“Semelhante à ditadura”, dizem OAB e Defensoria Pública sobre fichamento de moradores pelo Exército

oab rj.jpg

A OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Rio de Janeiro) acionou um grupo de juristas para analisar o “fichamento” de moradores feito pelo Exército em comunidades da zona oeste nesta sexta-feira (23). A instituição afirmou que fará uma reunião na próxima segunda-feira (26) para avaliar quais medidas serão tomadas.

Segundo a instituição, o caso “afrontou garantias constitucionais como o direito de ir e vir e de liberdade de expressão ao cercear moradores e equipes da imprensa”.

Defensoria Pública do Estado  também irá requerer informações às Forças Armadas pelas fotos de moradores. O defensor público Daniel Lozoya, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do órgão, esclareceu que ninguém deveria ser fotografado após apresentar o documento de identificação civil. Ele afirmou que a prática se assemelha às da ditadura militar. Mas, segundo as Forças Armadas, a iniciativa é legal e rotineira.
“Fichamento”

Nesta sexta, militares fotografaram o rosto e a identidade de moradores da Vila Kennedy, Vila Aliança e Coreia durante uma operação nas comunidades. Segundo o chefe da comunicação do CML (Comando Militar do Leste), coronel Carlos Frederico Cinelli, a medida foi adotada para checar informações junto ao banco de dados da Secretaria de Segurança, é legal e feita regularmente. “Uma vez enviada para o sistema da Polícia Civil, a foto é deletada.”, explicou.

Segundo Cinelli, a checagem através das fotos visa causar “menos transtorno” às pessoas. “Caso não fosse feita assim, essa checagem demandaria muito mais tempo e transtorno ao cidadão”, considerou.”A checagem é feita quando há mandados de busca em aberto e consulta à ficha de antecedentes criminais.”

O coronel esclareceu ainda que a medida é autorizada pelo decreto da Garantida de Lei e da Ordem (GLO). “O procedimento está amparado pelo decreto de GLO, que faculta a realização de inspeções e revistas no âmbito de uma operação desta natureza”, afirmou Cinelli.

 

Anúncios

21 comentários

  1. Como sempre a OAB sai de seu esconderijo apenas para dar pitaco e aparecer. Nunca protestou quando os Direitos Humanos não dão assistência às vitimas dos bandidos ou cobram do Governo os incidentes ocorridos por culpa dos Orgãos Públicos. O País foi dilapidado por ladroes e nunca a OAB protestou quanto ao aumento dos impostos para cobrir o rombo nas finanças sacrificando o contribuinte. Não vejo também OAB subir nos morros para estudar melhorias para seus moradores ou ao menos, ouvir suas reclamações e reivindicações Fecha também os olhos a centenas de presos que já cumpriram suas penas e permanecem presos, achando que é obrigação da Defensoria Pública a tomada das providencias. Agora acorda para reclamar da identificação fotográfica do Exército sem apresentar nenhuma alternativa para resolver o problema da violência na Cidade. Outro fato também onde ela se omite é não se pronunciar ao menos no que diz respeito a vários incidentes na Justiça onde vemos advogados comportando-e de forma aética afrontndo Magistrados, como também servirem de “pombos correios” entre seus clientes presos e suas quadrilhas aproveitando-se das prerrogativas da profissão. Muito poderia ainda ser dito sobre o assunto, mas por hora chega.

    Curtir

    1. Pura verdade, muita coisa poderia,E DEVERIA SER DITA, PARA DAR UM CHOQUE DE REALIDADE NESTA ” TIURMA” , mas não podemos esquecer que, justamente uma ” advocacia mercenária ” , alimenta-se do crime. O quê fariam eles sem a discórdia e a contenda? Sobreviveriam como?
      Nisto, basicamente, explicar-me seu comportamento.

      Curtir

  2. A OAB E E DEFENSORES PÚBLICOS, OS VOSSOS PRONUNCIAMENTOS SÃO INCOERENTES E INDEVIDOS. O BRASIL DO JEITO QUE ESTÁ NÃO ENTRA NOS EIXOS DANDO TAPINHAS NAS COSTAS DO POVO. ATÉ PROVA AO CONTRÁRIO NESSES LOCAIS TODOS SÃO CULPADOS DE ALGUMA COISA ATÉ PROVA AO CONTRÁRIO .!.
    VOCÊS DEVEM PARAR COM ESSA CRETINICE !> NÃO SOU MILITAR, SOU BRASILEIRO DE SACO CHEIO COM A IMBECILIDADE DAQUELES QUE NA SOCIEDADE NADA FAZEM CORRETAMENTE PELO POVO MAIS FICAM METENDO O BICO DE FORMA ””””””””’I R R E S P O N S Á V E L “””””””. APRENDAM A SEREM EDUCADOS E COERENTES COM A SITUAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO/ OU VOCÊS PREFEREM QUE A BADERNA E A PILANTRAGEM DOS MAL FEITORES QUE VOCÊS INDIRETAMENTE APOIAM CONTINUE????. PARABÉNS AO COMANDO E AOS SOLDADOS DAS FORÇAS ARMADAS, POLICIAIS MILITARES, CIVIS, NESSA OPERAÇÃO . E QUE HAJA JUSTIÇA DE PLANTÃO DE VERDADE PARA COIBIR ESSES PALPITEIROS E AGOUREIROS. ATÉ DA A IMPRESSÃO QUE PARA ESSES QUANTO PIOR MELHOR, SERÁ PORQUE????. F F A A’S, SUCESSO EM TODAS AS OPERAÇÕES: O BRASIL DO POVO CONSCIENTE DESDE ANTECIPA AGRADECIMENTOS!!!!!!!!!!!!!!!./.

    Curtir

  3. OAB ?? DIREITOS HUMANOS ?? Porque agora ??… Onde encontrar os “direitos humanos” ?? OAB e outros seguimentos da sociedade. ??. E quando um pai de família tomba ? . A caminho da sepultura, segue para enterro, um cidadão de bem, trabalhador e sobre tudo um PAI DE FAMÍLIA. Nunca num tormento tal como este, aparece qualquer instituição ligada aos “direitos humanos” e muito menos OAB. para que junto com as famílias vítimas, por assaltantes e assassinos, se condoerem. ou mesmo tentando minimizar suas dores. Jamais ouvi falar que os “direitos humanos”, ofereceu alguma ajuda ou recompensa para as famílias vítimas. Pelo que vemos, esta cheio de MALDITOS estabelecidos, ocupando cadeiras, que deveriam ser ocupadas por pessoas de responsabilidade. Essa é a análise que a sociedade fará doravante, sobre aquilo que chamam de “DIREITOS HUMANOS”. PICARETAS NAS CADEIRAS DAS INSTITUIÇÕES. Estes (PICARETAS) , criticam os militares, bem como o jeito militar de ser, e agir. Deixo bem claro, que os militares não se dobram diante de raciocínio fecal, defecado por esses tipos de VADIOPATAS. É muito bom RESPEITAR os MILITARES. Lembrem-se, NUNCA INTERFIRA no trabalho das FFAA…. Se o País não tivesse militares com a qualidade que tem essa notoriedade, aí sim eu diria que qqr vagabundo poderia dar opiniões aleatórias, ou pitaco-tarias . Não confiamos em “OAB”, “DIREITOS HUMANOS” e qqr outros meios de proteção a bandidos ..RESPEITEM NOSSOS MILITARES..É o apelo ou pedido que faço a todos aqueles que tentam de alguma forma avacalhar o trabalho dos MILITARES. Respeito é bom, e todo mundo gosta….!!!!!!!

    Curtir

  4. A unica coisa que vejo como semelhança a ditadura, é a BURRICE dos que dizem que o período militar Brasileiro foi uma DITADURA. Jamais houve tanta liberdade neste país, igual a do período de domínio militar. Todos os cidadãos tinham direto de IR E VIR sem ser assaltado ou morto. Essa questão de cadastramento de moradores que esta sendo feita pelos militares aí no RJ, é EXTREMAMENTE necessária. Só assim se pode saber quem é gente e quem é bandido. Bandido é qqr classe de VAGABUNDO, e não pode conviver livremente em meio a sociedade. Pilantras, podem levar para suas casas e receber como gente, esses vagabundos que vcs tentam fazer a sociedade engolir. Se vcs acham que tais criminosos tem recuperação, dê o exemplo, levando-os para suas casas. Depois digam o que acharam….Mas quando a pimenta arde no olho alheio, é legal ver, assistir de camarote e dizer: “Lindo né?”

    Curtir

  5. Concordo com o comentário do sr. Marcos e acrescento.
    Esses órgãos criados, tanto Ministério como outros, que se dizem de “direitos humanos” prestam um desserviço à população de bem e um grande apoio à bandidagem.
    Deveriam ser extintos e mandar essa gente de mente deturpada sair do espaço público e ir trabalhar de verdade e se virar na iniciativa privada. São chupins do dinheiro público à serviço de suas ideologias doentes.
    Como querem que o Exército trabalhe sem um serviço de investigação e inteligência tendo que subir numa área onde a lei que impera é a do narcotraficante e nenhuma residência é sequer identificada.
    Deveríamos então processar os prédios no Rio, em SP que só nos deixam entrar depois de apresentar a identidade e sermos fotografados?
    O Exército enfrentando esta tarefa que envolve criminosos armados com fuzis também só poderá atirar depois que o soldado for alvejado e morrer?
    Que cinismo desses pseudo juristas hein!
    Fotografe-os e verão que são todos vermelhos!
    Vão gritar: E o que que é isso! E o que que é isso!
    Hipócritas!!!!

    Curtir

  6. Deixe o Exército trabalhar , ajude e não atrapalhe , nem critique , ora bolas !!! Quem não deve não teme , vamos ficar do lado da população , das pessoas honestas que estão expostas à bandidagem !!!

    Curtir

  7. E de uma insensatez sem tamanho essa interferência do OAB/RJ e da Defensoria/RJ nos trabalhos das Forças Armadas. O simples fichamento e fotografia dos moradores das comunidades, onde os membros das facções criminosas estão intocados, ao meu sentir, não interfere no direito de ir e vir e de expressão de qualquer cidadão, posto que, na situação grave em que se acha o RJ, com bandidos fortemente armados e matando pessoas de bem inocentes, haverá de se saber quem é quem, e a forma melhor encontrada para “separar o joio do trigo” foi essa colocada pela intervenção, isto é, dentro do campo da excepcionalidade. Agora, se os pseudo juristas primários entendem que por isso o RJ está vivendo uma ditadura, então que se recolha os militares as quarteis e eles a frente do problema com a solução que entendem ser a mais adequada.É simples.

    Curtir

  8. Pergunto a OAB: de qual ditadura vcs estão falando?
    Só se for desta instalada pouco a poucos ao arrepio da constituição pelos governos do PT. Aliás, processo no qual a OSB teve grande participação tentando dar sua chancela de legitimidade para enganar o público. Bem esta legitimidade que pensavam ter e que agora está maus baixa que a do guru Lula.
    A ditadura da qual falo é esta que se faz presente na vida diária do brasileiro há anos, tem o nome fantasia de “democracia” e sem uma figura clara de um ditador nos esmaga com as instituições perversidades e aparelhadas
    Pela ideologia comunista podre que vcs professam.
    Deixem o Exército trabalhar em paz e debaixo das regras constitucionais, eles tem, para tristeza de vcs, mais de 80% de aprovação popular. Deixem de vitimização querendo induzir a população mais despreparada e pobre a reagir aos comandos do Exército. Vcs são a escória da nossa população, não conseguem representar nem mesmo os advogados brasileiros. Se enxerguem e saíam de cena!!

    Curtir

  9. OAB??? Ela quer fazer intervenção para resolver o situação caótica de segurança pública do estado do Rio de Janeiro? Será que essa ordem não percebe que sua proteção dada a bandidos e a distorção dos direitos humanos somente usados na proteção de delinquentes destruiu nossa sociedade?São tão mau caráter assim?
    Agora deixem com os profissionais o que vocês incompetentes não souberam fazer, só precisamos da legalidade e que a lei seja cumprida. Excludente de ilicitude é tudo que a tropa precisa para estar amparada em sua ação.
    Exército Brasileiro mostrando o que é ser competente mais uma vez! Façam a intervenção na política também, será maior prazer governar e acabar com essa corrupção porca. Acho que ainda não estão preparados para viverem num país de primeiro mundo. Mas quando tiverem e quiserem nos chamem para fazer a intervenção na política também.

    Curtir

  10. A OAB quando se manifesta, o faz, quase sempre, defendendo interesses corporativos. Ou seja, ela visa dar respaldo para que “vítimas” das ações legítimas do governo, procurem advogados para reforçar os ganhos da classe. Para ela pouco importa que estamos vivendo uma situação de exceção, e que o interventor necessita de instrumentos para executar sua tarefa. A OAB está apenas interessada em usufruir vantagens para seus membros, seja lá como for. A ação das FFAA não está afrontando direito de ninguém, mas a OAB, na pessoa de seu tosco presidente, se sente no direito de reclamar.

    Curtir

  11. ESSAS AÇÕES DOS MILITARES, É UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE O EXÉRCITO NÃO BRINCA EM SERVIÇO. MAS, PARA A MEMORIA DE ALGUNS BADERNISTAS E SEUS ADMIRADORES, FIQUE BEM CLARO QUE, ESSES OPOSITORES SÃO DO MESMO GRUPO DE REVOLTOSOS DE 1964/71/85: ESSES QUE PARA ELES QUANTO PIOR MELHOR, NÃO QUEREM SOLUÇÃO PARA A BADERNAGEM . POR ISSO QUE NAQUELE TEMPO NÃO SE DERAM BEM. QUEM QUISER OBEDECER AO MÍNIMO DE ORDEM E DISCIPLINA NÃO SE METE NAS AÇÕES MILITARES E CONFIA EM SUAS ATITUDES!. MUITO OBRIGADO EXÉRCITO BRASILEIRO: MAS: INTERVENÇÃO MILITAR JÁ

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s