Moro fala sobre uma das propostas que considera mais “absurda” levantada pelos políticos

Screenshot_2017-10-19-11-49-11

O juiz Sérgio Moro alertou que é preciso tomar cuidado com as propostas legislativas que querem eliminar a delação premiada.  Ele disse que uma das propostas mais “absurda” é a que tenta proibir que presos possam realizar este tipo de colaboração com a justiça.

As declarações foram dadas durante uma entrevista à GloboNews, na terça-feira. Confira sua explicação sobre o assunto.

“Camarotti: Há um movimento, também no Congresso, para rever pelo menos parte do que é a legislação atual sobre delação premiada. Isso cresce muito com as críticas à delação da JBS. Qual o risco disso para futuras investigações?

Moro: Existe aquela frase: ‘o preço para a liberdade é a eterna vigilância’. E a sociedade civil, a opinião pública, a imprensa deve ficar atenta a esse tipo de movimentação. A colaboração premiada é basicamente utilizar um criminoso, o que ele sabe, contra os seus pares. E é um meio importante de investigação, porque as vezes somente quem sabe dos crimes são os próprios criminosos. E isso é feito praticamente no mundo inteiro. Pega um contra os demais. O que não significa que pontualmente não podem ser cometidos alguns equívocos na realização dessas colaborações. Agora, tomar o aparte pelo todo é algo extremamente equivocado. E tem que se tomar muito cuidado com algumas propostas legislativas que eventualmente aparecem por aí, que tenham a finalidade não especificamente de aprimorar o instituto, mas eliminar o instituto. Uma proposta que me parece um tanto quanto absurda, por exemplo, é aquela no sentido de proibir que alguém que se encontra preso possa realizar uma colaboração premiada. Principalmente porque, para começo de conversa, isso viola o direito de defesa da pessoa presa. Porque a delação é um meio de a Justiça encontrar os cúmplices de um criminoso, mas também de uma certa maneira é um meio de defesa de uma pessoa que quer colaborar para receber benefício da Justiça.”

Anúncios

4 comentários

  1. COM CERTEZA O CONGRESSO NACIONAL ESTA IMPREGNADO DE POLÍTICOS (SALVO ALGUNS) HIPÓCRITAS, INSENSÍVEIS , IGNOMINIOSOS, E INCOMPETENTES, PARA CUMPRIR SUAS FUNÇÕES. // QUANDO FORAM ELES ELEITOS COM O VOTO DO POVO. FOI PARA LEGISLAREM E AUXILIAR NA GOVERNANÇA DO PAÍS. MAS, SE HÁ UMA BRECHA TENTAM ENFIAR GOELA ABAIXO TODO TIPO DE PROJETO INDEVIDO, E NO MÍNIMO LESIVO AOS INTERESSES NACIONAIS. // AS DELAÇÕES FORAM CONQUISTAS DE LIBERDADE JURÍDICA ESSÊNCIAS PARA IMPLEMENTAR OS AVANÇOS DAS INVESTIGAÇÕES, E PROCESSUAL DO CRIME DO “COLARINHO BRANCO”, OU SEJA: A CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA. // NÓS BRASILEIROS PRECISAMOS SAIR DO NOSSO COMODISMO, E FAZER NOSSA PARTE, CONTRA TODA ESSA IMBECILIDADE QUE TENTA IMPERAR NOS PODERES E NOSSAS INSTITUIÇÕES, COM CONSEQUÊNCIAS IMPREVISÍVEIS PARA A SOCIEDADE, O POVO. VIGIEMOS E AGIMOS !…

    Curtir

  2. Faço deste comentário anterior, minhas palavras. Deixo aqui sobre tudo meu REPÚDIO a essa classe de políticos que estão no poder, para desnortear os BRASILEIROS e o PAÍS COMO UM TODO….

    Curtir

  3. De tantas indignidades que esse Congresso tem cometido em proveito próprio, contra os interesses da Nação, só falta mais esse ataque inaceitável à delação premiada.
    Esse Congresso já se tornou um caso de polícia, levando junto o STF, que não fica atrás em armadilhas e artimanhas.
    #GilmarMendesnacadeia!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s