Meirelles e Maia disputam quem vai levar o título de “pai da Reforma da Previdência”

meirelles maia

A batalha para aprovar a reforma da Previdência é de todos os integrantes e aliados do governo, mas a definição de quem é o verdadeiro pai da mudança é uma disputa acirrada entre o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ambos contam com a aprovação da matéria este ano para melhorar a visão do mercado sobre eles, de olho em apoio para uma eventual candidatura à presidência da República.

Possíveis presidenciáveis, Maia e Meirelles disputam, com o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o mesmo eleitorado: de centro-direta. Enquanto o tucano aposta em uma agenda voltada para emprego e renda, com um tom mais social, os outros dois precisam decidir quem fica com a pauta reformista, defendida por ambos. Levar à disputa eleitoral a mesma pauta, em especial uma de peso como a reforma da Previdência, dividiria os votos e pulverizaria a eleição, cenário que fortaleceria os outros candidatos e minaria as chances dos candidatos de centro-direita.

Temer está buscando se preservar para não se meter diretamente na disputa entre os dois, embora aliados o tenham alertado há tempos. Maia e Meirelles estão interessados em se cacifar, a partir da aprovação da reforma. O presidente da Câmara, por apresentar-se  como o articulador político para a votação da reforma. O chefe da Fazenda, por ser o condutor da retomada do crescimento e disposto a encerrar a passagem pela pasta aprovando uma matéria que, acredita, desafogará as contas públicas pelos próximos anos.

Fonte: http://www.em.com.br

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s