Moro desbanca presidentes norte-americanos em cerimônia nos EUA

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos de primeira instância da Operação Lava Jato, que investiga crimes de corrupção na Petrobras, será o orador cerimonial da 173ª turma de formatura da Universidade de Notre Dame, em South Bend, Indiana, Estados Unidos. A informação foi divulgada pela própria universidade. A cerimônia será no dia 20 de maio de 2018, no Estádio Notre Dame.

Diversos presidentes norte-americanos, entre eles Barack Obama, George W. Bush, George H. Bush e Ronald Reagan foram oradores em edições anteriores da formatura, assim como os primeiros-ministros canadenses Lester Pearson e Pierre Trudeau; o primeiro-ministro da Irlanda Taoiseach Albert Reynolds; e o presidente da Irlanda Mary McAleese; o secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan; além de outros líderes.

O presidente da Universidade, reverendo John I. Jenkins, que concedeu o Prêmio Notre Dame em cerimônia realizada em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2017, afirma que o juiz paranaense tem os valores para inspirar os estudantes.

“Foi um privilégio me encontrar e conversar com o juiz Sérgio Moro no início de outubro. Ele serve como um claro exemplo de alguém que vivencia os valores que buscamos inspirar nos nossos estudantes. Estou grato que ele tenha aceitado nosso convite e estou certo de que ele aportará observações valiosas para nossos formandos da classe de 2018. Sua mensagem sobre integridade e o estado de direito e o seu exemplo de corajosa busca pela justiça são enormemente necessárias em nossos tempos. Nossos estudantes, suas famílias e convidados serão inspirados ao ouvir o juiz Moro”, comentou.

Na cerimônia marcada para maio, Moro deve receber um diploma honorário. O presidente da universidade afirmou que o juiz paranaense fez “diferença para a humanidade”.

“[Moro] tem se comprometido em nada mais que a preservação da integridade de sua nação através de aplicação firme e imparcial da lei. Ao abordar os problemas perniciosos da corrupção pública de forma judiciosa, porém, diligente, Dr. Moro fez uma acentuada diferença para todos os brasileiros e para a humanidade em geral, no que se refere a nossa sede universal pela justiça”, declarou John Jenkins.

Moro estudou no exterior através de um programa de intercâmbio na Escola de Direito de Harvard em 1998. Nomeado para seu cargo atual em 1996, Sérgio Moro participou em 2007 do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais do Departamento de Estado dos Estados Unidos, visitando agências e instituições americanas responsáveis pela prevenção e combate à lavagem de dinheiro.

O juiz de 45 anos é formado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e fez doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na Lava Jato, Sergio Moro usou como modelo a abordagem da investigação de corrupção “Mãos Limpas” na década de 1990 na Itália.

 

Anúncios

253 comentários

  1. Aliás,não me surpreende.Trata-se de meritrocracia.Colheu e,colherá muito mais,oque plantou e ainda vai semear!PARABENS, DOUTOR SÉRGIO MORO!

    Curtir

  2. Parabéns Juis Sérgio Moro, nós o apoiamos nesta luta contra a corrupção e fico lisonjeada que seus méritos sejam reconhecidos pelo menos por outros países.Desejamos todo sucesso nos processos da Lava-Jato e outros que virão, para que sejam banidos da política brasileira todos os corrúptos, Deus o abençoe.

    Curtir

  3. Exemplo de sabedoria, equilíbrio e acima de tudo , difusor de boas práticas morais e jurídicas! Parabéns Dr. Sérgio Moro! Parabéns pela sua existência!!!

    Curtir

  4. Parabéns p/ seu exemplo de profissionalismo e integridade. É uma pena que existam poucos Drs Mouro nesse nosso Brasil que tanta necessidade tem de exemplos como os dele

    Curtir

  5. Não sei como ficaria o Brail sem o Dr.Moro,esse exemplo de dignidade ,honestidade,respeito,patriotismo honradez etc Viva o juiz Sérgio Moro.

    Curtir

  6. Ao nosso juiz Sérgio moro, é uma honra em ter um juiz com tanta garra e perseverança! Nós brasileiros temos e devemos muito a você está familia e demais amigos e companheiros de luta por um Brasil mais digno e honesto. E tratar a corrupção como crime!! Graca a deus que queríamos ter varios sergios comandando a nação!!! Queria dizer a você!! Não desista nunca da nossa Pátria chamada Brasil!!! Juntos todos nós venceremos um dia!!! Seu nome e sua história será lembrada por séculos!!! ABS. Do povo brasileiro!

    Curtir

  7. É muito orgulho para uma nação extremamente corrupta, ter um homem sério,honesto e que abdicou de sua própria liberdade para implantar o verdadeiro sentido da honestidade…Valeu Dr.Sérgio Moro !!!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s