Durante governo Lula, Meirelles criou empresa em paraíso fiscal citada no escândalo do “Paradise Papers”

MeirL

 

O ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Blairo Maggi ( Agricultura) foram mencionados em um grande vazamento de informações do escritório de advocacia Appleby, especializado em empresas offshores.  O vazamento está sendo chamado de “Paradise Papers”.

Meirelles é citado por ter criado a Sabedoria Fundation, nas Bermudas, para gerir uma herança. O ministro afirmou que se trata de uma entidade filantrópica exclusivamente para investir recursos em educação no Brasil, após a sua morte. A Sabedoria Fundation foi criada em 23 de dezembro de 2009. Na época, ele presidia o Banco Central, durante o governo Lula (PT).

Na semana passada, Meirelles disse em entrevista à revista Veja que pretendia se candidatar à presidência da República.

Os dados – cerca de 1,4 terabytes de informações – foram encaminhados por uma fonte anônima ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung, de Munique, e compartilhados com jornalistas de todo o mundo organizados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês). No caso do Brasil, as informações são do site Poder360, do jornalista Fernando Rodrigues.

Em relação a Blairo Maggi, a Paradise Papers mostrou que ele é beneficiário final de uma companhia aberta nas Ilhas Cayman em 2010, a Ammagi & LD Commodities SA. Ele seria diretor da offshore, junto com familiares.

O nome da empresa é o mesmo adotado por outra registrada no Brasil, em que a família Maggi e a holandesa são sócias. É uma joint venture especializada na produção e comercialização de matérias-primas, especialmente grãos. Blairo Maggi negou qualquer irregularidade.

Apesar de serem legais, empresas offshore costumam ser usadas para práticas ilegais, como a sonegação fiscal e evasão de divisas. Outra irregularidade é a criação de fundos paralelos para o pagamento de propinas, sem registro na contabilidade oficial da empresa

 

Anúncios

3 comentários

  1. BASTA SE POSICIONAR COMO PRETENSO CANDIDATO, QUE AS DENUNCIAS SURGEM. ELAS SÃO VERDADEIRAS OU FALSAS ??.. QUE OS DENUNCIADOS TENHAM CONDIÇÕES DE PROVAR EM TEMPO QUE NADA DEVEM, E QUE ESTÃO DE FATO LEGAIS PERANTE O FISCO E A NAÇÃO.// E QUE OS LEVIANOS ACUSADORES RESPONDAM CIVIL E CRIMINALMENTE PELAS MÁ DENUNCIAS. CASO SEJAM VERDADEIRAS QUE DESISTAM DE CONCORRER AO CARGO PLEITEADO!. // DESSA VEZ PRECISAMOS DE CANDIDATO CAPAZ EXPERIENTE, E LIVRE DE FATO DE ILÍCITOS!.//.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s