O que nos motiva a trabalhar na Lava Jato?

Procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Força-tarefa da Lava Jato responde:

“Às vezes nos perguntam o que nos inspira a trabalhar na Lava Jato. Muito para além de buscar a responsabilização dos corruptos, o que é uma questão de justiça, o que nos move é uma razão humanitária que está dentro de todos nós. Por trás dos rostos dos corruptos, está a dor e o sofrimento humano dos espoliados com quem nós nos identificamos. São aqueles que morrem lentamente nas filas de hospitais, mendigando por seu direito básico. São aqueles que tiveram roubada sua educação de qualidade e hoje não têm oportunidades de trabalho. É a desesperança de um povo que se vê como um país do futuro que nunca vira presente. Há uma correlação inversa entre corrupção e IDH. Ou seja, países com altos índices de corrupção possuem baixo desenvolvimento humano (pobre educação, renda e saúde), e o inverso é verdadeiro. Não adianta conseguir estabilidade hoje e continuar pagando o preço da corrupção pelo resto de nossas vidas. É hora de arrumar a casa.
Odebrecht, JBS e as outras grandes empresas são clientes de um sistema político corrupto. Saía um cliente do balcão de negócios, outro entrava. Alguns já foram revelados, mas muitos ainda estão encobertos. Enquanto não decidirmos mudar, como sociedade, outros clientes surgirão. A mesma Velha Política continua no balcão, e já mostrou que está disposta a prosseguir mesmo em meio à Lava Jato, protegida pelas imunidades do poder. 
O desafio é enxergar que por trás da face dos corruptores está um sistema apodrecido e que apodrece grande parte daqueles que nele ingressam. Quem está lá jamais mudará esse sistema que os favorece no presente/futuro e os protege dos crimes do passado. A verdadeira mudança virá pelo amor: pela postura, pelo serviço e pelo engajamento cívico de cada um de nós. A responsabilização de todos os políticos é necessária, mas não suficiente. É preciso ir além disso.
Se queremos transformação, precisamos de uma renovação política em 2018 que venha aliada com o comprometimento dos candidatos com uma agenda anticorrupção. Os candidatos em 2018 deverão ser selecionados não só por suas palavras, mas por suas atitudes. Os votos dados no Congresso em 2016 e 2017, em momentos cruciais – na cassação dos corruptos nas comissões de ética, nas 10 medidas e na responsabilização de corruptos, sejam quem forem, mesmo um presidente – devem contar mais do que palavras. Estamos cansados de palavras vazias de compromisso político contra a corrupção. Há várias entidades da sociedade trabalhando nesse sentido, para tornar mais visível quem está do lado da população e quem está do lado da Velha Política. Isso é um grande avanço democrático. Se a moda pega, traremos para o presente aquele que até hoje não passou do país do futuro.”

Participe da discussão

4 comentários

  1. BRASIL PAÍS ONDE NÃO TEM JUSTIÇA, CHEIO DE TANTAS INJUSTIÇAS… AMOR A PÁTRIA E AO PRÓXIMO, QUE É BRASILEIROS HONESTOS, A ESPERANÇA DO POVO É SÉRGIO MORO… A NAÇÃO BRASILEIRA AGRADECE A LAVA JATO, A CORAGEM DE DEFENDER NOSSO PAÍS DESTES POLÍTICOS CORRUPTOS, COVARDES QUE ESTÃO ERRADOS ROUBARAM BILHÕES TRILHÕES DO POVO BRASILEIRO…. SÉRGIO MORO CORAJOSO ÍNTEGRO COMPETENTE ÚNICO JUSTO IMPARCIAL JUÍZ FEDERAL CRIMINALISTA HONESTO DÍGNO DE TODA HONRA E TODA GLÓRIA…. SÉRGIO MORO DEUS LHE ENVIOU PARA O BRASIL PORQUE VOCÊ TEM UMA MISSÃO NO COMANDO DA PÁTRIA…. OBRIGADA….. DELTAN VOCÊ É FORTE, CORAJOSO ÍNTEGRO COMPETENTE, JUSTIÇA MUITAS VEZES CANSA, REQUER PACIÊNCIA, COMO JOGO DE XADREZ, FIQUEI TRISTE UM DIA QUE VOCÊ ESTAVA QUERENDO PARAR PORQUE NÃO AGUENTAVA TANTAS INJUSTIÇAS SOBREVIVA A JUSTIÇA NESTE PAÍS CHEIO DE TANTAS INJUSTIÇAS SOBREVIVA QUE VOCÊS ESTÃO AJUDANDO A DEFENDER NOSSO PAÍS DESTES POLÍTICOS DO SENADO VÃO RENUNCIAR NO CONGRESSO PARA TODOS BRASILEIROS QUEM DEFENDE NOSSO PAÍS DOS BANDIDOS LADRÕES CORRUPTOS ESTAMOS COM VOCÊ SEMPRE, SÉRGIO MORO JUNTOS COM A NAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ APOIANDO VOCÊS TODOS DA LAVA JATO CONTINUA COM SÉRGIO MORO DELTAN PF E SUAS EQUIPES….. OBRIGADA….

  2. Estou apoiando a LAVA JATO desde o começo e reintero minha admiração. Em atenção ao pronunciamento do procurador DALLAGNOL (meu irmão em Cristo) só posso dizer PARABÉNS continue, vai em frente porque nós venceremos com certeza O BRASIL É UM PAÍS DO FUTURO CERTO E HONESTO

  3. O que move nossas ações aqui na Terra? Ficar rico e usufruir de todos os privilégios que o dinheiro e o Poder nos oferece. Ou Amar à Deus, e ao próximo, como a ti mesmo? Orar, rezar, cantar louvores, ir à igreja, sem RESPEITAR AO PRÓXIMO, e buscar a Justiça, obrigou Jesus a chicotear os mercadores no Templo. Diga-se de passagem na única vez que Jesus Cristo perdeu a paciência.

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: