O Brasil e o apocalipse moral

jm2

 

Coluna de José Maffei*

A humanidade sempre teve um misto de medo e fascínio pela visão apocalíptica.

Algo em nós diz que a destruição está sempre à porta; a sensação de que nada é perene e de que podemos estar vivendo os últimos dias de uma civilização nos acompanha desde sempre, em registros de todos os povos e em todos os tempos.

 

Destruir para renovar. A natureza nos mostra isto, e a sensação de que algo está podre, velho, e que precisa ser descartado para que nasça o novo, o melhor, é talvez o lado positivo desta visão. É no que eu prefiro acreditar. Se for mesmo assim, o Brasil se encontra em pleno Armagedon.

 

A distinção entre um cidadão de bem e um canalha era clara, visível a olho nu por qualquer um que tivesse um mínimo de discernimento. Essa linha foi se estreitando, num processo maquiavélico de atingir metas a qualquer custo. Conseguir sucesso sobre uma pilha de cadáveres no caminho pode hoje ser bem visto e até incentivado. Nada mais importa; está fora de questão qualquer tipo de empatia ou altruísmo: coisa de fracos, atitude de perdedores.

 

Banaliza-se a vida e a morte, relativiza-se a moral e a ética e vale o que as redes sociais publicam. Envolto nesse caldeirão em que se destroem os valores, o ser humano vai cozinhando como o sapo escaldado: a temperatura sobe aos poucos e ele vai-se sentindo confortável rumo ao seu próprio fim. No mundo é assim, mas no Brasil a coisa vai tomando proporções inimagináveis.

 

Indiferentes às operações da polícia federal, os corruptos continuam agindo, como se não houvesse (e para muitos deles não há mesmo) alternativa plausível numa vida decente e numa atuação profissional digna. O mundo assiste perplexo a um espetáculo de horrores na economia, na política e na sociedade brasileira como um todo. Nós, fervendo na panela, vamos achando tudo normal.

 

Os crimes violentos se tornam cada vez mais banais e criativos, com requintes de crueldade adicionais para que possamos nos chocar ainda mais; a morte e o crime, por sí, não são mais suficientes.

 

No parque do Ibirapuera, banheiros recém-reformados não duraram uma semana. Perto dos horrores da violência policial, isto parece coisa mais do que banal. Mas a imagem de cubas de metal faltando, torneiras arrancadas e válvulas de descarga destruídas diz mais sobre o povo brasileiro e acende mais um sinal de alerta. Em país nenhum, por mais atrasado, pobre e miserável que seja, isto teria ocorrido. Não desta forma, não tão rápido, não tão completamente.

 

Será apenas mais um sinal do desencanto, da falta de perspectiva, da pobreza material e moral, ou a animalização que toma conta do povo é reflexo do amplo apocalipse moral que as pessoas assistem diariamente, se aprofundando e mostrando um cenário cada vez mais desolador?

 

Outra pergunta é ainda mais importante: desse Armagedon virá um país melhor e mais justo, ou o fim é só o fim mesmo?

 

José Maffei é colunista da página República de Curitiba BR. Ele também é Contador, Auditor e Autor, Consultor do Banco Mundial e sócio-diretor da De Lorenzi & Maffei Treinamento e Consultoria. 

 

Participe da discussão

2 comentários

  1. Essa desconstrução do caráter e do comportamento que nos trouxe ao apocalipse nacional é decorrente de décadas de doutrinação, de interesses escusos, de demolição do que tínhamos de bom, altruísta, de valores corretos e da vontade de construir um país. Resta-nos escombros, mas para “nascer o novo” é preciso vontade, coragem e perseverança para mudar, para fazer valer o que temos de melhor… estamos todos no mesmo barco, e ainda tem muito brasileiro que não compactua com o pior que estamos vendo hoje!

  2. NO BRASIL O APOCALIPSE JÁ ACONTECEU. HOJE, ESTAMOS PRESENCIANDO AS TRIBULAÇÕES PORQUE PASSAM AQUELES QUE NÃO SE ATENTARAM PELOS MALES QUE CERTAMENTE COLHERIAM DEVIDO AS SUAS INSANAS ATITUDES!. PRISÕES, DELAÇÕES, TORNOZELEIRAS, PROCESSOS, CONDENAÇÕES, NOITES E MAL ADORMECIDAS, E AS PREOCUPAÇÕES PARA AQUELES QUE AINDA SE MANTEM INCÓLUMES!. QUE TRISTEZA PARA ELES, E PARA NÓS QUE LAMENTAVELMENTE PRESENCIAMOS ESSA REALIZAÇÃO APOCALÍPTICA !.

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: