Gilmar manda Janot “ler a Constituição”, após procurador pedir prisão de Aécio

ajn

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), provocou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nesta terça-feira, 1, um dia depois de a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir pela terceira vez a prisão do senador Aécio Neves (PSDB-MG) com base nas delações do Grupo J&F, que controla a JBS.

“Não posso emitir juízo sobre a Primeira Turma (que analisará o novo pedido de Janot), isso é opinião do procurador e será considerado. Se recomenda que se leia a Constituição. Eu acho que é bom que atores jurídicos políticos leiam a Constituição antes de seguir suas vontades”, disse Gilmar Mendes a jornalistas, depois da sessão plenária desta manhã.

Em maio, Aécio Neves foi suspenso das atividades parlamentares pelo ministro do STF Edson Fachin, que negou o pedido de prisão do senador. No dia 30 de junho, o ministro Marco Aurélio Mello, que assumiu a relatoria do caso, também rejeitou o pedido de prisão, mas permitiu que o tucano retomasse o exercício das suas funções no Senado. A Procuradoria recorre dessa decisão.

Nesta terça-feira, Marco Aurélio Mello disse que o recurso apresentado por Janot deve ser analisado pelos ministros da Primeira Turma até o final deste mês. Além de Mello, compõem o colegiado os ministros Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Alexandre de Moraes.

Participe da discussão

6 comentários

  1. O ministro Gilmar Mendes deveria voltar para a escola de primeiro grau.

    Motivo?: Ele escreveu: 1-SE RECOMENDA QUE SE LEIA…

    Erro crasso de gramatica! NAO SE COMECA UMA FRASE COM PRONOME O OBLIQUO “SE”!
    O correto seria: RECOMENDA-SE QUE…

    2-A frase: SE RECOMENDA-SE QUE SE LEIA…gramaticalmente torna-se nao somente com erro de gramatica mas tambem deselegante por repeticao do pronome obliquo SE e colocacao desse pronome obliquo bem perto de outro.Na verdade soa horrivel para quem le.

    Melhor seria dizer: RECOMENDA-SE QUE SEJA LIDA A CONSTITUICAO…E UM BELIGERANTE, JULGA A FAVOR DE CRIMINOSOS, AINDA POR CIMA, DESCONHECE A GRAMATICA PORTUGUESA. QUE VERGONHA!

    1. Parabéns TONY vc deveria dar aulas de português, a notícia é para ser lida, procure um serviço na imprensa para ser revisor, abcs

    2. O erro gramatical não importa, o q importa é q Aécio Neves tem q ser preso, simples assim.

      1. minha cara nilceia, se esse malogro erra no português, imagina na aplicação da lei…………….

  2. A Sua Excelência Gilmar Mendes manda Janot ler a Constituição. Ora, qual delas? Aquela que foi elaborada logo após o regime militar já não existe mais, Gilmar Mendes. Esqueceu-se de que o Ricardo Lewandowski cuspiu nela e a rasgou?

  3. Na colocação pronominal o ministro errou, entretanto a recomendação que fez ao procurador é pertinente; senador só pode ser preso em função de condenação judicial, ou em flagrante por crime inafiançável, o que não é o caso em questão.

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: