Lula pede ao STF para retirar investigação de Moro e mandar para SP. Supremo responde

Screenshot_2017-08-30-07-49-09

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o juiz Sergio Moro fosse retirado da condução do caso envolvendo um pedido de propina para o PT na construção de sondas para a Petrobras. Nesta terça-feira (29), o STF negou o pedido e manteve o juiz na direção do caso.

O pedido de propina teria sido feito pelo ex-gerente da estatal Pedro Barusco a executivos da Odebrecht. A empreiteira venceu a licitação para fornecer os equipamentos destinados à extração de petróleo do pré-sal.

Segundo Barusco, a Odebrecht deveria pagar propina de 1% do contrato, sendo que 1/3 do montante seria destinado a funcionários da Petrobras e da Sete Brasil (responsável pela construção das sondas) e 2/3 ao PT, o que teria sido decidido por Lula.

Desde o início das investigações da Lava Jato o PT tem afirmado que não recebeu doações ilegais e que todos os recursos recebidos foram devidamente declarados à Justiça Eleitoral.

Caso enviado a Moro

O caso foi enviado a Moro em março deste ano pelo ministro Edson Fachin, do STF, por não envolver autoridades com foro privilegiado.

A defesa de Lula, no entanto, contestou a remessa para o juiz, sob o argumento de que o caso deveria ser encaminhado à Justiça Federal em São Paulo, local onde teriam ocorrido os acertos de propina entre o ex-ministro Antonio Palocci e Marcelo Odebrecht.

Por unanimidade, os ministros da Segunda Turma que participaram da sessão desta terça – Edson Fachin, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski – entenderam que o caso tem relação com fatos ligados a processos com Moro, e por isso, o mantiveram no Paraná.

Participe da discussão

1 comentário

  1. *COMEÇAMOS O DIA COM UMA NOTÍCIA SIGNIFICATIVA. AO NEGAR O PEDIDO DA RETIRADA DO PROCESSO DE LULA PARA OUTRO LOCAL, O S T F, DA UM PASSO EM DIREÇÃO AO QUE DELE SE ESPERA EM RELAÇÃO A RESPEITABILIDADE DE DA JUSTIÇA DA 13ª VARA EM CURITIBA./.
    *AO NÃO APROVAR O ROMBO DO CAIXA PARA OS 159 BI, OBRIGANDO O GOVERNO A FAZER CORTES, PODE ATÉ PARECER TRÁGICO MAS É ÓTIMO, VÃO TER QUE SE VIRAR PARA CUMPRIR SUA OBRIGAÇÕES. / E PARA TANTO DEVEM TAMBÉM CANCELAR O AUMENTO NO COMBUSTÍVEL /.
    *COM RELAÇÃO A POLÍTICA ESTA MUITO ENCIMA DAS ELEIÇÕES, E A ÚNICA COISA QUE PRECISAM FAZER É APERFEIÇOAR O SISTEMA ELETRÔNICO DE VOTAÇÃO, OU VIA CÉDULA DE PAPEL ATÉ PARALELA, PARA GARANTIA O RESULTADO ELEITORAL SEM VIOLAÇÃO OU MANIPULAÇÃO,
    *E A REFORMA POLÍTICA FICA PARA 2022, UM PROJETO ADEQUADAMENTE ESTUDADO PREPARADO , PODENDO RECEBER O DEVIDO AJUSTE DE INTERESSE POPULAR/ELEITORES, ONDE NOVO SISTEMA DE GOVERNO BENEFICIE AS MUDANÇAS QUE PRECISAM CONSTAR DA REFORMA. E POSSAMOS VISLUMBRAR MUDANÇAS QUE PERMITAM TRANSFORMAR O CONGRESSO NACIONAL POLÍTICA CÍVICA E PATRIÓTICA PARA QUE SOBRE TODOS PONTOS DE VISTA O BRASIL ENTRE EM NOVOS RUMOS DE SUA AUTONOMIA POLÍTICO ADMINISTRATIVA, LEGISLATIVA E JUDICIÁRIA, COM A DEVIDA MORAL, NATURAL EQUILÍBRIO ENTRE OS CIDADÃOS QUE VENHAM REGER SUAS FUNÇÕES NESSAS INSTITUIÇÕES / SONHAR É NECESSÁRIO E REALIZAR É POSSÍVEL!.

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: