MPF se surpreende com provas encontradas contra Nuzman

Os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) que integram a força-tarefa da “Operação Unfair Play” revelaram certa surpresa com as provas encontradas após o cumprimento de mandados de busca e apreensão, e que resultaram na prisão temporária de Carlos Arthur Nuzman. Ao colherem documentos em endereços ligados ao presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no início de setembro, os procuradores obtiveram emails nos quais o dirigente senegalês Papa Massata Diack cobra de Nuzman o complemento de um pagamento relacionado à candidatura do Rio para o posto de sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

A troca de emails com Diack é a principal evidência que levou os procuradores do MPF a apontarem envolvimento de Nuzman na suposta compra de votos de membros do Comitê Olímpico Internacional (COI). Como os emails em questão são datados de novembro e dezembro de 2009, em data posterior aos depósitos feitos pelo empresário Arthur Soares nas contas de Diack — e posterior também à votação que elegeu o Rio como sede da Olimpíada —, o MPF acredita que o volume da propina foi maior do que os US$ 2 milhões já identificados nesta transferência.

Os procuradores seguem investigando envios de dinheiro a participantes da eleição da cidade-sede dos Jogos, e afirmaram já ter indícios de que pelo menos mais US$ 500 mil foram pagos a membros do COI.

Preso na manhã desta quinta-feira, Nuzman foi levado à sede da Polícia Federal no Rio, onde fez exame de corpo de delito. A prisão temporária tem duração de cinco dias, e é renovável por mais cinco. O MPF realizou novos mandados de busca e apreensão nesta quinta. Dependendo das provas obtidas, pode requerer à Justiça a conversão de prisão temporária em prisão preventiva, que tem prazo indeterminado.

 

Participe da discussão

1 comentário

  1. É UMA ACUSAÇÃO DIFÍCIL DE ASSIMILAR. MAS SE CONFIGURAR COMO REAL, APESAR DE QUE O STF, ESTÁ REAGINDO JUNTAMENTE COM A NOVA PROCURADORA ,A OPÇÃO SERIA MESMO OS MILITARES ASSUMIREM O PODER. ALÉM DE MORALIZAR ESSAS INSTITUIÇÕES, REORDENAR /REORGANIZAR A CONSTITUIÇÃO, SEM DÚVIDAS PRECISAMOS DE UMA CAMPANHA FIRME ABRANGENTE NA REEDUCAÇÃO DAS PESSOAS: JOVENS ADULTOS, E MESMO AS CRIANÇAS, COMO UM REENQUADRAMENTO DOS PROFESSORES NUMA LINHA DE CONDUTA SOB A SUPERVISÃO DA ÉTICA CÍVICA E PATRIÓTICA, PARA MORALIZAR O COMPORTAMENTO E O PRÓPRIO VOCABULÁRIO QUE ESTA UM ARRASO.

    MAS DEVEMOS PARABENIZAR AS ÚLTIMAS ATITUDES NO STF, COMO A APROVAÇÃO DA FICHA LIMPA COM O ALCANCE DE RETROAGIR ANTERIOR A 2010. (NESSE SENTIDO PARA EVITAR BAGUNÇAR ESSE FINAL DE ANO LEGISLATIVO EXECUTIVO, MESMO QUE OS POLÍTICOS CONDENADOS A PERDA DE MANDAMENTO, DEVEM CUMPRI-LO ATÉ O FIM 2018/. NÃO PODENDO CONCORRER NA PRÓXIMA CAMPANHA A CARGOS ELETIVOS.

    MAS NO CASO DOS VEREADORES QUE FOI UMA ELEIÇÃO RECENTE OS MESMOS DEVEM PERDER SEUS DIREITOS, E ASSUMAM OS SUPLENTES.

    ISSO SERIA: MORALIZAR DE FORMA CONTINUA O SISTEMA POLÍTICO NACIONAL, PARA O BEM DE TODOS!..

Deixe um comentário
%d blogueiros gostam disto: