Vicente Cândido (PT-SP) quer barrar “militar, procurador ou juiz” de participar das eleições em 2018

Posted by

vc

 

O deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator do projeto da reforma política na Câmara, está trabalhando para inviabilizar a candidatura, em 2018, de pessoas que ainda não pertencem a um partido. O argumento apresentado é de que seria necessário barrar a entrada de “aventureiros”, como procuradores e juízes, às vésperas da eleição.  Ele confirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que a medida mira em membros do Ministério Público e do Judiciário.

Se a alteração for aprovada, para ser candidato será necessário estar filiado a um partido um ano antes da eleição. Ou seja, quem quisesse concorrer no ano que vem precisaria se filiar quase que imediatamente em qualquer sigla para garantir uma oportunidade. Hoje, a lei exige que um candidato esteja filiado a um partido até seis meses antes do pleito. Portanto, a data-limite para quem quer concorrer em 2018, por enquanto, é 7 de abril.

A mudança está presente em dois projetos: um tramita na Câmara e outro, no Senado. Ambos prontos para serem votados. De acordo a deputada Renata Abreu (Podemos-SP), trata-se de uma maneira de impedir a candidatura de juízes e procuradores. “Essa exigência de estar filiado um ano antes da eleição é só para quem não é filiado. Quem pertence a um partido poderia trocar depois”,

Nos bastidores, parlamentares falam abertamente em barrar candidaturas de procuradores, segundo apurou o Estadão. Um dos principais articuladores da proposta, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, tem defendido a medida por uma questão de “igualdade” entre todos os concorrentes.

Advertisements
Anúncios

4 comments

  1. Com o Vicente quer barrar a entra de aventureiros na política? Quer dizer que doravante somente os profissionais acostumados que aventuraram na política se “deram bem” podem participar.? Isso é um negócio de botar freio no focinho de cavalo “brabo”. Tirar a liberdade pessoas capazes e aptas pelo que representam, é um jeito de mostrar
    as unhas de gatunagem para cima do eleitorado que fica sem uma opção nova, imaculada na política!..Esse assunto
    não pode ser levando a frente, é um desrespeito a cidadania de todos os eleitores e brasileiros.

  2. Está com medo do Capitão Bolsonaro!!!! No governo dele, A equipe da lava jata terá o apoio total para investigar estes ladrões do país!!!!!

  3. Só por ser do PT esse Vicente Cândido já não tem credibilidade nenhuma.
    Quem são estes senhores traidores da pátria para ter moral de chamar alguém de aventureiro.
    Quanta hipocrisia!

  4. Deputado e Relator Vicente Cândido, o que vc deveria fazer era levar uma proposta para não se candidatar em 2018, qualquer cidadão, inclusive políticos que tenham suspeita de corrupção, assim como vários de seu partido PT, que deixou nosso país na lama.

Deixe uma resposta