Moro determina que inquérito que deu origem à Lava Jato permaneça aberto

moro 3

O juiz Sérgio Moro determinou que a Polícia Federal não arquivasse o inquérito que deu origem à Lava Jato em Curitiba, aberto em 8 de novembro de 2013 pelo delegado Márcio Adriano Anselmo.

A decisão de arquivar o inquérito-mãe foi assinada pelo delegado Igor Romário de Paula, em maio do ano passado, quando ele comandava a Lava Jato. Em julho de 2017, a PF de Curitiba comunicou oficialmente que o grupo de trabalho da Lava Jato passou a integrar a Delegacia de Combate à Corrupção e Desvio de Verbas Públicas (Delecor). Na prática,  os quatro delegados que restaram na equipe – que já teve 9 – deixaram de trabalhar exclusivamente no caso Petrobras.

“Conforme se observa em fls. 138/165, o procedimento já se encontra relatado e com as respectivas ações penais concluídas em primeira instância”, argumentou Igor, no despacho enviado a Moro.

O juiz respondeu: “Em que pese não haja mais diligências investigativas a serem realizadas neste inquérito, o fato é que veicula ele inúmeras demandas de forma centralizada, não sendo oportuno, no momento o seu arquivamento, por uma mera questão pragmática”.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s