Jungmann aumenta clamor aos militares para expandir intervenção ao restante do país

 

Jungmann 2

Depois do Rio de Janeiro, a missão militar será estendida para o resto do Brasil. O plano de longo prazo do general Eduardo Villas-Bôas e do ministro Raul Jungmann foi detalhado por Merval Pereira, em O Globo.

“A questão da segurança pública passou a ser de segurança nacional, já não é uma questão isolada de estados. Em todo o país há quadrilhas organizadas que se intercomunicam e dominam os presídios, com características muito semelhantes.

Um plano nacional de segurança é fundamental para fazer um combate organizado, com funções específicas para as Forças Armadas, como controle de entrada de armamentos e drogas. O plano de segurança integrado das Forças Armadas com as administrações estaduais, como o que está sendo planejado para o Rio de Janeiro, deverá ser nacional e levado a outros estados.

A atuação das Forças Armadas no Rio será feita com um programa mais estruturante, como já foi revelado aqui na coluna, envolvendo a reorganização dos esquemas de segurança pública como os que são responsáveis pelos presídios, a modernização e treinamento das polícias civil e militar, o aperfeiçoamento das corregedorias, para fiscalizar e punir os agentes públicos cooptados pelo crime organizado, e patrulhamento das fronteiras.

Narcotráfico e tráfico de armas são crimes federais, transnacionais. O objetivo é que um grande programa nacional seja implantado, com a reorganização das forças de seguranças estaduais, com o controle dos presídios pelas autoridades locais, uma Força Nacional de Segurança Pública permanente e bem treinada em ação, e as Forças Armadas atuando nas fronteiras de maneira eficiente para coibir o tráfico de armas e drogas como questão de segurança nacional (…).

A criação de um ministério de Segurança Pública dá a ideia de que o governo vai pensar nacionalmente a questão, além do caso específico do Rio de Janeiro, que é o estado com maior visibilidade. Mas há problemas seríssimos no Nordeste também e é preciso tirar do papel o plano de Segurança Nacional, criar mecanismos para que a intervenção no Rio – importante e necessária – dê frutos e outros estados sejam protegidos com planejamento a longo prazo.”

Anúncios

6 comentários

  1. Mas, temos que ter muito cuidado com as frases que não são ditas. Este novo Ministério pode ser usado na calada dos gabinetes e dos corredores para que o executivo centralize o controle das forças policiais, isso seria a morte do pouco que ainda temos de descentralização e federalismo. E porque não dizer também, do altíssimo risco – devido o grande poder policial que fica na mão do executivo – da concretização de uma Ditadura com um suporte tal de armas que possa ser impossível as FFAA ter um controle efetivo da situação. Vide Venezuela, que para se conseguir um controle de forças atualmente terá que ser um ajuda externa.
    Entre os comunistas e seus parceiros a mentira e o cinismo são levados como “ virtudes”. Fiquemos de olhos bem abertos…

    Curtir

  2. NÃO!. O GENERAL, DISSE QUE O RJ SERÁ COMO UM LABORATÓRIO PARA O RESTANTE DO PAÍS. E FALOU BEM. E AFINAL, PRECISAMOS DE TEMPO. É PRECISO QUE AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, A COMEÇAR PELO PRESIDENTE, PAREM DE USAR O BRASIL A SEUS PRÓPRIOS INTERESSES. AS COISAS PRECISAM SER LEVADAS A SÉRIO. OS ERROS DE ONTEM , NÃO PODEM INFLUIR COMO EXPERIÊNCIAS PARA O HOJE. VAMOS AGIR COM PACIÊNCIA, PERSONALIDADE PÚBLICA, E JUDICIÁRIA, RESPEITO A PÁTRIA AO SEU POVO, E QUE ENTÃO SEJAM FEITAS AS COISAS COMO ELAS DEVEM SER FEITAS. OU SEJA: NÃO É ESSA INTERVENÇÃO QUE O POVO DESEJA: A I N T E R V E N Ç Ã O M I L I T A R G E R AL: (SEM PERSEGUIÇÃO A CLASSE DOS POLÍTICOS), PORQUE PRECISAMOS DE ORDEM DISCIPLINA, CARÁTER CÍVICO, AMOR A PÁTRIA, EDUCAÇÃO RESTAURADORA DOS BONS COSTUMES, E LIBERDADE COM LIMITES NA INSTAURAÇÃO DA VERDADEIRA DEMOCRACIA//. ASSIM O BRASIL RETOMA SUA VOCAÇÃO DESENVOLVIMENTISTA, CRESCE A GERAÇÃO DE EMPREGOS, PRODUÇÃO, QUE VIABILIZA DESDE O INICIO UMA CARGA DE IMPOSTOS SUPORTÁVEIS, E UMA POLÍTICA SOCIAL DE RESGATE DO POVO NO COMBATE A MISÉRIA QUE RECRUDESCEU EM TODOS OS MAIS DIVERSOS LUGARES DA NAÇÃO./. O NÚMERO ELEVADO DE EMPREGOS, E DE FONTE DE RENDAS, AJUDA NO COMBATE A CRIMINALIDADE./ SENHORES GENERAIS VOCÊS JÁ ESTÃO COM O PÉ NA ESTRADA, NÃO OS COLOQUEM NUM LAMAÇAL SEM NECESSIDADE!. GENERAL MOURÃO E RESERVA NÃO TE IMPEDE O IMPETO DA CIVILIDADE E DE ABRAÇAR ESSA CAUSA A FAVOR DO POVO E DA CAUSA MAIOR DE TODOS NÓS O BRASIL

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s