Projeto de corrupção: Alckmin direciona licitação do metrô para empreiteiras-alvo da Lava Jato

Alckmin

Metroviários de São Paulo apresentaram nesta quinta-feira(11) um documento que será encaminhado à Justiça paulista denunciando que o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) está direcionando a licitação de concessão das Linhas 5-Lilás (Capão Redondo-Chácara Klabin) e 17-Ouro (Congonhas-Morumbi) para garantir a vitória da atual concessionária da linha 4-Amarela (Butantã-Luz), a CCR, formada por Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Triunfo Participações. “A licitação das linhas 5 e 17 é completamente viciada. São cartas marcadas. A própria CCR vai ganhar, é a única empresa que atende os requisitos técnicos e a única que fez visita às linhas para avaliá-las”, afirmou o coordenador do sindicato Wagner Fajardo.

Segundo ele, o requisito técnico definido no edital, de que é preciso ter experiência comprovada mínima de 12 meses operando sistemas de trens, Metrô ou monotrilho, com capacidade para 400 mil pessoas por dia, “só pode ser atendido pela CCR ou pela Invepar, que opera o Metrô do Rio de Janeiro em parceria, justamente, com a CCR”. O edital, no entanto, é internacional, mas o sindicalista descarta a concorrência de empresas estrangeiras. “Nossos filiados trabalham em diversas áreas do Metrô. Nós sabemos que nenhuma outra empresa, além do consórcio CCR, atuou no intuito de concorrer”, afirmou.

Outros questionamentos dos metroviários são sobre a possibilidade de o vencedor subcontratar um perdedor da concorrência para atuar na operação e a participação da CCR na elaboração da licitação, conforme consta da própria introdução do edital. “Isso é uma estrada aberta para a formação de cartel”, acrescentou Fajardo.

Fonte: RBA

Anúncios

3 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s