Conselho Nacional de Trânsito muda regras para renovar CNH, exige novo curso e aumenta custos

Screenshot_2018-03-15-22-05-16

A partir de junho deste ano, os motoristas que forem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não farão apenas os exames médicos que são solicitados nas renovações, mas sim, terão que passar novamente por  curso e prova teórica para conseguir emitir a nova permissão para dirigir.
A resolução 726/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) substitui a 168/04, e começa a valer em junho deste ano em todo o Brasil.

A tendência, segundo empresários do setor, é de encarecimento de custos para eles e que deverá ser repassado aos candidatos à habilitação. As alterações vão impactar a todos os motoristas brasileiros e as autoescolas estão se adequando para as mudanças que vão entrar em vigor em pouco mais de 80 dias. As mudanças devem ter custos que ainda estão sendo estudados pelo setor, mas, no caso da renovação, por exemplo, o empresário aponta o acréscimo de pelo menos R$ 100 para o motorista.

A resolução tem 77 artigos e entre as mudanças está a obrigatoriedade de curso de atualização com 10 horas/aula, que poderá ser feito presencialmente, em entidades credenciadas pelo Detran ou à distância, e a prova será formada por 30 questões, com duração de uma hora. Para ser aprovado, o condutor precisará acertar, no mínimo, 21 questões, o mesmo que é necessário na primeira habilitação.

 

As renovações da CNH devem ser feitas a cada cinco anos e aquelas que vencem após junho de 2018 já terão que ser emitidas na nova resolução.
Para fazer a renovação, o condutor será obrigado a:
  1. Fazer o Exame de Aptidão Física e Mental, caso seja autorizado a conduzir ciclomotor ou habilitado nas categorias A e/ou B;
  2. Fazer o Exame Toxicológico de larga janela de detecção e Exame de Aptidão Física e Mental, caso seja habilitado nas categorias C, D e/ou E;
  3. Ser aprovado em curso de atualização ou de aperfeiçoamento, conforme regulamentação estabelecida no Anexo IV desta Resolução.
Atualmente, no Paraná por exemplo, o custo para fazer a renovação da CNH é de R$ 145,55, mas com as novas medidas deve ficar mais caro.
Anúncios

4 comentários

  1. E NINGUÉM DESCOBRE OS NOMES DOS FUNCIONARIOS FILHOS DAS PUTAS QUE DECIDEM ESSES AUMENTOS…E EM QUE CÁLCULOS ELES SE BASEIAM…SÃO LADRÕES LEGALUZADOS….NINGUÉM EXPÕE O NOME DESSES FUNCIONARIOS PUBLICOS E PERGUNTAM ONDE ELES ACHARAM ESSES CÁLCULOS…TODO MUNDO FICA QUIETO COMO SE DESCESSE UM ANJO DO CÉU E MUDASSE TUDO…CADÊ OS NOMES ???… NINGUÉM SABE QUEM SÃO !

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s