Sarkozy é preso por financiamento ilegal de campanha

Screenshot_2018-03-20-07-40-07

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy foi detido pela polícia francesa por causa de irregularidades durante a campanha eleitoral de 2007, segundo comunica o diário Le Monde que citou uma fonte no tribunal. Em breve Sarkozy será interrogado no âmbito da investigação do caso.

Ele está sendo interrogado sobre o alegado uso ilegal de dinheiro da Líbia para financiamento da campanha eleitoral, na qual obteve a vitória, informa o Le Monde.

A investigação tinha sido iniciada em 2012, mas posteriormente foi suspensa. Em 2017, o caso foi reaberto e o juiz apresentou as acusações preliminares contra Nicolas Sarkozy, declarando que a investigação tem bastantes provas para iniciar o processo penal.

O escândalo deflagrou na primavera de 2012 por Sarkozy ter alegadamente recebido apoio financeiro do ex-líder da Líbia Muammar Kadhafi. A edição francesa Mediapart publicou documentos, segundo os quais a Líbia teria transferido 50 milhões de euros (202 milhões de reais) para a campanha eleitoral de Sarkozy antes das eleições presidenciais em 2007.

Além disso, os investigadores acusaram Sarkozy de receber subornos, de usar o cargo oficial para fins pessoais e de ocultar a violação do segredo de Estado. Nicolas Sarkozy foi presidente da França de 2007 a 2012.

LULA

A campanha eleitoral de Lula recebeu 1 milhão de dólares do ex-ditador líbio Muamar Kadafi em 2002, ano em que Lula foi eleito para o seu primeiro mandato. A informação consta na proposta de delação premiada entregue ao Ministério Público por Antonio Palocci.

Muamar Kadafi governou a Líbia por 42 anos e foi morto em 2011 por rebeldes do Conselho Nacional de Transição (CNT). Antes de ser alvo de uma revolta sem precedentes contra seu regime autoritário, o ditador chegou a ser um dos líderes do mundo árabe mais bem aceitos pelos chefes de Estado de todo o globo. Além de Lula, Barack Obama, Tony Blair, Nicolas Sarkozy, Silvio Berlusconi e Vladimir Putin fazem parte da lista dos políticos que tinham uma boa relação com o ex-ditador.

 

Anúncios

2 comentários

  1. NA FRANÇA, PRIMEIRO M,UNDO, O E PRESIDENTE VAI PREZO LOGO LOGO ENQUANTO QUE AQUI, REPÚBLICA DAS BANANAS, O LADRÃO DO LULA,DILMA E OUTROS LADRÕES FICAM SOLTOS À VONTADE GRAÇAS À NOSSA “JUSTIÇA”. REALMENTE O DEGAULLE TINHA RAZÃO, NÃO É UM PAÍS SÉRIO. LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA E NÃO COM TORNOZELEIRAS ELETRÔNICAS SAMBANDO NO PAGODE FEITO O DIRCEU

    Curtir

  2. É A JUSTIÇA BRASILEIRA COMEÇANDO DA CABEÇA PASSA PELO MEIO, E ALGUNS SEM EFEITO SEGUNDO O QUE DIZ A PRÓPRIA PALAVRA. AQUI A CORRUPÇÃO CAMPEIA SOLTA, E ENCONTRA RESSONÂNCIA NO S T F, POR ALGUNS MINISTROS CUJA RESPONSABILIDADE E PERSONALIDADE JURÍDICA ESTÁ EM DISSONÂNCIA AO QUE ELES SE OBRIGAM PELO PRÓPRIO REGIMENTO DA SUPREMA CORTE. NA CARA DURA LIBERAM OS CORRUPTOS, DA SERVENTIA PÚBLICA, POLÍTICOS, E EMPRESÁRIOS. ALÉM DE AMEAÇAR O POVO COM OS “”PROCESSOS” INCABÍVEIS, INSULTAM OS BRASILEIROS E ELEITORES, QUE TRABALHAM PARA SUSTENTAR SUAS ALTAS CUSTAS. // E HOJE, TERÇA FEIRA DIA 20, ESTAMOS COM O PESADELO DA REUNIÃO DE TODOS ESSES MINISTROS “INCONSEQUENTES” DO S T F, QUE DIZEM VÃO REVER UMA DECISÃO DO PLENÁRIO EM 2016: NA VERDADE SEM MEDO, CONTRA ESSA ESPÉCIE DE COVARDIA JUDICIÁRIA, VAMOS OBSERVAR ATÉ O FIM O RESULTADO DESSA “INFAMANTE REUNIÃO MINISTERIAL / S T F”. E OUSAMOS PERGUNTAR: PARA QUE SERVIU A DECISÃO DO S T J 5 x 0 ?? ESTÃO BRINCANDO DE FAZER JUSTIÇA NO S T F??? FRANÇA :
    LÁ A JUSTIÇA MOSTRA QUE EXISTE. BRASIL, BRINCAM DE FAZER JUSTIÇA A CADA MOMENTO. ATÉ PARECE QUE SÃO CANDIDATOS BUSCANDO SE PROMOVER PARA CONCORRER A CARGOS ELETIVOS! INCRÍVEL.

    INFELIZMENTE O LULA ANDA SE DEBATENDO, VOCIFERANDO, AMEAÇANDO A TODOS, E NADA ACONTECE!.. AINDA VEM COM INSINUAÇÕES DE QUE NO EXTERIOR O APOIAM EM SUAS PILANTRAGENS CORRUPTIVAS . SRS. OPERADORES NA LAVA-JATO: PRECISAM DOBRAR OS VOSSOS EFETIVOS INVESTIGADORES, P F’S ; E PROMOTORES, INVESTIGADORES, A MAIS JUÍZES COM O PERFIL E A SERIEDADE DO JUIZ SÉRGIO MORO, / MARCELO BRETAS, PARA REALMENTE CONSEGUIREM PASSAR O BRASIL A LIMPO.// E NADA DE DEPENDER DE PRISÃO SÓ EM SEGUNDA INSTÂNCIA : CONDENOU NA PRIMEIRA JÁ SEJAM DETIDOS/. DEPOIS SE NA // SEGUNDA INSTÂNCIA STF, REFERENDAM, OU LIBEREM///.
    . “”OU NÓS PRECISAMOS IR PRAS RUAS PARA

    GRITAR , E VOCIFERAR””, CONVOCANDO A : LEGÍTIMA I N T E R V E N Ç Ã O M I L I T A R JÁ!:

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s