Gilmar Mendes soltar mais dois presos da Lava Jato

Gilmar 2

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes mandou soltar hoje (19) dois empresários presos na Operação Fatura Exposta, da Polícia Federal (PF). Miguel Iskin e Gustavo Estelita Cavalcanti Pessoa tiveram a prisão preventiva convertida por medidas cautelares, como cumprir recolhimento domiciliar noturno, proibição de manter contato com investigados e proibição de deixar o país. Eles são acusados de pagar propina no esquema do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).

O ministro atendeu a um pedido de habeas corpus feito pela defesa dos acusados.

Deflagrada em abril, a Operação Fatura Exposta desarticulou uma quadrilha que participava de fraudes em licitações no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) e na Secretária de Saúde do Rio de Janeiro. O ex-secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes (na gestão do então governador Sérgio Cabral) também foi preso na ocasião.

Gilmar Mendes é o relator dos casos da Lava-Jato do Rio no Supremo. Ontem, em mais uma decisão monocrática, ele determinou que a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo deixasse o presídio em Benfica e voltasse para a prisão domiciliar.

Também ontem, por dois votos a um, a Segunda Turma do STF mandou soltar o empresário Marco Antônio de Luca, um dos investigados na Operação Lava-Jato no Rio. Ele terá apenas que se recolher em casa à noite, e também durante feriados e fins de semana, mas não terá de usar tornozeleira eletrônica. Preso desde 1º de junho, Marco Antônio é apontado com chefe de cartel de alimentos que lucrou cerca de R$ 8 bilhões nos governos de Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s