Banco Central pede ao governo que afaste vice-presidentes da Caixa por corrupção

CAixa econo 2

 

O diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Sérgio Neves de Souza, encaminhou à secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, recomendação para que seja feito o afastamento e substituição dos vice-presidentes da Caixa Econômica Federal devido a suspeitas de envolvimento deles em corrupção investigadas pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

O documento, do dia 10 de janeiro, foi encaminhado a Ana Paula Vescovi porque ela também é presidente do Conselho de Administração da Caixa.

Após a divulgação do documento do BC, o Palácio do Planalto divulgou nota informando que o presidente Michel Temer determinou o afastamento dos vices da Caixa por 15 dias.
A força-tarefa da Greenfield investiga desvios em fundos de pensão de bancos e de estatais. Por meio dessa investigação, a Polícia Federal e o Ministério Público descobriram irregularidades no Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), vinculado à Caixa, e deflagraram uma segunda operação, batizada de Sépsis.

Segundo o MPF, o atual estatuto da Caixa estabelece que compete ao presidente da República nomear os vice-presidentes da instituição, ouvido o Conselho de Administração e mediante indicação do ministro da Fazenda.
MPF já havia pedido afastamento
Em dezembro, procuradores responsáveis pelas investigações já haviam enviado uma recomendação à Presidência da República e à Caixa, solicitando que todos os 12 vice-presidentes do banco fossem demitidos. Quatro deles estão na mira de investigações da PF.

No último dia 8, a Casa Civil e a presidência da Caixa informaram que rejeitariam a recomendação do MPF.

Os procuradores responsáveis pela Operação Greenfield, então, encaminharam a Temer um ofício em que afirmam que ele poderá ser responsabilizado, na esfera cível, por ilícitos que eventualmente venham a ser cometidos pelos atuais vice-presidentes da Caixa.

Anúncios

1 comentário

  1. AONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO. CERTAMENTE ESSE TEMER E SUA CAMARILHA ESAO ENVOLVIDOS. NESSE GOVERNO NÃO HÁ MAIS PESSOAS DE CONFIANÇA. AS FFAA DEVIAM TOMAR LOGO ESSE PAÍS E ARRUMAR A CASA.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s