Lula recebe “diproma” de universidade inaugurada por ele

ludi

Uma homenagem recebida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) virou motivo de piada nas redes sociais por um motivo irônico: os erros de português.

O sociólogo Emir Sader, amigo de Lula, compartilhou foto de um diploma de doutor honoris causa que supostamente teria sido entregue pela Universidade.

“A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, concede ao maior presidente da República Federativa do Brasil, senhor Luiz Inácio Lula da Silva, o torneiro mecânico, o título de doutor honoris causa. Dicentes da UFRB”.

Primeiro que não se separa sujeito de predicado: no caso, A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia” é sujeito e “concede ao maior presidente…” é predicado. Depois, quem oferece o documento são os “Dicentes” da UFRB, palavra que não existe. As palavras que existem são:  discentes (alunos) e docentes (professores).

De qualquer modo, a universidade nega que tenha feito a homenagem: “A UFRB não entregou nenhum diploma ao ex-presidente”.  Parece que alguém usou o nome da instituição à revelia. A assinatura do reitor Silvio Soglia não aparece no documento.

A UFRB foi inaugurada pelo governo Lula em julho de 2016.

 

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: