essa corja não metesse a mão.

  6. Sempre, desde o início que exaltavam o Moro, me perguntava:-Até quando vão deixar esse cidadão brasileiro trabalhar??- alguns me criticavam por isso, então o programa anti corrupção está realmente sendo minado pelo poder politico sujo que age com o patrocinio da máfia dos grandes empresários em nosso país. Como disse o então presidente Figueiredo -“” Eu pensei que como presidente do Brasil iria mandar no país como eu mandava no exército”” até ele se enganou, pois não sabia que ia encontrar pela frente um forte esquema que realmente manda.

  7. Agora tá na hora da revolução eles não querem justiça nem tampouco mudanças ….. povo tá na hora de se unir e estabelecer novas metas ….. ou amanha vc estará preso e sendo acusado de ser um subversivo.

Deixe uma resposta