Grupo que trabalhou no Plano Real quer “refundação ética” do PSDB

tr

 

Um grupo de economistas ligados ao PSDB desde a fundação e que participou da elaboração e implantação do Plano Real lançou uma carta pedindo a refundação ética e programática do partido, o afastamento do governo Temer e a sua reorganização para impedir que em 2018 um radical populista de direita ou de esquerda ganhe a eleição para a Presidência.

A carta foi assinada por Edmar Bacha, Gustavo Franco – ambos integrantes da equipe que criou o Plano Real -, Elena Landau (que comandou o programa de desestatização no governo Fernando Henrique Cardoso) e Luiz Roberto Cunha, que a exemplo dos outros três, integrou um grupo de economistas da PUC-Rio, que também reunia Persio Arida, André Lara Resende e Francisco Lopes, de grande influência na economia brasileira nos anos 1990.

Os signatários dizem que chegaram a pensar em se desligar do PSDB, mas que optaram por escrever a carta e enviá-la ao presidente interino do partido, o senador Tasso Jereissati (CE). “Continuamos a acreditar nos ideais que levaram à fundação do PSDB, que eram os de dissociar-se, em nome da ética, do PMDB controlado por Orestes Quercia; e construir um partido social-democrata comprometido com a justiça social, a ideia de uma economia de mercado governada pela livre iniciativa, a estabilidade da moeda, a responsabilidade fiscal e a integração do Brasil ao mundo desenvolvido”, dizem no documento.

Participe da discussão

3 comentários

  1. Divulgo há mais de 13 anos um trabalho a que denominei REVOLUÇÃO, com qual venho tentando levar nossa sociedade à reflexão sobre a decantada REFORMA POLÍTICA em nosso país. Participo da política partidária há mais de 40 anos. Candidato ao Executivo e Legislativo sem conseguir o intento. Partidos são necessários? Há formadores de opinião, que questionam este valor. Entretanto hoje a possibilidade em realizar mudanças e quebrar status quo, é se filiando, e participando ativamente deles..

  2. Esta notícia , de certa forma, já era esperada, e não só do PSDB, mas dos outros partidos de esquerda. A velha repetição da historia do marxismo, “se deu errado, a gente se reinventa, muda de nome e mantém os mesmos propósitos…” Foi a grande, e digo grande pois enganou metade do mundo, enganação de 1989 com a queda do muro de Berlin! O Senador Alvaro Dias já começou antes se reinventando com o “Podemos”, copia barata do partido de esquerda espanhol (O PT da Espanha!), que aliás de quem copiou o nome.

    Independente da mentira a ser contada, feita ou inventada, o importante é enganar e não perder a “boca” no poder.
    E outra falácia é a de começar a falar em extrema direita! Claro que querem “carimbar” o Bolsonaro com este rótulo! Ele se tornou, por mérito, uma pessoa que os coloca em risco. E cada vez mais fala o que o povo brasileiro quer ouvir e ver realizado. Quem sabe vocês estão perdendo o fio da narrativa?! E sem argumentos para contrapor tomam a velha atitude comunista de ofender, mentir e tentar destruir reputações? Será que desta vez vai colar?
    E extrema esquerda, rsrsrisos! Eu por exemplo acho que uma atitude de extrema esquerda foi a do Senador apátrida Aloysio Nunes, do mesmo PSDB, propondo e passando a Lei da Migração!!

    E voltar a usar o nome “grupo do Plano Real” como se por ter trabalhado nesta equipe foram canonizados na política.
    Muito ainda tem que ser contado da história e dos propósitos do Plano Real, principalmente, pela origem do grupo que o realizou e seu cabeça FHC, que usando deste suposto prestígio abriu as portas da reeleição e logo em seguida da entrada do PT no nosso governo. O preço que pagamos , estamos pagando e ainda pagaremos por este “suposto prestígio” é tão alto que se duvida hoje em dia de sua eficácia a longo prazo. “Lobo em pele de cordeiro” é o símbolo mais representativo de vocês Fabianos!

    É provável que vcs enganem ainda bastante gente, mas jamais o mesmo número que enganaram nos idos anos 90!

    Estaremos de olho em vocês!!

  3. Esses puros do PSDB fabiano, que colaborou com a ascensão corrupta totalitária bolivariana lulista e silenciou todos esses anos sobre o assalto à soberania nacional, agora querem “refundação ética” com medo de perder eleição.
    O suprassumo da ética de vocês vai ser o Doriana fabiano, que vai usar a prefeitura de SP de escadinha??
    Não deveriam ter se dissociado do PMDB, porque são o mesmo lixo ideológico que se aliou ao PT e ao restante lixo da esquerda. Seria um partido a menos para enganar a população!
    Vão catar coquinho!!!

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: