Condenado por corrupção, Datafolha diz que Lula é o preferido pelos brasileiros

Screenshot_2017-10-01-07-58-58

Enquanto o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) segue na segunda posição na disputa pela Presidência da República nas eleições de 2018, segundo a pesquisa mais recente do Instituto Datafolha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado a 9 anos e meio de prisão por corrupção, aparece em primeiro lugar.

O petista acumula 35% das intenções de voto e Bolsonaro, 17%.  De acordo com o Datafolha, Lula somou 30% no levantamento anterior, feito em junho — antes da condenação de prisão pelo juiz federal Sergio Moro. Ou seja, a aprovação de Lula pelos brasileiros teria aumentado após as comprovações dos crimes.

O Instituto diz ainda que Lula e Moro estariam empatados se houvesse uma disputa entre os dois.  O juiz da Lava Jato nega ter pretensões de disputar a Presidência.

Lula foi sentenciado por Moro, no dia 12 de julho, a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá. Além da condenação, o ex-presidente é alvo de cinco ações penais – ou seja, já é réu – e três denúncias – é apenas acusado.

A condenação do ex-presidente será julgada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), responsável por avaliar as decisões da Lava Jato em segunda instância. Se a sentença for ratificada, a candidatura de Lula poderá ser barrada pela Lei da Ficha Limpa. Neste caso, o Datafolha diz que o PT poderá ter dificuldades para eleger o próximo presidente. A pesquisa feita pelo instituto diz que só 26% das pessoas admitem votar em um candidato indicado por Lula.

Participe da discussão

4 comentários

  1. Nunca acreditei na seriedade do DataFolha, mas se for verdade que o povo brasileiro gosta de criminoso comprovado e traidor da pátria, ao elegê-lo terá o que merece.
    E não vai adiantar chorar em leite derramado!

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: