Milhares vão às ruas no Irã contra governo islâmico: corrupção, desemprego e preço dos combustíveis

Screenshot_2018-01-01-20-46-40

Uma onda de protestos está acontecendo nas principais cidades do Irã desde a última quinta-feira. Agora, quatro dias depois, já são milhares de iranianos nas ruas enfrentando o regime islâmico que governa o país desde 1979.  De acordo com os últimas informações das agências internacionais, as forças do regime já mataram 13 pessoas.

Protestos nas cidades de Khoramabad, Zanjan e Ahvaz pediram o afastamento ou a morte do líder supremo do país, o Aiatolá Ali Khamenei. A pauta comum às manifestações em todas as cidades é fim do comando religioso no país.

O acesso à internet foi cortado para os dispositivos móveis. A Guarda Revolucionária Islâmica, braço das Forças Armadas do Irã, avisou que os manifestantes terão de enfrentar o “punho de ferro” do país se continuarem a promover protestos contra o regime.

Os manifestantes afirmam protestar também contra corrupção e enormes desafios econômicos vividos pela população. O desemprego continua alto (12,4%)  e a inflação oficial voltou a subir. Os preços dos combustíveis e do gasóleo dispararam.

As manifestações também não têm líderes óbvios. As principais figuras da oposição foram silenciadas ou mandadas para o exílio.

Os Estados Unidos têm expressado apoio aos manifestantes.

O presidente norte-americano, Donald Trump, tuitou a respeito. “Regimes opressivos não podem durar para sempre. Está chegando o dia em que o povo iraniano terá de fazer uma escolha. O mundo está observando!”.

Estes são os maiores protestos desde 2009, quando a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad foi contestada e acabou meses depois com a morte de dezenas de manifestantes e a detenção de milhares de cidadãos.

O Irã mantém um histórico apoio ao Hezbollah, no Líbano, e ao Hamas, na Palestina.

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s