O paraquedista que pousou no palácio do governador para fazer um pedido muito especial

paraquedista

Em 1968, o paraquedista Luiz Schirmer, médico e militar, teve uma ideia ousada. Ele resolveu saltar sobre o Centro Cívico de Curitiba, a região que abriga os principais prédios governamentais da capital paranaense. O objetivo era conseguir um avião para o Aeroclube do Paraná, o primeiro clube de paraquedismo do Estado. Ele pousou no jardim do Palácio Iguaçu, a sede do governo. O governador Paulo Pimentel foi recebê-lo e o aeroclube ganhou um avião emprestado.

Dr. Shirmer foi o mestre de salto do primeiro lançamento e é o paraquedista mais antigo do Brasil em atividade.  “Eu era da equipe de elite do exército brasileiro. Quando eu tinha um topete parecido com o Elvis Presley, fui garoto propaganda e fazia publicidade de um relógio”, conta o médico, hoje com 78 anos.

“Da velhice, eu não posso te falar, porque eu não me sinto velho. Eu vivo hoje, intensamente e aproveito cada dia, procuro fazer o máximo que eu posso a cada dia. Ninguém deveria deixar o tempo passar. O tempo é precioso. Muito precioso,” ensina o doutor.

Esta é apenas uma das histórias que estão sendo reunidas pelo escritor e paraquedista Franco Rovedo, que em breve vai lançar um livro sobre o assunto, e está organizando o jantar de comemoração dos 50 anos de fundação do Departamento Albatroz de Paraquedismo do Aeroclube do Paraná.

O evento será no próximo dia 27 de outubro e vai reunir, além de Shirmer, Helio Bahia Corradini e Niquelson Rodrigues dos Santos que formam o trio que participou do primeiro salto do clube para receber homenagens.  Além de ter sido a origem de todos os outros clubes do Paraná, do Albatroz também nasceram federações e da confederação de paraquedismo.

O jantar será às 19h com a inauguração da galeria de troféus. Interessados podem fazer reservas antecipadas e limitadas pelos telefones (41) 3029-8506 ou (41) 9524-5206.

 

paraque1

paraque2

 

paraquedista2
Dr. Luiz Shirmer durante entrevista no Programa do Jô

 

 

Franco
*Se você também tem alguma história interessante como esta, que envolva algum fato político, mande pra gente: elisarobsonbr@gmail.com

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s