Artistas apoiam Museu que exibiu performance com nudez e criança e classificam repúdio da sociedade como “censura”

— Viemos em solidariedade ao Museu e para nos posicionar contra um movimento que quer qualificar o país como conservador, o que não corresponde à realidade – disse Marcy Junqueira, uma das participantes do ato. Segundo ela, a manifestação de apoio ao MAM foi organizada de forma espontânea por artistas, visitantes e instituições culturais.

Em nota, o MAM repudiou as agressões sofridas nos últimos dias por “grupos radicais”. O texto lembra que na sexta-feira o Museu chegou a ser invadido e seus funcionários e visitantes foram alvo de ofensas e agressões verbais em claro “ato intimidatório”. Novamente no sábado novo protesto foi realizado pelo mesmo grupo, e além de agressões verbais, houve agressões físicas contra colabores do Museu e público que estava no local para ver a exposição.p

 

O MAM defendeu também que a performance ‘La Bête’, realizada pelo coreógrafo na última terça-feira, data da abertura da exposição, se deu com sala sinalizada, incluindo a informação de nudez artística, seguindo o procedimento regularmente adotado pela instituição de informar os visitantes sobre temas sensíveis.

“O trabalho apresentado na ocasião não tem conteúdo erótico e se limitou a uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas”, diz a nota do museu.

O texto lembra ainda que a criança que aparece no vídeo veiculado na internet era visitante e estava acompanhada e supervisionada por sua mãe.

“As referências à inadequação da situação são resultado da desinformação, deturpação do contexto e do significado da obra”, argumenta o MAM.

 

Fonte: O Globo

Participe da discussão

15 comentários

  1. Tudo lixo…..vivem dependendo do nosso dinheiro da lei rouanet…..banco de esquerdalhas…..

  2. A muito tempo, o Brasil vem passando por vexames dessa natureza. Os artistas não são donos de seus próprios corpos como também desconhece a questão moral e pudor. Temos uma sociedade de bem e de família reconhecida no mundo inteiro. Isso causa tremenda inveja e maquinação macabra para destruir a família e a moral das famílias brasileiras. Isso tudo que vemos nos bastidores, tem gente grande por traz disso. Trata-se de bancos e financeiras, que pretendem DESTRUIR os lares e institucionalizar a PUTARIA entre as sociedades em geral. Isso nasceu lá atras por meio dos patriarcas dos partidos comunistas, e seus asseclas. Hoje estamos não somente em guerras partidárias. Nossas guerras hoje, são, moral, social, ética, e principalmente política, pois é daí que vem todas essas desordens, desmandos e desgovernos. Isso é o que estamos presenciando nas questões gerais do país. O Brasil, tem sim, como SALTAR sobre essa minoria de indivíduos que abraçam causas contrarias ao que diz respeito à nossa CONSTITUIÇÃO.

  3. Canalhas imorais isso sim!!! Esses que se dizem artistas lutam pela desconstrução famíliar e a pervesao infantil!! Nojo dessa classe que está hj representando a arte, decadência total de algo que antigamente era levado a sério e que se via de longe o talento dos verdadeiros artistas!! O que temos hj são uns escrotos sem talento nenhum sugando o dinheiro do povo com imoralidades e perversoes!!

  4. Quem são os artistas na fila do pão? Bando de inúteis que não produzem nada! A opinião deles é irrelevante…
    Censura é quando uma minoria tenta calar a maioria. Quando a maioria se posiciona contra um abuso, o nome disso sim é Democracia!

  5. Sacanagem .a própria mãe. Costrangindo a filha de 4 anos. Retardada. Débil mental. Quer aparecer. Pendura imã melancia.no peito ; e 2 abacaxis nas orelhas. Sua vaca !

  6. Eles erraram o cartaz, o certo seria “Somos todos pedófilos”.
    Ninguém desinformado deturpou, como eles dizem, o significado da obra, é lixo pornográfico mesmo.
    Aliás, algumas pessoas em Minas, quando vão ao banheiro fazer o “número dois”, dizem que vão “obrar”.
    Falam muito em significado e nem sabem explicar o que é isso, porque iria desmascarar a verdadeira malévola intenção.
    Querem comparar a pobreza desse “suposto artista”, com a estátua nua de Davi de Michelângelo na praça de Florença, que não propõe que alguém vá lá se esfregar nele.
    Quem gosta disso, pode ir a vontade, o problema é permitirem o acesso a crianças com a desculpa que estão acompanhadas da mãe.
    Essa mãe que levou a filha supervisionou o abuso infantil praticado contra a sua própria filha.
    Esses artistas da manifestação são pedófilos, cheiradores de cocaína, maconha, etc., estão advogando em causa própria.
    Cadê o juiz da infância e da adolescência que gosta de punir os pais por darem uma palmada corretiva??
    Quanta hipocrisia e quanto crime!

  7. ELES DISTANCIARAM TANTO SUAS VIDAS DE DEUS QUE PERDERAM O RUMO .FIZERAM DE PEDOFILIA ARTE E DO NU NATURAL ABERRAÇÃO DESRESPEITOSA E PÚBLICA. SÃO SOCIOPATAS BÊBADOS E DROGADOS SE AUTO DENOMINANDO ARTISTAS. PSICOPATAS É O QUE ELES SÃO, ISSO SIM.O INFERNO OS ABRIGARÁ PELO MAL QUE ESTÃO TRAZENDO ÀS NOSSAS CRIANÇAS!

  8. Definição de vagabundo:

    1.
    que ou quem leva vida errante, perambula, vagueia, vagabundeia.
    2.
    que ou quem leva a vida no ócio; indolente, vadio.

    Definição de inhaca:
    1.
    fedor exalado por pessoa ou animal; bodum, catinga.

  9. Muito bem escrito MÁRCIO, existe uma diferença muito grande entre liberdade e libertinagem , usando uma criança, a lei da infância e juventude é bem clara.
    NÃO SOU ADVOGADA, MAS AO VER A PRIMEIRA FOTO PUBLICADA DA REFERIDA “ARTE” FUI PROCURAR E ví que é crime expor menor …enfim não é ARTE É não é a minha ou a nossa opinião É CRIME CONTRA MENOR INDEFESO onde a MÃE, TBM ESTÁ COMO CÚMPLICE!

  10. Só falta agora os ditos “artistas” defenderem os maníacos, depravados, lixos sociais que estão abusando de mulheres (ejaculando e se esfregando nelas) nos ônibus, trens e metros como largamente divulgado nos noticiários recentemente, e chamarem essa atitude de “arte” também. Por isso que estamos vivendo essa balbúrdia que vai nos levar ao caos muito em breve, por causa dessa “liberdade de expressão” , FAÇA-ME O FAVOR!!

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: