Trump conquista apoio de países asiáticos contra ditadura da Coreia do Norte

Screenshot_2017-11-12-11-15-08

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sublinhou neste domingo (12), em Hanói,capital do Vietnã, que todas as nações responsáveis devem atuar para impedir que a Coreia do Norte siga ameaçando o mundo.

“A segurança é um objetivo que deveria unir todas as nações civilizadas”, disse, numa conferência de imprensa com o presidente vietnamita, Trang Dai Quang. “Queremos estabilidade, não caos. Queremos paz, não guerra.”

Antes, o americano afirmara na rede social Twitter que seu homólogo chinês, Xi Jinping, aceitou endurecer as sanções contra Pyongyang, em resposta ao programa nuclear norte-coreano. “Progresso está sendo feito”, completou.

O Vietnã, onde participou de uma cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), é a penúltima etapa do giro de Trump pela Ásia, após o Japão, Coreia do Sul e China. Em Pequim, Trump instara Xi a aumentar a pressão sobre o regime norte-coreano, que em setembro realizou um novo teste nuclear. “A China pode resolver este problema fácil e rapidamente”, afirmou na ocasião.

A estada de Trump na Ásia tem sido ocasião para se acirrar a guerra de provocações verbais entre ele e o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Depois de este acusá-lo de estar “implorando” por uma guerra nuclear e tachá-lo de “velho lunático”, o político republicano rebateu no Twitter: “Por que é que Kim Jong-un me insulta chamando-me ‘velho’, quando eu NUNCA o chamaria de ‘baixinho e gordo’? Bom, eu tento tanto ser amigo dele — e talvez um dia isso vá acontecer!”.

De Hanói, Trump seguiu para as Filipinas, onde participa da conferência de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que vai até a próxima quarta-feira.”Acredito que a cúpula da Asean vai ser algo muito, muito especial, e estou desejoso de participar. Também vamos discutir a crescente ameaça da Coreia do Norte.”

Reforçando: “Como já disse na Coreia do Sul […], todas as nações responsáveis devem atuar agora para garantir que o desonesto regime da Coreia do Norte não continue a ameaçar o mundo com um número inconcebível de mortes.”

Anúncios

1 comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s