Gilmar Mendes reforça ataque para derrubar voto impresso em 2018

gmm

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está em campanha para derrubar a introdução do voto impresso nas eleições de 2018. Uma mudança feita na legislação em 2015 traz essa previsão. A alteração entra em vigência no ano que vem, mas pode morrer no nascedouro.

Funciona assim: o eleitor vota e recebe uma espécie de recibo de que votou. A ideia do autor dessa proposta, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), é que, com a emissão desse papel, o risco de fraudes nas urnas eletrônicas é reduzido.

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, fez contato com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e solicitou que o assunto – a revogação do voto impresso – entrasse na reforma política. Maia, por sua vez, falou com o relator da reforma, deputado Vicente Cândido (PT-SP), que adiou a entrada em vigência para 2022.

A criação do voto impresso foi uma das únicas propostas de Bolsonaro aprovadas em 27 anos de mandato do parlamentar. Aprovado na Câmara e no Senado, o voto impresso foi vetado por Dilma, mas o Congresso derrubou o veto, no final de 2015. Não deu tempo de entrar em vigência em 2016. Então, ficou para 2018.

Desde sempre o TSE se mostra contrário a essa história. Argumenta que as urnas são invioláveis e que o custo de gerar voto impresso seria de cerca de R$ 2,5 bilhões. A iniciativa irritou o deputado Bolsonaro. Essa foi uma de suas bandeiras na Câmara.

“Acabar com o voto impresso é um retrocesso. É o sistema agindo”, disse Bolsonaro.

Fonte: Gazeta do Povo

Participe da discussão

3 comentários

  1. NOS BRASILEIROS PRECISAMOS NOS UNIR DESDE JÁ, E SE A MELHOR GARANTIA DE UMA ELEIÇÃO LIMPA, CORRETA, SEM OS COMUNS OPORTUNISMOS DE QUEM QUER QUE SEJA, SE O VOTO IMPRESSO DE FATO É UMA GARANTIA QUE LUTEMOS POR ELE, VAMOS PRESSIONAR QUEM PRECISA SER PRESSIONADO, T S E, S T F, CONGRESSO. NÃO VAMOS FICAR DORMINDO DE TOCA, VAMOS AGIR ENQUANTO É TEMPO. ESSAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DEVEM SER LIMPAS DE FATO, E ELEITO O CANDIDATO QUE MAIS PROVAR CONDIÇÕES DE GOVERNAR O BRASIL, COMO NOS MERECEMOS E É POSSÍVEL!. ACORDEM GENTE OPINEM. /.

  2. A urna é tão inviolável, que já cansaram de provar que isso é mentira. Além disso, não é auditável , o que aumenta a suspeita de que é uma fraude que o cara de sapo insiste em defender.
    É só não votar os bilhões vergonhosos e assíntosos propostos para a campanha de 2018, que o dinheiro aparece para cumprir a lei e colocar as impressoras.
    A cada dia surge uma proposta indecorosa qualquer da cabeça criminosa desses “poderosos”.
    Querem nos levar à exaustão!

  3. Gilmar Mendez, NÃO oferece ao Brasil como nação, NENHUMA CONFIABILIDADE. Este INDIVÍDUO, e tão nocivo à nação quando uma TSUNAMI. O congresso nacional e a população em geral, precisam estarem atentos sobre os planos deste MALIGNO SUJEITO. Para a população, seria muito melhor que ele bem como tantos outros, JULGASSEM -SE SUSPEITOS para deliberar algo em relação a política. Os votos NÃO sendo impressos nas próximas eleições, representa o CAUS POLÍTICO. Mas precisamos de imprimir o voto, receber o boleto e a identificação real do nome e do número do candidato que votamos. A questão cotidiana política do Brasil, permite sob pretexto de DEMOCRACIA, a permanência de desequilibrados ocupando cargos de alta relevância como e o caso de Gilmar. Iremos portanto,investigar através das redes sociais, nossa principal aliada, o andamento dos DESMANDOS desse CRETINO. E sob o conteúdo DEMOCRÁTICO EFICAZ do BRASIL , vamos pedir, ainda que tenhamos que empregar esforços , UM PLEBISCITO para saber se a população é ou não; a favor de uma INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE no Brasil….!!!!

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: