Lava Jato nas ruas para prender suspeitos de comprar jurados na Olimpíada de 2016

Screenshot_2017-09-05-07-13-39

Agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal estão nas ruas do Rio, na manhã desta terça-feira (5), para prender suspeitos de comprar jurados da eleição da cidade sede da Olimpíada de 2016. A operação, batizada de Unfair Play, é mais uma etapa da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Por volta das 6h, os agentes chegaram à casa de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, para cumprir mandados de busca. Estão sendo realizadas buscas também na sede do COB. Nuzman será intimado a depor nesta terça na sede da PF.

As investigações encontraram indícios de que Nuzman teve participação na compra de votos de membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os jogos e que teria sido o responsável por interligar corruptos e corruptores.

O Ministério Público das Finanças francês já vinha fazendo essa investigação da compra de votos e, por um acordo de cooperação, está trabalhando com o Ministério Público Federal do Brasil. Na manhã desta terça, há autoridades francesas acompanhando a operação na casa de Nuzman, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

Há um mandado de prisão preventiva contra Arthur César de Menezes Soares Filho, conhecido como Rei Arthur (ex-dono da fornecedora do Estado chamada Facility), e outro contra Eliane Pereira Cavalcante, ex-sócia dele na empresa. Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio.

O dinheiro do esquema vinha do empresário Arthur Soares, que chegou a ter contratos que somavam milhões de reais com o governo do estado. O empresário abastecia uma conta no Caribe, que era gerenciada por um operador financeiro do grupo de Sérgio Cabral. Arthur Soares vive em Miami, nos Estados Unidos, e pode ser preso lá ainda nesta terça.

Em um prédio luxuoso em Laranjeiras, também na Zona Sul do Rio, os agentes tentam cumprir o mandado de prisão contra Eliane. A empresa Facility possuía contratos milionários com o governo do estado na gestão de Sérgio Cabral, através do fornecimento de pessoal e de serviços.

Os procuradores descobriram que o grupo, para ter mais contratos com o governo do estado, pagava propina a Sergio Cabral a partir de uma conta na Antígua e Barbuda. O dinheiro depositado nesta conta foi usado também para pagar a compra de votos para que o Rio fosse sede da olimpíada do ano passado.

As investigações, iniciadas há nove meses, apontam que os pagamentos teriam sido efetuados tanto diretamente com a entrega de dinheiro em espécie, como por meio da celebração de contratos de prestação de serviços fictícios e também por meio do pagamento de despesas pessoais. Além disso, teriam sido realizadas transferências bancárias no exterior para contas de doleiros.

Setenta policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e onze mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal/RJ, na cidade do Rio de Janeiro (Leblon, Ipanema, Lagoa, Centro, São Conrado, Barra da Tijuca e Jacaré), no município de Nova Iguaçu/RJ e em Paris/França. Os presos serão indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Participe da discussão

1 comentário

  1. E ASSIM A CADA DIA A SANHA DEVORADORA DA CORRUPÇÃO, VAI SENDO MANIFESTA. DEMONSTRANDO A CLAREZA DA JUSTIÇA DIVINA AGINDO SOBRE A JUSTIÇA TERRENA: NADA FICA ESCONDIDO PARA SEMPRE.
    – PARA CONFORTO DAS PESSOAS QUE SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES PÚBLICAS OU PRIVADAS, FICA O SINAL DE ALERTA: NÃO VALE A PENA TRANSGREDIR A LEI. – ANTES OBSERVEM QUE VALE A HUMILDADE DE SER O QUE SE É COM AQUILO QUE SE CONSEGUE COM HONESTIDADE E DIGNIDADE. – CONSIDERANDO QUE O ERRAR É DA FRAQUEZA HUMANA, TAMBÉM DEVE SE CONSIDERAR QUE PARA ISSO A SABEDORIA DIVINA , DEIXOU AO HOMEM A FACULDADE DE RECONHECER O ERRO, ARREPENDER-SE CONFESSAR(ADMITIR A FALTA COMETIDA) FAZER O PROPOSITO FIRME DE NÃO REPETIR O ERRO. / MAS, INFELIZMENTE NAS LIDES PÚBLICAS DOS SERVIDORES INSTITUCIONALIZADOS, OU ELEITOS PARA REPRESENTAR O POVO, BEM COMO NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS: EMPRESÁRIOS E SERVIDORES, TODOS SE DEIXAM LEVAR PELA ILICITUDE DE ATOS PERNICIOSOS DE FALSAS CONQUISTAS, E SE ENVOLVEM NO DESVARIO DAS FONTES DO MAL MAIOR A CORRUPÇÃO. – QUE O GOVERNO, O MINISTRO DE EDUCAÇÃO, SECRETÁRIOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS , SE UNAM NUM PROJETO EDUCATIVO, CÍVICO, PATRIÓTICO, PARA LEVAR AS ESCOLAS, O CONHECIMENTO, E A REALIDADE NEFASTA DOS ATOS PRATICADOS INDEVIDAMENTE NO NOSSO PAÍS, ATRAVÉS DA CORRUPÇÃO. o QUE QUER DIZER A PALAVRA CORRUPÇÃO NO SEU SENTIDO MAIS INTRÍNSECO. QUAL O RESULTADO DA PRÁTICA DESSE MAL , AS CONSEQUÊNCIAS PARA O PAÍS E A SOCIEDADE. NO CURRÍCULO ESCOLAR BEM DELINEADO NAS SALAS DE AULA, IRÁ CONTRIBUIR PARA UMA NOVA CULTURA, PARA QUE A HONESTIDADE SEJA EVIDENCIADA E VALORIZADA NAS ATITUDES DIÁRIAS DA EXISTÊNCIA INDIVIDUAL E COLETIVA DE TODOS. – É PRECISO NESSE SENTIDO DESENVOLVER ENTRE OS ESTUDANTES DESDE OS DE ANOS, ESSE PRINCÍPIO DO BEM E DE JUSTIÇA, DE LIMITES NO DIREITO DE UM PARA O OUTRO, DO DEVER E OBRIGAÇÕES DE TODOS PARA COM TODOS: NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NO TRABALHO, NO IR E VIR, ISSO TUDO A ALEM DA NECESSIDADE DE TODOS SEREM APLICADOS NAS DEMAIS MATÉRIAS ESCOLARES QUE IRÃO ENTÃO COM CERTEZA COMPLETAR O CICLO DE ESTUDOS DE FORMA QUE TODOS AO TERMINAREM SEUS ESTUDOS ESTEJAM REALMENTE PREPARADOS PARA A VIDA, E DAR SEQUÊNCIA EM SUA FAMÍLIA, EM SEU AMBIENTE EM SEU CONVÍVIO , NO TRABALHO DE CADA NOVO DIA. // ISSO PODERIAM DIZER É UTOPIA??.. MAS COM O ESPÍRITO SINCERO E A ALMA ABRASADA PELA FÉ E DESEJO DE QUE AS COISAS SÃO ASSIM, E PODEM SER, BASTA COLOCAR EM PRÁTICA COM DETERMINAÇÃO, E O ESPÍRITO DE FAZER!..PARA UMA RENOVADA NAÇÃO UM NOVO BRASIL, QUE TODOS MERECEMOS.//.

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: