Decreto de prefeitura exige hino nacional e oração do Pai Nosso em escolas

Alunos da rede municipal de ensino do município de Barra Mansa, no sul fluminense, estão sendo obrigados a rezar a oração do Pai Nosso antes de entrar em sala de aula.

A determinação do secretário municipal de Educação, Vantoil de Souza Junior, entrou em vigor no último dia 4, conforme a ordem de serviço publicada dois dias antes.

O documento estabelece que todas as unidades escolares da rede pública municipal devem organizar os alunos em fila indiana, “em posição respeitosa”, para entoar a cada dia da semana um hino predeterminado (Nacional, da Bandeira ou da Independência), seguido da Oração do Pai Nosso.

A entoação dos hinos e a oração são obrigatórias a todos os turnos, inclusive o da noite, antes que os estudantes sejam conduzidos à sala de aula. Na ordem de serviço, a Secretaria de Educação argumenta que o Pai Nosso é uma oração “universal” e por isso “aceita pela maioria das manifestações religiosas”.

Os alunos, entretanto, não são obrigados a participar da oração. Caso haja um pedido por escrito dos pais, eles podem ser liberados da atividade. Esses estudantes serão colocados em uma fila separada e levados para a sala de aula após a entoação do hino.

 

Anúncios

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s