Ex-ministro do STF, Ayres Britto, considera “cruel” as algemas em Cabral

Screenshot_2018-01-20-19-52-48

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, classificou como um “constrangimento jurídico ilegal e inconstitucional” o uso de algemas nos pés e nas mãos do ex-governador Sérgio Cabral, na manhã desta sexta-feira, quando foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. Após ser flagrado numa rotina de regalias na cadeia de Benfica, no Rio, Cabral foi transferido para o Complexo Médico Penal (CMP) no Paraná, onde já cumprem pena outros 10 presos da Operação Lava-Jato.

— A Constituição proíbe esse tipo de tratamento desumano e cruel. As algemas para os pés só são admissíveis em situação que há risco de fuga ou agressão — disse o ex-ministro. — No Brasil, temos uma tradição de maus tratos. Os aparelhos de repressão precisam se autoanalisar e tomar consciência, assim como a sociedade, de que não existe poder absoluto.

Já o constitucionalista e criminalista Adib Abdouni tem opinião diferente. Para Abdouni, as regalias que Cabral recebia na cadeia do Rio são o suficiente para justificar o tratamento ao ex-governador:

— A algema é necessária para que fique claro a população que a polícia não é conivente com o crime. Tudo isso é um zelo realizado pelo próprio delegado – disse Abdouni.

A Polícia Federal justificou que algemou Cabral para “preservar a segurança” do ex-governador e da população que o aguardava na porta do IML.

 

 

Anúncios

20 comentários

  1. NÃO SEI SE AIRES BRITO DÁ UM PASSADA DE OLHOS NESTA PÁGINA, MAS VOU DEIXAR-LHE UM INFORMAÇÃO:
    – AIRES, que não merece as formalidades de juiz, você deve estgar pensando na mão que o alimenta…. você nunca foi à imprensa dizer da crueldade com que o ladrão do cabral e sua velhaca mulher praticaram contra os pobres e otários cidadãos do RJ. Nunca achou cruel os assassinatos das crianças que pereceram no chão, nos corredores, nos colos de suas mães por parte do Cabral….. dos mendigos que aumentaram nas calçadas, dormindo ao relento, sem sapatos que a forma mais indigna de ser um cidadão…..
    Achava lindo, isso sim, as joias e festas dada pelos ladrões Cabral e sua vagabunda mulher…. dos presentes que ele lhe mandava.
    Ei! Aires, penso que está na hora desse STF/STJ começarem a ser detidamente investigados e ao serem presos algemados.

    Curtir

  2. Ainda que eu considere o Ex Ministro Aires Brito, um dos mais competente e estudioso constitucionalista que temos no Brasil, esse posicionamento quanto às algemas em Cabral é totalmente antagônico aos fins para os quais esse tipo de contensão, ou seja: (conter bandido)
    Esse excesso de cuidado com o respeito (de safados) extrapola o necessário respeito à dignidade da pessoa humana.
    Precisamos parar com essa hipocrisia alicerçada no comunismo do (passa ladrão).
    Excelentíssimo Sr. Aires Brito, esse Cabral, colocou coleira nos pescoços de milhares de pessoas durante anos. Essa safado impingiu caos, matou transversalmente centenas de pessoas, cidadãos que pagaram impostos e estão à míngua.
    Vossa declaração deve ser com o cidadão de bem, sofredores.
    Chaga Exa., basta de tanta “dó” à pessoas erradas, V. Exa. é responsável, tambem, por esta libertinagem atual, abriram o leque da bondade para Bandido em detrimento das razões do povo.
    DEVERÍAMOS COLOCAR MORDAÇA, VENDA E CAMISA DE FORÇA NESSES Bandidos.

    Curtir

  3. A justiça nao deve ser justiceira, deve cumprir seu papel, de fazer justiça, como esta devendo muito ao país, o pivo clama justiça e parece que uma parte da justica e uma articulação incentiva o espetaculo , fazendo com que a justica se torne justiceira, não precisamos da justiça que acoberta , nem da justiça justiceira que faz show…é muito interessante ver de onde vem toda essa articulação, como que uma torcida, um movimento articulado , com certeza em prol de algum objetivo…é como se a justica tivesse fazendo uma campanha política, algo assim…imagine se cada acao na justica fazer um show, seria como em alguns paises mulcumanos em que se convida a populacao a apedrejar o julgado…é voltar a barbárie.

    Curtir

  4. Será que esse “senhor ex-ministro” não acha também cruel e desumano a falta de atendimento nos hospitais aos milhares de cidadãos do falido estado do Rio de Janeiro? Situação essa fomentada pelo bandido Cabral e esposa? Porque o uso de uma simples algema pode ser classificada por esse “senhor” como um contrangimento e as mortes e sofrimento da população com falta de segurança e saúde não são? Parafraseando-o, “a Constituição (também) proíbe esse tipo de tratamento desumano e cruel infringido ao povo”… E aí, a quem será dado o decvido tratamento?! Realmente os valores e julgamento das autoridades (políticas e jurídicas) no nosso país estão monstruosamente invertidas. Quiçá o brasileiro acorde e mude essa situação nas urnas!!!

    Curtir

  5. Constrangimento jurídico ????, pois bem, este animal tinha que ser transportado em uma jaula também , e alias tinha que ir enjaulado e transportado em um caminhão do exército até o Paraná, Ainda tive que pagar jatinho para esta bosta viajar. Vai vendo seu ex ministro corrupto!!!!!!!!

    Curtir

  6. É uma vergonha, ver um ex ministro da suprema corte, se pronunciar contra o tratamento que esse criminoso está recebendo, criminoso esse, que não exitou em colocar o povo carioca dentro da lata de lixo. Sr. ex ministro, tome vergonha na cara, o povo está de saco cheio de ver criminosos de colarinho branco ser tratados com mordomias, enquanto o povo sofre com a falta de saúde, educação e segurança, justamente pelos crimes que esses excrementos praticam com esse povo, quer fazer uma boa ação?, peça para que as benesses dos três poderes sejam cortadas, que a justiça do Brasil volte a ser um porto seguro para o seu povo,ou então cale-se e fique no sofá da sua casa com a boca aberta, esperando a morte chegar!

    Curtir

  7. O Sr ex ministro Ayres Britto, deveria se mais solitário com o povo que pagar sua aposentadoria milhonaria esse verme do Cabral,da sorte porque se fosse em outro país ex China ele já teria indo para o paredão ele quebrou a cidade maravilhosa milhões de pessoas crianças idosos morrendo nas portas dos hospitais públicos isso sim é crueldade genocídio assassino como o senhor está em casa com uma aposentadoria milhonaria paga pelo povo não pelo assassino Cabral o senhor com uma certa idade deveria ser mais humano com a sociedade brasileira que estão sem emprego sem saúde etc.

    Curtir

  8. Vejo no País uma grande trocas de valores, que da nojo, se estivéssemos em um País q bandido é bandido, não haveria tantas injustiça, nossos políticos são cruéis mais que isso eles são perversos, e tudo que faz é a beneficio próprio e não a bem do povo ou a favor do povo.

    Curtir

  9. A Justiça do digníssimo ex-juiz, não permitiria as algemas no Cabral, mas a Justiça Divina permitiu. Ninguém sofre pelo que não fez, Cabral simplesmente extrapolou no seu infinito egoísmo e tem que sofrer as consequências pelo que fez porque, se assim não fosse, o crime compensaria e a criminalidade se reforçaria. Esse sentimentalismo de ficar preservando a reputação de indivíduos que não zelaram da sua própria imagem, parece até virtude, mas não é, é burrice. Cabral foi eleito para defender o povo e não para roubá-lo.

    Curtir

  10. E esse b…de Ministro acha o que de ladrão do dinheiro da saúde, Segurança educação???O q temos no Brasil são um bando de ladrão sendo julgados por outro bando de ladrão nomeados pelos primeiros

    Curtir

  11. CRUEL????????????!!!! Não é crueldade o que os cariocas estão passando atualmente enquanto vários FDP de políticos do cenário nacional estavam esbanjando dinheiro público sem preocupar com o povo, que estavam passando humilhações, fome, doentes, sem segurança , morrendo com balas perdidas e só porque são LADRÕES DE COLARINHOS BRANCOS tem de serem tratados com diferenciais . PAU nesses cornos!!!!!!! Bem merecidos e todos devem ser tratados dessa maneira.

    Curtir

  12. Quantas pessoas em sofrimento. Estes juízes, com seus salários altíssimos, não se comovem com o sofrimento do povo. desejo muito que a justiça faça declarações calorosos, sobre direitos do cidadão frente aos desmando destes políticos corruptos!!!

    Com todo meu respeito Sr.Ex ministro. o sofrimento provocado pelo descalabro destes bandidos de colarinho branco contra o povo brasileiro não lhe comove? Neste caso, eu considero que o Sr deva ser julgado e condenado junto com estes bandidos.

    Curtir

  13. Cruel algemas do Cabral ahahah?????😡ele merece muito mais ladrão,safado !sem vergonha , sem caráter!!quando comprava jóias para a vaga !!cumplice outra sem vergonha era festa !!
    Tem que pagar sim e muito e mofar na cadeia!!malditos políticos!!!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s