Estudantes e advogados brasileiros tentam impedir nova premiação internacional da Lava Jato

del

 

O prêmio “Allard Prize” é considerado uma das maiores distinções mundiais para o reconhecimento dos esforços no combate à corrupção e na defesa dos direitos humanos. E a força-tarefa da Operação Lava Jato, do Ministério Público Federal (MPF),está prestes a receber a premiação, no valor 100 mil dólares canadenses, já que é uma das três finalistas escolhidas pela organizadora, a Universidade da British Columbia (UBC), no Canadá.

Apesar disso, desde o início do mês, alguns estudantes brasileiros têm enviado cartas para a comissão organizadora do prêmio, a diretoria da Faculdade de Direito e a reitoria da UBC, para contestar a indicação da força-tarefa do MPF como um dos finalistas.

Uma organização de juristas brasileiros, chamada de Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia, também se manifestou e enviou cartas à universidade. Fazem parte do grupo nomes do como o ex-procurador e ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão.

Tanto os acadêmicos quanto os advogados dizem que a Lava Jato não segue os princípios do Estado democrático de direito, cometeu uma série de abusos considerados ilegais e inconstitucionais nos últimos anos e por isso não merece receber a honraria. O principal questionamento dos dois grupos é o que eles consideram “falhas” na condução dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A cerimônia de entrega da premiação está marcada para quinta-feira (28), no campus da UBC em Vancouver. A Lava Jato será representada pelo procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa do MPF.  A premiação é concedida a cada dois anos.

As investigações da Lava Jato já duram mais de três anos e foram responsáveis por desvendar o maior esquema de corrupção e lavagem de dinheiro da história do Brasil. As apurações revelaram um conluio entre políticos e empresários do setor de construção civil do país para fraudar e superfaturar contratos com a estatal e abastecer campanhas eleitorais de partidos como PT, PMDB e PP.

 

 

Com informações da Gazeta do Povo

Participe da discussão

15 comentários

  1. Os advogados,e juízes, devem ser aqueles que não estão conseguindo, apesar de serem bem remunerados, livrarem da cadeia seus clientes. Os ESTUDANTES, aqueles doutrinados pelos professores? da esquerda em derrocada.

  2. A inveja e a ideologia burra quando somadas a ignorância do doutrinado e à psicopatia política de militantes gera este besteirol vergonhoso. Posso imaginar o que seja este tal de Coletivo de advogados pela democracia. Um bando de inúteis, desempregados vivendo de dinheiro de verba pública. Esta fonte tem que secar!!!

    1. Infelizmente é isso o que parece esse grupinho que se esconde atrás de um rótulo para atacar a Lava-Jato, que tem desvendado maracutaias de organizações criminosas encrustradas junto ao poder público para pilhar os cofres da Nação.

  3. Absurdo! A Lava-jato merece esse prêmio é muitos outros. Como o Judiciário deixou de fazer justiça por estar corrompido, advogados de bandidos querem denegrir a imagem de homens comprovadamente contra corruptores e corruptos.

  4. A OAB, só por essa atitude desses alunos de direito e os que se dizem advogados deveriam perder a carteira e impedimentos de conclusão de curso pois, como defendem o maior LADRÃO do mundo (Google e eu concordo), pertencem a mesma laia.

  5. Esses “estudantes brasileiros” devem ser dos grupos militantes histéricos do “volta Lula”.
    Quanto aos advogados, como levar a sério gente que se junta em algo que se autodenomina “coletivo”, devem ser mesmo uns fracassados e mamadores de verba pública!
    Parabéns aos integrantes da Lava Jato, prêmio muito merecido!

  6. “SÃO OS CÃES DA MATILHA PTRALHA!” SE O PROPALADO “ESTADO DE DIREITO” QUE TANTO ESSA PTRALHADA EVOCA, FOSSE REALMENTE APLICADO À RISCA,O LULADRÃO JÁ ESTARIA NA PRISÃO,

  7. O brasileiro é um pvo rstranho. Cada premiação faz bem para o psís. Mas cada um tem ciúmes do outro. Vingança é palavra de oordem e a OAB está fszendo um papel vrgonhoso.

  8. Ninguém mais merecedor desse prêmio que a NOSSA LAVA JATO.DR DELLAGNOL SOU SUA ADMIRADORA.ESTAREMOS TORCENDO Q TRAGAS O PREIO.

  9. Torço para que a Lava-Jato receba essa premiação, pois, vem, ao longo de 3 anos, prestando aos brasileiros que querem um Brasil bom para todos, excelente e necessário trabalho de combate à corrupção no setor público entre políticos empresários corruptos. Vá lá Dallagnol !… e levante a taça (100 mil dollars Canadense) e mostre para nós e para o mundo que o Brasil além do futebol, tem também uma equipe – FORÇA TAREFA DA LAVA-JATO- que sabe marcar goals…… Goals para vitória dos brasileiros, cidadãos do bem. DEus com a equipe da Lava-Jato.

  10. Graças a esses anjos ….sim porque existem os mestiços do mal….que são esses corruptos que jogaram o Brasil nesse buraco…nessa lama….e existem esses brasileiro…concursados…dignos…..de aplausos…prêmios…por abrirem nossos olhos pois estávamos cegos.Parabéns.

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: