Por que o caso Lava Jato está em Curitiba?

A 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba é especializada em crimes financeiros e de lavagem de ativos. Os primeiros fatos investigados envolviam lavagem de dinheiro praticada, entre outras pessoas, por Alberto Youssef, e aconteceram em Londrina, no Paraná. Além disso, a atuação do doleiro era objeto de inquéritos e processos suspensos em razão de colaboração que ele vinha prestando em Curitiba, naquela Vara.

Com o desdobramento das investigações, descobriram-se centenas de crimes praticados no Paraná, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Pernambuco. Os crimes mais graves ocorreram no Paraná. Além de Alberto Youssef ter sede no Paraná e em São Paulo, ele lavou ativos por meio de atividades e imóveis localizados em Londrina e em Curitiba, gerenciando suas atividades ilícitas também a partir daí. Além disso, há uma grande inter-relação entre as investigações, de modo que a prova dos fatos ocorridos em diferentes estados é reciprocamente útil.

Evidências apreendidas na residência de determinados agentes servem para provar a conduta de outros. Some-se que doleiros normalmente operam em conjunto e fazem operações integradas, pois nem sempre possuem recursos em espécie no Brasil ou aplicações em diferentes países do exterior para onde precisam remeter ou de onde precisam trazer dinheiro, o que os leva a trocar de posições financeiras no Brasil e no exterior.

Veja um gráfico feito com informações parciais, atualizadas até agosto de 2014, antes do aprofundamento da segunda etapa da investigação, que aponta o inter-relacionamento entre alguns dos diferentes investigados. Alberto Youssef, peça central da segunda fase da operação, assim como Waldomiro de Oliveira e Leonardo Meirelles, são nós centrais do esquema investigado na primeira fase.

Há ainda provas concretas de corrupção envolvendo propinas de dezenas de milhões de reais pagas em obras da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), localizada em Araucária, no Paraná. Já tramitava há anos na 13ª Vara Criminal em Curitiba um inquérito para apurar o superfaturamento dessa refinaria.

Além de tudo isso, o dinheiro que Albero Youssef recebeu no esquema da Petrobras foi lavado, dentre outros métodos, por meio da compra de imóveis no Paraná em nome de empresa de fachada.

 

Por que parte da Lava Jato está no Supremo Tribunal Federal?

Porque depoimentos e provas revelaram a possível participação nos crimes de parlamentares. Nesse caso, por previsão constitucional, os envolvidos só podem ser investigados e processados criminalmente perante o Supremo Tribunal Federal.

Anúncios

1 comentário

  1. INFELIZMENTE DR. SÉRGIO MORO, AS COISAS COMPLICAM PORQUE A LAVA-JATO QUER TRATAR ESSES LADRÕES DO PAÍS COM ” CARINHO ” E RESPEITO. VEJA SÓ: ELES ESTÃO AGINDO E DEVAGARZINHO VEM MINIMIZANDO AS AÇÕES DAS VOSSAS OPERAÇÕES. DESMANTELAM A PF, VIVEM DENEGRINDO O M P F , ESCULACHAM COM A JUSTIÇA. MAS ESSES ORDINÁRIOS , SAFADOS, CORRUPTOS, SURRUPIADORES E ENGANADORES POLÍTICOS (NÃO PERDERAM EM TEMPO EM METER A MÃO NO DINHEIRO DA NAÇÃO DO POVO, DAS EMPRESAS INSTITUCIONAIS- PETROBRÁS- CORREIOS- CAIXA-CEF- (BANCO DO BRASIL) ALÉM DO BNDS, E OUTROS. ENVOLVERAM MALIGNAMENTE E INTENCIONALMENTE EMPRESAS PRIVADAS EM SUAS FALCATRUAS, ARRASTARAM EMPRESÁRIOS, ESPALHARAM A CORRUPÇÃO PELA AMÉRICA DO SUL, ALÉM DE DESVIAR ALTAS SOMAS DE RECURSOS FINANCEIROS (QUE FAZ FALTA NA ECONOMIA DESENVOLVIMENTISTA DO POVO BRASILEIRO- NA VERDADE DESVIARAM TAMBÉM DA PREVIDÊNCIA – CAUSARAM UM ROMBO NO CAIXA DO GOVERNO ) E LÁ EM BRASÍLIA NINGUÉM SABIA DE NADA, (POUCOS POLÍTICOS ESTAVAM VIGILANTE
    S E DENUNCIARAM O TEMPO TODO) E OS INJUSTOS MAGISTRADOS JUÍZES DO STF E STJ, SUFOCARAM ESSAS DENUNCIAIS, ENGAVETARAM, OU ARQUIVARAM “POR FALTA DE PROVAS” ). UMA POUCA VERGONHA.

    DR. SÉRGIO MORO COM TODOS OS DIGNOS OPERADORES NA LAVA-JATO, A SAÍDA É UMA AÇÃO CONJUNTA COM AS F F A A ‘S, E ASSUMIR O COMANDO DO PAÍS E POR ORDEM, DISCIPLINA, MORAL CÍVICA, E COM O COMPROMISSO PATRIÓTICO DE TODOS OS CIDADÃOS POR UMA RENOVAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO E NAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS , ENVOLVENDO O PODER EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO . POIS, POSTERGAR ESSA DECISÃO É SÓ PROLONGAR O SOFRIMENTO (MAIS DO QUE JÁ EXISTE ) DO POVO, E COM ISSO PERMITIR O CRESCIMENTO DA CRIMINALIDADE, DA MARGINALIDADE, E BANALIZAÇÃO DE TUDO O QUE DE BOM AINDA SUB-EXISTE. CADA DIA QUE PASSA OS INFIÉIS BRASILEIROS LOTADOS NOS PARTIDOS E NAS ORGANIZAÇÕES COMUNISTAS BADERNISTAS BOLIVARIANAS, VÃO SE ORGANIZANDO E TOMANDO POSIÇÕES DE FORMA SILENCIOSA E CONTINUA//.. O POVO LABUTA TRABALHA PARA SUSTENTAR OS ALTOS CUSTOS BRASIL, E NÃO TEM COMO ESTAR SINTONIZADOS PARA QUE POSSAM SE MOBILIZAR A ALTURA EM FAVOR DA
    I N T E R V E N Ç Ã O MI L I T A R . É PRECISO UMA TOMADA DE DECISÕES NESSE SENTIDO, E O POVO IRÁ ACOMPANHAR.//. R E F L I T A M .

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s